Trabalhe a sua Plataforma de Autor

Posted on Posted in Marketing Literário, Plataforma de Autor, Redes Sociais

Se você leu os artigos anteriores sobre Plataforma de Autor, e foi seguindo as dicas, já deve ter um site com domínio próprio, um cartão de visitas bem feito, e redes sociais, agora é só sentar e aguardar a fama, não é? NÃO! Não é.

Você montou os canais para conversar com os seus públicos, para interagir e ficar conhecido entre o seu nicho. Agora é hora de trabalhar essa plataforma para encontrar seus leitores, afinal já dizia Rosa Montero:

O ofício literário é extremamente paradoxal: é verdade que você escreve em primeiro lugar para si mesmo, para o leitor que tem dentro de si, ou então porque não pode evitar, porque não consegue suportar a vida sem entretê-la com fantasias; mas ao mesmo tempo, você precisa peremptoriamente ser lido; e não por um único leitor, por mais refinado e inteligente que ele seja, por mais que confie em seu critério, e sim por um número maior de pessoas, muito maior, na verdade, muitíssimo mais gente, uma horda populosa, porque nossa fome de leitores é uma avidez profunda que nunca se sacia, uma exigência sem limites que beira a loucura e que sempre considerei muito curiosa.

Se o engajamento digital não vem naturalmente para você: comece pequeno. Poste uma foto no Instagram, no dia seguinte, compartilhe alguma notícia de interesse no Facebook, no terceiro faça um post para o seu blog. Enfim, comece a movimentar uma coisa de cada vez.

Neste início, importante é começar a se relacionar com os seus públicos e manter uma certa consistência nas suas postagens para os leitores saberem quando podem esperar mais. No nosso post sobre redes sociais, a gente falou um pouquinho sobre o perfil de cada uma, lá você pode encontrar dicas mais específicas.

Se você não tem um público leitor ainda, não foque nos números agora, foque nos seus hábitos. Desenvolva o hábito de postar, de compartilhar assuntos do seu interesse, pedaços dos seus textos que você acha que seu público irá gostar.

Não precisa ser profissional para começar. Há uma série de ferramentas na internet que podem te ajudar a iniciar a sua plataforma de autor, a Jade listou alguns desses sites e aplicativos neste post. O mais interessante na minha opinião, é o Canva, uma ferramenta excelente que te ajuda a construir imagens de excelente qualidade para as suas redes. Bancos de imagens gratuitas de boa qualidade também são essenciais – e uma mão na roda – listamos as melhores neste post.

Além disso, é importante fazer contatos offline também. Participe de eventos voltados a escritores, tente entrar em grupos de escrita criativa ou de autores. Ter contatos no seu mercado é importante para o crescimento da sua carreira. Por isso que no post anterior desta série te aconselhamos a fazer cartões de visitas.


E você, escritor, já começou a trabalhar na sua Plataforma de Autor? Como você vai começar a se relacionar com seus leitores? Ficou alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *