Seu texto é um produto

Posted on Posted in Marketing Literário

Se você já leu os 4 fatores críticos de sucesso para escritores, sabe que eu considero entender que o seu texto pronto é um produto essencial para uma carreira de sucesso. É importante manter os dois pés no chão se você quer de fato viver do seu trabalho enquanto escritor.

Muitos autores se perdem no processo. São tão apaixonados pelo que fazem, que acham que todo mundo vai se apaixonar pelo seu trabalho também. Esse entusiasmo pode ser ótimo para quando você está escrevendo, mas uma vez o texto pronto, a realidade vai falar mais alto. Digo isso porque nem todo mundo vai querer ler você. O seu livro não é para todo mundo. Por melhor que seja seu texto e por mais bonita que seja a sua capa, nem todo mundo vai querer ler.

Não, não é culpa do leitor. Não adianta sair pensando que não se lê muito no país ou que livro não vende – os dois títulos mais vendidos do mês passado passaram das 30 mil cópias cada um. O leitor não é preguiçoso ou mão de vaca. Ele só não é o seu leitor – ainda.

Seu texto, pronto, vai competir pela atenção dos leitores no meio de um mercado muito grande e muito competitivo. Se você tiver a sorte de ser publicado, ao invés de morar eternamente nas pilhas não lidas nas mesas das editoras, você estará concorrendo com uma infinidade de títulos nacionais e internacionais nas livrarias. Mas essa é só a ponta do iceberg, a internet tem outra infinidade de conteúdos que pode ser consumido muitas vezes de graça em diferentes canais e formatos; conteúdos que podem satisfazer as vontades do seu leitor.

Seu livro é só mais um e o mercado é gigantesco e altamente competitivo, mas, calma, não desiste ainda.

Eu estou dizendo isso porque se você entende que seu livro é um produto você vai pensar estrategicamente sobre ele. Você vai construir uma plataforma de autor; vai buscar conhecer seus leitores; vai investir na sua marca para conseguir se destacar nas livrarias. Só sabendo que o seu livro é um produto você vai poder se capacitar para vendê-lo.

Aqui no blog, nós temos uma série de posts com dicas que podem te ajudar a descobrir seu nicho, montar uma plataforma de autor e divulgar seu trabalho para conseguir se diferenciar neste mercado tão competitivo. Tem dicas para quem está começando e para quem já é um escritor profissional, mas nossas dicas, por melhor que sejam, só vão te ajudar se você decidir que quer vender o seu produto. Você está pronto?

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma pergunta? Conta pra gente nos comentários que responderemos assim que possível.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *