Tudo o que você precisa saber sobre divulgação de livros

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Divulgação é uma das coisas mais difíceis da carreira de escritor. Isso porque ela não vem naturalmente para muitos de nós. Ainda vemos escrever como um ato solitário. A verdade é que hoje escrever é social, está na rede. Há milhares de blogs sobre escrita, blogs de outros escritores e diferentes plataformas nas quais as pessoas compartilham seus textos e experiências literárias.

Por isso mesmo, é essencial que todos os escritores aprendam a divulgar seus livros e se divulgar de forma geral, para serem conhecidos como escritores. Pensando nisso preparei hoje um texto contando tudo o que você precisa saber sobre a divulgação dos seus livros.

Comece antes mesmo de terminar de escrever

Sim, não deixe a divulgação para depois. Comece o mais cedo possível. Se você já tem um livro em andamento, comece a falar sobre ele nas redes sociais, pedir opiniões a amigos e outros escritores.

Grupos do Facebook são ótimos para isso.

Por isso, fale sobre os personagens e sobre como está sendo o processo de escrita. Peça ajuda para definir a capa, enfim, interaja com os seus públicos e faça com que eles sejam parte do seu processo

Mesmo que você ainda não tenha audiência, com esses posts vai atrair a atenção de amigos e conhecidos nas suas redes. Isso gera curiosidade sobre o seu livro e faz com que outros escritores te conheçam. Também é importante para conseguir começar a fazer parcerias – sobre as quais vamos falar mais adiante.

>> Saiba mais sobre como utilizar os grupos do facebook na sua divulgação!

Utilize as Redes Sociais da maneira certa! Para criar relacionamentos.

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para divulgação, com certeza, mas só funciona se você fizer da maneira certa.

Então pense com a gente, quando você entra no facebook, você entra para conversar com os seus amigos e parentes, interagir com pessoas ou entra simplesmente para comprar coisas? Pois é, escritor, você entra para interagir – e o seu público também.

Nós não estamos lá buscando anúncios. Então crie um conteúdo mais orgânico, que não interrompa o feed dos seus leitores como as propagandas tradicionais de televisão interrompem a programação.

Seja entretenimento também. Agregue valor a vida dos seus leitores.

>> A importância de criar relacionamento com leitores!

Anúncios só te levam até certo ponto

Tem quem ache que vai lançar o livro na Amazon, criar algumas campanhas de anúncio no facebook e bombar. Não é bem assim.

Anúncios online são baratos e são uma boa pedida para o que chamamos de furar a bolha, ou seja, conseguir atrair pessoas além do seu círculo de amizades. Os anúncios, no entanto, não fazem milagre!

Na verdade, eles devem fazer parte da sua estratégia de Marketing, se você tem grana para investir, mas não vão trazer vendas diretas. Isso somado ao fato de que o retorno do investimento é baixo, dado o preço dos ebooks e valor dos royalties que os escritores recebem dos livros publicados por editoras tradicionais, faz com que eles não sejam uma opção viável para todos os escritores.

Se você for investir, saiba que é válido sim, mas que o retorno é bem baixo mesmo. Para os escritores, os anúncios ajudam mais em termos de reconhecimento pelos leitores, ou seja, para fazer as pessoas saberem da sua existência, do que para vendas propriamente ditas.

>> Quer saber os tipos de anúncios que você deve evitar no facebook? Clica aqui!

Divulgação é um trabalho de formiguinha

Tem que ser constante! Não adianta planejar a divulgação apenas para a semana do lançamento. Não dá para perder o foco e a frequência. Na verdade, quanto mais um possível leitor ver suas mensagens, sobre os seus textos por ai, mas chances ele tem de chegar a comprar e ler o seu livro.

Não existe fórmula mágica que vá te fazer vender muito com pouca divulgação. Sucesso só vem com o trabalho constante do autor. Por isso, saiba que o post do insta de hoje está sim agregando para a sua marca ao longo prazo, mesmo que de imediato você não consiga medir o resultado.

Quem não é lembrado, não é lido!

Você precisa estar sempre na mente dos leitores.

O que acontece muitas vezes é que a pessoa até tem a intenção de comprar e/ou ler o seu livro, mas ela também tem a vida dela para cuidar e esquece de você. Então, busque estar sempre na mente dos seus leitores para que o seu livro não acabe no meio dos esquecidos baixados no KDP.

Se você publica no Kindle Unlimited sabe muito bem que o número de livros baixados não corresponde de fato as leituras. Inclusive, eu sou culpada disso também. Sempre tenho 10 livros baixados, mas muitos nunca foram lidos e outros tantos já foram apagados depois de alguns dias porque alguma oferta melhor surgiu, ou algum autor que eu considero mais interessante.

Não tem como controlar a mente do seu possível leitor, claro, mas você pode lembrar ele que você existe, que o seu livro está ali e que merece ser lido também.

>> A importância de criar e gerenciar a sua marca e Autor.

Você não vai conseguir fazer isso sozinho – Invista em parcerias!

Desculpa avisar, mas já diz aquele clichê antigo: nenhum homem é uma ilha.

Para os escritores é a mesma coisa. Você vai precisar contar com a ajuda de amigos e de outros escritores para conseguir chegar até mais pessoas.

Não tenha vergonha de pedir para os amigos mais próximos ou aquelas pessoas que você sabe que curtem mesmo o seu trabalho para curtirem a sua página, deixarem likes e comentários. O mesmo vale para as avaliações da Amazon e skoob. Essas interações são valiosas, pois mostram para os algoritmos que o seu conteúdo é relevante e ajudam você a se destacar nas redes, o que não é fácil hoje em dia.

Da mesma forma, busque parcerias de blogs literários e de outros escritores mesmo para divulgar e fazer resenhas. Pouquíssimas pessoas vão comprar um livro de um autor desconhecido sem ter alguma indicação. Essas resenhas vão te ajudar a quebrar essa barreira dos leitores.

>> Como formar parcerias para divulgar os seus livros?


Em resumo:

Nunca é cedo demais para começar a divulgar o seu trabalho. Mesmo que o seu livro não esteja concluído, comece a interagir com possíveis leitores e construir a sua audiência e sua marca enquanto autor.

Crie relacionamentos com leitores e outros escritores, com blogueiros literários. Isso é o que vai fazer com que você seja lembrado e, portanto lido. Quem não é visto, não é lembrado e não é lido. E você não é uma ilha, vai precisar desses contatos para se divulgar.

A divulgação não é como um lançamento, que acontece e acabou. A divulgação é um processo contínuo e de formiguinha. É preciso manter uma frequência e coerência nas suas postagens.

Anúncios são legais, mas eles nem sempre trazem o retorno que os escritores esperam e, apesar dos valores relativamente baixos, podem exigir mais do que você está disposto a gastar se levarmos em conta o retorno sobre o investimento.


Então escritores, prontos para encarar a divulgação dos seus livros e da sua marca? Conta para a gente nos comentários. Adoramos os feedbacks de vocês.

E se quiser saber mais sobre como divulgar seu trabalho, atrair mais leitores e vender mais livros, clica no banner abaixo. 😉

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