SMART Goals: definindo metas de maneira eficaz

Posted on Posted in Marketing Literário

Traçar metas não é coisa fácil. O motivo é simples, nós sabemos o que queremos, nos destacar, sermos os melhores. Bem, esse é o objetivo, mas como saber se estamos chegando lá? Smart Goals, as metas inteligentes são aquelas que seguem 5 critérios e te ajudam a focar os seus esforços nas coisas que realmente importam, além de serem mensuráveis.

SMART é a sigla em inglês para específico, mensurável, atingível, relevante e com prazos. ( Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time bound). Vamos aprender como colocar metas SMART e conseguir atingir os objetivos maiores?

Meta SMART é específica, mensurável, atingível, relevante e com prazos. Aprenda a definir metas… Click To Tweet

Metas Específicas

edite o seu perfil
Unsplash

Colocar metas específicas é um pouco como criar uma visão de marca, você tem que saber: o que, por que e para que? Onde e com quem também podem ser relevantes, mas respondendo as três primeiras você já vai estar no caminho certo.

Por exemplo, para um escritor uma meta específica pode ser: “Eu quero melhorar a minha plataforma de autor para atrair mais leitores e conseguir um contrato com uma editora tradicional para publicar meus livros no Brasil.”

Metas Mensuráveis

tendeciasdivulglivro

Colocar metas que sejam mensuráveis é essencial para medir o seu desenvolvimento. E isso é importantíssimo para manter-se focado no seu objetivo maior. Quando não conseguimos ver progresso, acabamos desmotivados.

Para um escritor, a maior mensurável, é claro, é o número de leitores. Você pode medir isso pelas leituras nas diferentes plataformas nas quais publica. Há também outras mensuráveis que são importantes, as de reconhecimento. Quantas pessoas conhecem o seu trabalho, mesmo que não tenham lido, sabem que você escreve? Isso é importante, crescer o awareness significa mais leitores em potencial.

Metas Atingíveis

Planejamento de Comunicação para Escritores

Seja realista, especialmente com as de curto prazo. Se você começou a escrever e fazer parte do mundo literário agora não adianta querer ter um milhão de leitores até o final do ano. Isso leva tempo. Portanto coloque metas que atingíveis. Isso vai te manter motivado a continuar trabalhando para de fato chegar lá.

Por exemplo, se você está começando um blog agora, comemore as suas primeiras 100 visitas; 250, 500, 1000. Comemore as pequenas metas, até chegar ao seu 1 milhão de leitores.

Metas Relevantes

importanciadonovoparaosescritores

Responda essas perguntas: vale a pena? é o momento certo? você tenho o que é necessário para atingir essa meta? você pode me empenhar para atingi-la? ela leva em conta a situação econômica atual?

Digamos que a sua meta seja publicar um livro em inglês para lançar em uma grande editora americana no mundo inteiro, mas você não sabe falar inglês, nem tenho o dinheiro para investir em um tradutor. Bem, então este não é o momento certo para esta meta. Ela não é relevante agora.

Você pode, no entanto, investir em um curso de inglês agora e adiar essa meta em alguns anos, ou poupar dinheiro para poder pagar um tradutor daqui um tempo.

Metas com Prazos

quantotempovcinvestenaescrita

Uma boa meta tem um prazo para ser cumprida, mas lembre-se dos tópicos anteriores, o prazo tem que estar de acordo com o tempo que você para investir e os conhecimentos que você já tem, mas não pense só a longo prazo. Se você definir que precisa de 2 anos para conseguir atrair as editoras tradicionais, por exemplo. O que você pode fazer daqui 6 meses para atingir este objetivo? Daqui 6 semanas? E hoje?

Com base nisso você vai montar o seu plano de ação para conseguir alcançar os seus objetivos inteligentes.


Resumindo:

  • Suas metas devem ser específicas, você deve saber o que, para que, com que finalidade, com quem e onde;
  • Sua metas devem ser mensuráveis, você deve ter formas de quantificar o seu progresso para se manter motivado;
  • Suas metas devem ser atingíveis, você deve considerar os recursos que tem para atingi-las e definir de forma que dependam só de você.
  • Suas metas devem ser relevantes, você deve considerar se é o momento certo para focar nela;
  • Suas metas devem ter prazos, só assim você vai conseguir criar um plano de ação.

Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre metas e como se planejar para atingir os seus objetivos enquanto escritor? Checa o livro Planejando a Sua Carreira de Escritor lá na Amazon. Nele eu te ensino a usar várias ferramentas de planejamento de marketing para você alcançar o sucesso que você deseja. E não esquece de baixar o material auxiliar.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *