Qual a importância de se ter uma identidade visual nas suas redes?

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Você sabe dizer qual a cor da lata da Coca-Cola? Do arco do McDonalds? Ou da capa de “A culpa é das Estrelas”? Há uma chance de mais 90% que sim. Essa identidade visual faz total sentido no branding dessas marcas e, no caso da capa do livro, do trabalho desenvolvido.

O tom de azul de “A culpa é das Estrelas”, utilizado com a fonte em estilo de giz virou a marca visual da marca, a identidade dela. Esteve presente em diferentes edições, com outros idiomas, e inclusive no pôster da adaptação cinematográfica. Essa foi a identidade visual optada pelos profissionais que trabalharam em tal e que contribuiu para o fator de reconhecimento da obra.

O mesmo deve acontecer com o que você publica.

Criar uma identidade visual para as suas redes é criar a curto e longo prazo ao mesmo tempo. Pensando na mensagem e imagem que você quer passar como escritor. E não algo esporádico. É algo que deve estar alinhado com a sua marca de Escritor.

Fazer isso é simplificar a sua vida e do seu leitor. Para ele vai ser mais fácil identificar enquanto olha as redes que há uma publicação sua. E para você, bom, vai ser a garantia de que o seu público vai saber lhe identificar entre o mar de blogs, publicações no Instagram e Facebook que ele deve ver todos os dias. Faz criar um hábito. E hábitos são ótimos para quem quer vender ou divulgar o seu trabalho.

Mas só isso?

Não! Criar uma identidade visual para as suas redes é estabelecer o branding. Ao ter estabelecido uma paleta de cores, família tipográfica, linguagem e estilo você vai acabar por criar uma unidade. E isso contribui também para angariar mais leitores, aumentando o seu público leitor. Ou seja, é bom para fidelizar os que você já tem e conseguir mais.

A identidade visual também altera a forma como as empresas percebem o seu trabalho. Sim, empresas, vide editoras e consultorias de marketing também. No momento que você tem um feed do Instagram coeso e uma fanpage bem trabalhada e muitos seguidores é normal que profissionais do marketing desses meios comecem a prestar atenção em você. Por isso, todo cuidado é pouco.

Leitores, empresas, eu preciso contratar alguém para cuidar disso para mim?

Não precisa. Claro, você pode contratar se quiser, mas a identidade visual não é algo super difícil. Basta ter bom senso e alguma noção de design que pode ser adquirido pesquisando sobre o tema. A ideia é que você consiga criar e manter sozinho a sua identidade visual, sem depender de terceiros.

Semana que vem irei contar como você pode criar uma identidade visual para a sua fanpage. Não perca!


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