Tudo o que você precisa saber antes de fazer um site

Posted on Posted in Marketing Literário, Plataforma de Autor

Se você ainda não sabe porque recomendamos um site de autor, este artigo te dá motivos para criar um agora mesmo, mas se você está lendo este textos, acredito que você já saiba da importância, mas não sabe por onde começar a fazer o seu site. Por isso, hoje vou fazer um checklist das coisas que você precisa saber.

O básico: domínio e hospedagem.

Domínio é o seu endereço na internet. Mesmo que você esteja utilizando alguma plataforma que não necessite de domínio próprio, como WordPress, por exemplo, te recomendamos comprar e direcionar o seu domínio para o seu blog/perfil.

Seu domínio deve ser de preferência o seu nome, ou pseudônimo de escritor. Se o seu nome não estiver disponível na opção <.com.br> , tente uma combinação dele com “autor” ou “escritor”.

Por exemplo: autoramarianelima.com.br.

Para descobrir se o seu domínio está disponível e registrar ele, recomendamos sempre ir direto ao Registro.br. Pesquisar é simples e para comprar o domínio, basta fazer o cadastro.

Em qual plataforma você vai fazer o seu site?

Existem diferentes plataformas nas quais você pode desenvolver o seu site. Para cada uma há vantagens e desvantagens. Falamos mais sobre isso, neste post aqui. O importante é ter em mente que algumas plataformas exigem hospedagem e outras não.

Para ter um site bom em wordpress.org você vai precisar de uma. Não se assuste, existem produtos para todos os preços e você não vai precisar investir muito dinheiro em hospedagem se ainda não tem muito tráfego. Pessoalmente eu sempre recomendo o WordPress.org, porque com ele você faz o seu site, coloca na sua hospedagem, pode guardar um backup e se alguma coisa der errado é só uppar todos os arquivos de novo.

Outra coisa a se considerar quando escolher uma plataforma é que algumas delas te deixam com cara de amador. Estou olhando para você blogspot. Eu também já tive meu blog no blogspot, vários deles na verdade. Na época que a internet era “tudo mato” e ele ainda era blogger. Faz tempo. E de lá para cá, muita coisa se profissionalizou na internet, menos o tal do blogspot. Ele não te permite muita customização, é tudo feito no código e não tem nenhum plugin para facilitar a vida.

Se você vai investir na sua carreira de escritor, invista em um site profissional. Click To Tweet

Aqui vão 3 das nossas hospedagens favoritas:

Hostinger : preços bem acessíveis, mesmo e serviço confiável. Começamos sos sites da Escritor Publicado e vários dos meus sites pessoais por ali.

Uol: bom custo-benefício. atendimento em português e confiável.

KingHost: um pouco mais cara, com um serviço muito bom e tudo aqui do Rio Grande do Sul

O que colocar na homepage?

A sua homepage deve conter as principais informações pelas quais as pessoas buscam. Para um site de escritor, recomendamos uma pequena biografia, a listagem dos seus livros (podem ser só os principais se você tiver muitos deles. As informações de contato. Algumas resenhas dos seus livros e/ou aparições na mídia e uma opção de newsletter.

Devo ter um blog no meu site?

Eu falo bastante sobre este assunto neste post aqui, mas em resumo a resposta é sim, você deve. Um blog com atualizações constantes vai te ajudar a rangera melhor perante os buscadores. É uma estratégia de marketing de conteúdo – você pode saber mais sobre isso aqui.

SEO: que bixo é esse?

Search Engine Optimization é essencial se você quer um site que te ajude de fato a ser conhecido e ganhar mais leitores. O blog é uma boa ferramenta para te ajudar com os buscadores, mas além dele você vai querer utilizar mais algumas ferramentas.

Além do conteúdo, os outros 3 pilares de SEO nos quais você vai ter que prestar atenção são: Mapa do site, links e compartilhamento nas redes sociais. Para fazer o Mapa do site, você pode instalar pluggings que fazem um bom trabalho e, o melhor, automatizam o processo. Falo mais sobre plugins neste post. Compartilhamento e redes sociais são um trabalho de formiguinha que você vai ter que fazer diariamente, além é claro de instalar ferramentas que facilitem o compartilhamento do seu conteúdo.

>>Aqui tem um texto bem completo sobre SEO para site de escritores.

>>Aqui tem uma lista de plugins de SEO para você instalar no seu WordPress

Mais importante agora é você saber que SEO existe e que você vai precisar cuidar disso se quiser que o seu site realmente converta te trazendo visitas e leitores.


Em resumo:

  • Vá agora comprar o seu domínio no registro.br
  • Se você vai investir na carreira de escritor, invista em um site profissional.
  • Pense em SEO desde o início e invista em um blog para o seu site

E ai, escritor, preparado para lançar o melhor site? Espero que sim, e espero que este artigo tenha te ensinado alguma coisa. Se tiver interesse, nós da Escritor Publicado também desenvolvemos site. É só mandar um e-mail nos falando o que você precisa. Anota ai: contato@escritorpublicado.com.br

Aguardamos o seu e-mail.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *