Vale a pena pagar para se divulgar?
Divulgação paga causa muitas dúvidas. No vídeo eu tento desmistificar isso falando sobre os principais tipos de divulgação paga e o que você deve levar em conta antes de decidir se deve ou não investir.
Abaixo do vídeo o resumão em texto.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing para Escritores (@escritorpublicado) em
Vale a pena pagar para se divulgar?
Resumão:
Existem diferentes formas de pagar por divulgação. Você pode pagar por:
Assessoria de Imprensa - que vai escrever releases, contatar jornalistas em diferentes canais e tentar conseguir espaços na mídia tradicional para você e seu livro.
Assessoria de Comunicação - que vai planejar a sua comunicação a partir das suas próprias redes. Utilizando seu site, contatos, redes sociais e planejando suas campanhas de divulgação.
Anúncios online - fazendo campanhas de anúncios na redes sociais, no google ou na própria amazon, para alcançar novos públicos e fazer novas vendas.
>> Anúncios: os tipos de anúncios que você não deve fazer no facebook
Booktubers, igtubers e resenhas - contratar influenciadores que falem sobre livros e literatura para ler e fazer resenha dos seus livros.
>> Booktubers, quem são e porque você deve saber disso
Claro, você também pode combinar 2 ou mais dessas estratégias.
O que você deve levar em conta antes de decidir se vale a pena investir para ser divulgado e em qual (ou quais desses canais) é:
Seu objetivo com a divulgação - diferentes objetivos significam medidas diferentes. Claro que a longo prazo o que todo escritor quer é ter mais leitores e vender mais livros, mas de imediato o que é mais importante para você? Assessoria de Imprensa e Booktubers, por exemplo, são bons investimentos para quem quer sair da bolha dos escritores independentes e chegar a públicos maiores, ou ainda vencer as barreiras regionais. Se o retorno financeiro rápido for o seu maior objetivo, você deve pensar em anúncios online, que te permitem um controle maior do orçamentos e trazem resultado mais palpável. Google ads é uma estratégia é muito válida para livros de não ficção.
>> Tudo que você precisa saber sobre divulgação
Qual o investimento que você pode (ou quer) fazer - os custos variam e devem ser levados em conta. Não conte que os investimentos em ações de longo prazo como assessoria de imprensa e resenhas retorne rapidamente. Esse tipo de ação pode levar um bom tempo para se pagar.
O seu público - mais do que o perfil socioeconômico, você precisa saber o que eo seu público consome, que redes sociais ele usa, quais são os meios que ele usa para se informar? Seu público é jovem e usa principalmente redes sociais? Bem, então invista em uma assessoria de marketing digital e anúncios online, não em uma assessoria de imprensa, por exemplo. Ter o seu público bem definido é super importante para definir as suas ações de comunicação.
>>Baixe esse ebook para conhecer melhor os seus públicos
2 thoughts on “Vale a pena pagar para se divulgar?”
boa tarde.
ja publiquei um livro e estou prestes a publicar outro.
queria muito que me passassem informações de quem posso contratar para cuidar da propaganda para vender mais.
nao sei lhe dar com isso, kkk , e nem tempo tenho. mas quero muito alguém que possa fazer esse trabalho por mim.
AGUARDO ANSIOSA.
oi, Emmanoela. Nós fazemos estratégia e gerenciamento de marketing digital para escritores. Vou entrar em contato com você por e-mail. Abs