Tudo o que você precisa para fazer a sua divulgação online

Posted on Posted in Marketing Literário

Divulgação é uma das coisas que fazem muitos escritores quebrarem a cabeça. Hoje não basta escrever e reescrever até ter a sua obra-prima prontinha, você precisa também saber como divulgar os seus textos. Temos abordado bastante esse assunto aqui no Blog da Escritor Publicado, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como começar, por isso o post de hoje é quase uma checklist dos recursos que você precisa para começar a divulgar os seus textos. Vamos lá?

relacionamento com o leitor
Ian Schneider

Conhecer os seus públicos

Conhecer seu público é essencial para poder se comunicar com ele. Não adianta sair produzindo conteúdo se você não sabe quem vai consumí-lo. Isso não vai trazer resultados e vai ser frustrante para você. Por isso invista um tempo em conhecer os seus públicos.

Quer descobrir quem é seu público leitor? Clique aqui para receber um material exclusivo!

Contas nas Redes Sociais

Se você já tiver, pode pular para o próximo ítem. Você precisa ter as contas nas redes sociais para conseguir se divulgar. Pelo menos em duas delas. Nós recomendamos Facebook e Instagram, que são redes com bastante audiência. No IG você consegue crescer bem rápido e o face é necessário, apesar de o Zuckerberg e sua turma dificultarem as nossas vidas e diminuírem o nosso alcance por lá.

>> Mais dicas sobre Facebook!

Além disso você deve ter as contas certas.

No facebook uma fanpage de autor basta. Não precisa fazer uma página para cada livro, isso só vai te desgastar e fazer com que você tenha ainda menos alcance.

No instagram, crie uma conta de marca

Ela vai te permitir ter acesso aos dados de analytics, que são essenciais para saber o que está funcionando, bem como os melhores dias e horas para fazer as suas postagens.

>> Mais dicas sobre o Instagram para escritores!

De preferência use o mesmo handle em todas as redes.

Por exemplo, se a sua fanpage é facebook.com/autorfulano, no insta você deve usar o @autorfulano. Caso você ainda não tenha suas contas, faça algumas buscas para ver se consegue essa coerência nas duas plataformas.

Caso já tenha a fanpage e não consiga o mesmo nome no insta, busque manter a lógica, por exemplo @autorfulanodetal

Uma mesma bio e foto

É importante que as pessoas te reconheçam nas diferentes plataformas, por isso, tente fazer a sua comunicação o mais uniforme possível, começando pela biografia e foto. Uma mesma foto profissional para fanpage e perfil do insta. A bio pode e deve ser um pouco diferente por causa do número de caracteres. Mantenha o que considerar mais importante da bio do face na do IG.

>>Dicas para Bio do Insta!

Pilares de conteúdo

Se você já conhece o seu público, pode definir pilares de conteúdo para as suas redes sociais. São eles que vão te guiar nas postagens vossas de cada dia. Lembre-se, são guias. Se perceber que alguma coisa não está trazendo resultados, mude.

Imagem para a sua marca

Da mesma forma que você precisa de coerência nos seus assuntos, precisa dela na imagem da sua marca. Busque uniformizar a sua comunicação. Ela deve ser atraente e consistente, sem ser chata. Defina os elementos da sua imagem de marca e uma paleta de cores e, na medida do possível, atenha-se a ela.

>> Adapte a sua imagem de marca para as redes sociais

Um site com Blog

Qualquer escritor que busque se profissionalizar, vai precisa de um site. Um espaço próprio em que possa se apresentar e contar mais sobre sua carreira para os leitores.

Também recomendamos o blog, pois é ele que vai garantir para os buscadores (google) que seu site continua relevante. Aliem de serem uma ótima ferramenta para criar relacionamento e mostrar o seu trabalho para o mundo.

>> Tudo o que você precisa saber antes de fazer um site de autor!

Uma lista de e-mails

A grande vantagem da lista de e-mails é que ela é só sua. Se facebook e instagram deixarem de existir amanhã, você ainda vai conseguir contatar os seus leitores através dela. Diferente do perfil das redes sociais, que tem problemas de alcance e entrega, os e-mails são entregues para toda a sua lista (salvo erros de digitação). Por isso, consideramos tão importante.

>> Por que você deve ter uma lista de e-mails.

Calendário Editorial

Essencial para manter a frequências nas redes sociais, que são chave para quem quer se destacar. Um calendário editorial te torna mais organizado e faz com que você consiga manter o foco.

Metas Realistas

Você não vai alcançar o sucesso da noite para o dia. Todo autor que você viu “surgir” na internet, na verdade trabalhou muito antes de você ficar sabendo da existência dele. Por isso, se coloque metas realistas. Elas servem para você não desmotivar perante as dificuldades que surgirem no caminho e os resultados iniciais, que serão pequenos mesmo, faz parte do processo.

>> Falamos mais sobre metas aqui.

Programas para criação de conteúdo

Existem vários, que contemplam todos os níveis de habilidade e faixas de preço. Existem inclusive softwares gratuitos muito bons online. O importante é você escolher um, ou vários, que te ajude a criar o seu conteúdo sem gastar mais tempo do que você tem para isso, mas de maneira profissional.

>> Conheça o Canva, nosso recurso online favorito

Boas fontes de imagens – sejam livres ou pagas

Imagem é essencial para seus posts se posicionarem bem. Embora alguns dos recursos acima já estejam ligados a bancos de imagens gratuitos, é importante vicie conhecer bem as fontes e ter boas fontes de imagens.

>> Nesse post nós te sugerimos algumas.


Então, escritor, está pronto para começar a divulgação dos seus livros. Com todas essas dicas e os conteúdos extras que você pode acessar nos links, com certeza esse trabalho vai ficar bem mais fácil.

E se você ainda precisar de mais algumas dicas, baixe o nosso ebook sobre Marketing Digital para Escritores.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *