Vale a pena pagar para se divulgar?

Posted on Posted in Marketing Literário

Vale a pena pagar para se divulgar?

Divulgação paga causa muitas dúvidas. No vídeo eu tento desmistificar isso falando sobre os principais tipos de divulgação paga e o que você deve levar em conta antes de decidir se deve ou não investir.

Abaixo do vídeo o resumão em texto.

Vale a pena pagar para se divulgar?

Resumão:

Existem diferentes formas de pagar por divulgação. Você pode pagar por:

Assessoria de Imprensa - que vai escrever releases, contatar jornalistas em diferentes canais e tentar conseguir espaços na mídia tradicional para você e seu livro.

Assessoria de Comunicação - que vai planejar a sua comunicação a partir das suas próprias redes. Utilizando seu site, contatos, redes sociais e planejando suas campanhas de divulgação.

Anúncios online - fazendo campanhas de anúncios na redes sociais, no google ou na própria amazon, para alcançar novos públicos e fazer novas vendas.

>> Anúncios: os tipos de anúncios que você não deve fazer no facebook

Booktubers, igtubers e resenhas - contratar influenciadores que falem sobre livros e literatura para ler e fazer resenha dos seus livros.

>> Booktubers, quem são e porque você deve saber disso

Claro, você também pode combinar 2 ou mais dessas estratégias.

O que você deve levar em conta antes de decidir se vale a pena investir para ser divulgado e em qual (ou quais desses canais) é:

Seu objetivo com a divulgação - diferentes objetivos significam medidas diferentes. Claro que a longo prazo o que todo escritor quer é ter mais leitores e vender mais livros, mas de imediato o que é mais importante para você? Assessoria de Imprensa e Booktubers, por exemplo, são bons investimentos para quem quer sair da bolha dos escritores independentes e chegar a públicos maiores, ou ainda vencer as barreiras regionais. Se o retorno financeiro rápido for o seu maior objetivo, você deve pensar em anúncios online, que te permitem um controle maior do orçamentos e trazem resultado mais palpável. Google ads é uma estratégia é muito válida para livros de não ficção.

>> Tudo que você precisa saber sobre divulgação

Qual o investimento que você pode (ou quer) fazer - os custos variam e devem ser levados em conta. Não conte que os investimentos em ações de longo prazo como assessoria de imprensa e resenhas retorne rapidamente. Esse tipo de ação pode levar um bom tempo para se pagar.

O seu público - mais do que o perfil socioeconômico, você precisa saber o que eo seu público consome, que redes sociais ele usa, quais são os meios que ele usa para se informar? Seu público é jovem e usa principalmente redes sociais? Bem, então invista em uma assessoria de marketing digital e anúncios online, não em uma assessoria de imprensa, por exemplo. Ter o seu público bem definido é super importante para definir as suas ações de comunicação.

>>Baixe esse ebook para conhecer melhor os seus públicos

 

Comments

comments

2 thoughts on “Vale a pena pagar para se divulgar?

  1. boa tarde.
    ja publiquei um livro e estou prestes a publicar outro.
    queria muito que me passassem informações de quem posso contratar para cuidar da propaganda para vender mais.
    nao sei lhe dar com isso, kkk , e nem tempo tenho. mas quero muito alguém que possa fazer esse trabalho por mim.
    AGUARDO ANSIOSA.

    1. oi, Emmanoela. Nós fazemos estratégia e gerenciamento de marketing digital para escritores. Vou entrar em contato com você por e-mail. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *