Como usar um Mapa Mental para organizar a sua divulgação?

Posted on Posted in Marketing Literário

Eu adoro ferramentas de comunicação, mas pegar uma ferramenta para completar pode ser assustador. Principalmente se você não for familiarizado com a área da comunicação e tiver pouca experiência com elas.

Pensando nisso, hoje eu separei uma ferramenta ótima para pessoas criativas, o mind map, ou mapa mental. Existem aplicativos para facilitar a sua vida e fazer mapas direto no computador ou no celular, mas honestamente, para mim, é muito mais legal e mais fluído fazer no papel mesmo.

Para que serve o Mapa Mental?

Mapa mental serve para se organizar, organizar os pensamentos. Você pode usar em uma primeira fase como brainstorm, para jogar todas as ideias no papel mesmo. Ou se estiver começando a planejar seu próximo livro, ele é uma ótima ferramenta para começar a jogar as idéias no papel. Além de, claro, servir muito bem para planejar a divulgação dos seus textos e a sua presença nas redes sociais, que é o que mais nos interessa aqui na Escritor Publicado, não é mesmo?

Como Utilizar o Mapa Mental?

Você pode começar simples, com papel e caneta, ou se for dessas pessoas que gostam de muitas canetas (como eu aqui), com diversas cores e uma folha A3.

No meio da folha liste o principal tópico do seu mapa mental. Pode ser o nome do livro, ou o projeto, por exemplo “divulgar o livro X”. Depois disso pense em 3 ou 4 braços necessários para fazer isso acontecer. No caso do livro X, eu pensei em imprensa, minhas redes e blogs/igs literários. Se você tiver um livro que trate de um tema específico, ou não-ficção, pode colocar também entidades que tenham a ver com este tema.

Mapa Mental

Depois liste o que é necessário para fazer cada uma dessas partes de moverem. Por exemplo, para divulgação nas suas redes você vai precisar de uma fanpage, um Instagram e um Blog, para começar. Fanpage e Insta vão precisar de boas imagens de divulgação; blog vai precisa de coluna semanal, cloipping das menções do seu trabalho na imprensa e por ai vai.

Pense em como cada um dos braços vai funcionar e vá listando tudo o que conseguir lembrar. No final, vai ter uma grande teia de idéias para colocar em prática. Quem usar mais de uma cor vai se beneficiar na hora da leitura.

Pode ver que o meu mapa mental ficou bem bagunçadinho. Ele serve para isso mesmo, jogar as ideias no papel ou na tela, para limpar a mente e conseguir pensar melhor em como colocar tudo em prática.

Outro exemplo de Mapa Mental para escritores:

Neste exemplo eu usei o Mind Map para pensar na divulgação de um livro, mas seguidamente uso também para organizar os textos da escritor publicado e os meus contos, textos de ficção também.

Por exemplo, eu estou trabalhando neste mindmap para o NanoWriMo, do qual eu pretendo fazer parte este ano. A idéia é escrever um YA com bastante ação. E como eu sou dessas que gosta de planejar, já fiz meu mapa mental me preparando para este mês de escrita.

Mapa Mental

Alguns Aplicativos para te ajudar a criar um Mapa Mental

Simple Mind Map

https://simplemind.eu

É bem simples mesmo. Foi ele que eu usei para fazer o Mapa Mental do NanoWriMo que você viu acima. Tem o formato de lista, que eu utilizei e a forma livre também. Simples e funcional. Tem versões para Mac, Windows, IOS e Android.

Mind Meister

https://www.mindmeister.com/pt/

Esse é para ser utilizado online. Pode-se adicionar pessoas ao time e trabalhar de forma colaborativa. Tem versão gratuita e paga.

Prezi

https://prezi.com/

Apesar de não ser especificamente um software de Mind Map, o preza pode ser muito útil para montar um, com opção de fazer uma apresentação animada e com layout legal se você precisar apresentar a sua história ou seu plano de divulgação para alguém.

Esses são alguns dos mapas mentais que nós já usamos por aqui, se quiser mais indicações. Esse site sobre mapas mentais cita vários aplicativos on e offline para você utilizar?


Resumindo:

Mapa mental é uma ferramenta que pode te ajudar a limpar a mente, tomar notas de maneira mais visual e planejar as suas ações. Ele pode ser feito tanto online, com os sites indicados acima, ou offline com papel e caneta. O importante na hora de fazer um Mapa Mental é ter certeza de que ele vai te ajudar no seu objetivo.


E então? Pronto para planejar seu próximo livro ou a sua divulgação com mapas mentais? Conta para a gente!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *