25 Livros para você dar de presente!

Posted on Posted in Mercado Editorial

Sim. Sabemos que todo final de ano é uma correria, tem que escolher presente pro amigo secreto da empresa, para a mãe, pai, amigos, primos, namorado (a), sobrinhos, enfim para todo mundo!Por isso nesse ano resolvi facilitar um pouco as coisas, e de quebra compartilhar alguns livros, o resultado é uma super lista de 25 livros para dar de presente.

Se você já viu a lista de dia dos namorados, já sabe: tem de tudo ness lista. Desde livro de culinária, livro de cerveja, livro de youtubers, clássicos e até escritores contemporâneos. E claro, todos são livros que podem (e devem!) ser compartilhados depois. Afinal, se não fosse assim, não seria a Escritor Publicado.

E só para deixar claro, os links na lista são afiliados. Ou seja, a Escritor Publicado recebe comissão da venda pelo link.

1. Para o millenial que diz que não gosta de ler: O Livro dos Ressignificados

Sabe aquele millenial da família que diz que não gosta de ler? Compre “O  livro dos ressignificados” pra ele.

Você pode não ter ouvido falar, pelo menos ainda, mas o livro escritor por João Goederlin tem feito sucesso no Instagram e nas livrarias. Um ótimo exemplo de muita coisa que escrevemos sobre marketing digital e escritores no blog, ele trabalha o feed do Instagram e a sua poesia de forma muito coesa e precisa.

E sim, já tem muito millenial  e influencer falando dele pela rede. E com motivo, afinal as poesias são ótimas e a estética das publicações muito compartilháveis. Ou seja, capaz de o seu presente ainda bombar nas redes sociais. Bom, pelo menos você vai saber que a pessoa gostou da leitura…

2. A amiga feminista: The Sun and Her Flowers

Amigo de verdade sabe que em pleno dezembro a sua amiga feminista já deve ter lido e relido “Outros jeitos de usar a boca” da Rupi Kaur. E com razão, a autora teve um grande destaque em 2017 mundo afora. E no Brasil não foi diferente, sendo compartilhada em redes sociais e sendo um grande sucesso de vendas.

A escrita dela emociona, faz refletir e traz uma nova visão na literatura. Mais forte, precisa e feminina. O segundo livro repete a dose, mas ainda assim é diferente. Ótimo para quem amou o primeiro livro e também para quem ainda não conhece a Rupi Kaur.  

3. O Escritor que quer escrever mais: One Line a Day Journal for 5 Years: 5 Years of Memories.

Na séries de presentes que servem como indiretas, One line a Day Journal é o livro pra incentivar aquele amigo escritor que vive se enrolando e dizendo que vai começar a escrever. Pode até ser um presente pra si mesmo, se quiser…

Um livro ótimo até para aqueles que gostam de ter recordações, de anos, de ideias, de histórias. Recomendo para aquele amigo escritor que vive em cima do muro e que esconde as próprias ideias na gaveta.

4. O millenial água com açúcar: Tartarugas Até Lá Embaixo

Sabe aquela pessoa que ama um livro água com açúcar? Que ama se emocionar? Que chora lendo? Pois então, o best seller de John Green é perfeito como presente de natal. Tem drama, emoção, personagens fortes (yey!) e frases que marcam o leitor.

John Green trouxe um romance super trabalhado, cheio de cultura pop e referências. Excelente para aqueles que são mais água com açúcar mas que sabem a importância de um bom personagem.

5. Quem curte livros regionais: Andarilhos


O que você sabe do Rio Grande do Sul? Pouco? “Andarilhos”, escrito pelo R. Tavares. Nele acompanhamos Pedro Guarany, um andarilho domador no pampa gaúcho. Um livro repleto de dramas, personagens e com uma descrição de cenário incrível.

Ótimo para aqueles que curtem histórias mais regionais, mas nem por isso deixa de encantar leitores de outras temáticas, sendo também uma boa escolha para aqueles que curtem histórias passadas em outros tempos ou dramas.

6. O amigo saudável:Bela Cozinha. Ingredientes do Brasil

Sabe o amigo(a) fit? Super saudável? Dê esse livro de Natal para ele. Pode parecer brincadeira, mas não é, as receitas da Bela Gil podem ser por vezes motivo de meme, mas ainda são super boas. Dá para cozinhar sem culpa, ainda mais em época de final de ano, em que para qualquer lado que se vire se tem um panetone.

Esse livro é ainda mais especial, pois traz receitas separados por ingredientes, ou seja, até os chatos pra comer tem receitas para fazer.

7. O viciado em Doces: Confeitaria Escalafobética. Sobremesas Explicadas Tim-Tim por Tim-Tim

Indo na contramão da dica 6, mas tudo bem pois o importante é que tudo mundo curta o seu presente de Natal. A Raiza Costa ficou famosa pelo Dulce Delight e depois pelo programa na GNT Rainha da Cocada. Se você tem algum amigo, parente que já parou na frente da televisão feito estátua esperando ela passar a receita, saiba que esse livro é o presente ideal.

As receitas não são impossíveis, sendo bem tranquilas de ser feitas, o design do livro enche os olhos e o melhor? Dá uma bela desculpa para a furar a dieta pós final de ano.

8. A(o) amigo (a) que amava Gossip Girl: Crazy Rich Asians

Levante a mão se você já ouviu falar de Kevin Kwan. Só eu? Ok. Espere até 2018. Em 2013 ele escreveu um livro inspirado na infância dele em Singapura. Porém a infância dele não foi assim, comum, lembrando uma versão amadora de “Gossip Girls” e  Crazy Rich Asians virou um bestseller internacional, sendo traduzido para diversos idiomas e que vai virar um filme.

Isso se deve ao fato de ele retratar uma cultura que poucas vezes acaba sendo bem representada, especialmente em tempos de whitewashing. O livro só chegou em inglês no Brasil, mas com o lançamento do filme para 2018 acredito que ele, e as duas continuações, chegue traduzido.

9. Para os pais nerds: Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Seria você um filho de pais nerds? Se sim, olha esse livro é para eles. Além de ser um baita bestseller no Brasil e mundo afora. O livro de Yuval Noah Harari retrata através de diferentes formas a evolução do ser e como chegamos aqui, desde primatas ao o que somos atualmente.

O livro é repleto de ideias e conhecimentos de diversas áreas, como evolução, sociologia, antropologia e da economia. Sendo um ótimo presente para aqueles que curtem livros desse tipo. E claro, que vão ter um tempinho no recesso para ler.

10. Para quem se tornou mãe: Agora que Sou Mãe

Conhecida como a “mãe do YouTube”, com mais de 4 milhões de inscritos, não é a toa que Flávia Calina vendeu muitos livros em 2017. Com toda uma jornada já apresentada na rede, desde a descoberta da infertilidade, passando pelo nascimento da primeira e depois do segundo filho, enganou-se quem achava que ela não ia ter como escrever sem ser repetitiva.

Nesse livro ela traz um guia para quem vai ser ou recém se tornou mãe, abordando diferentes temas  que fazem parte desse universo. O nome pode até não soar muito bom para alguns, mas vale a pena se arriscar com o título.

11. Quem precisa ser inspirado: O ano em que disse sim

Se eu pudesse escolher só 1 livro para inspirar, estilo de vida eu diria: Leva o Shonda Rhimes. Se você não conhece ainda quem ela é, só digo alguns títulos: Scandal, Grey’s Anatomy, Private Practice, How to get Away with Murder, O Diário da Princesa… Sabe o que eles tem em comum? Shonda Rhimes. Isso mesmo. Dizer que ela é incrível e um grande exemplo para muitas é dizer pouco. Afinal, hoje em dia até mesmo possui a própria produtora, a ShondaLand.

E “O Ano que disse sim” trata de um experimento que ela mesmo fez, e que funcionou, em que por 1 ano ela dizia sim para as coisas. Incrível e honesto do começo ao fim. Feminista, forte, parece que ela tá lendo o livro para a gente. Recomendo muito para aqueles que precisam de uma inspiração, de um guia. Quem sabe dizer mais sim do que não?

12. Quem gosta de cerveja: Cerveja Feita em Casa

Sabe aquela pessoa que vibra com a frase “cerveja artesanal”? Esse livro é para ela. Um livro que aparenta ser simples mas que explica como fazer cerveja em casa. Isso mesmo, são várias receitas que o autor separou e que explica como fazer no livro.

E não é qualquer autor não, é o britânico Greg Hughes que atua como cervejeiro no Reino Unido. Um livro ótimo para quem sabe as diferenças (e valoriza) de uma IPA para uma APA.

13. Aqueles que gostam de suspense: Assassinato no Expresso do Oriente

Melhor suspense. Poderia terminar aqui essa indicação mas não. Sou fã da Agatha Christie desde pequena, daquelas que guardava o livro de suspense para ler em dias de chuva. E esse é um dos livros que não importa quantas vezes eu releia sigo gostando. E agora com o filme nos cinemas, nada mais propício do que reler o livro.

Assassinato no Expresso do Oriente” é marcante na medida, prendendo o fôlego nos pontos certos. Um clássico ideal para quem curte um mistério, um drama e também quem gosta de acompanhar livros que chegam na telona.

14. Quem já está pronto pra sair de férias: Viagem Ao Centro Da Terra (Júlio Verne)

Mais um dos livros que me marcaram. Afinal, se trata de um professor que sai em uma grande jornada, repleto de mistérios, criaturas e aventuras. Ótimo para quem está com a cabeça já nos, merecidos, dias de descanso. Esse, combinado com “A Volta ao Mundo em 80 Dias” e “20 Mil Léguas Submarinas” são por sinal um ótimo trio de presentes, e o melhor, daqueles clássicos que tem que ter na estante.

Um clássico que faz jus ao nome, surpreendente, bem escrito e que nos faz sonhar com novos mundos. Com certeza vai se disputado na hora de emprestar.

15. Para quem gosta de romance: Um Ano Inesquecível

Não sei quem teve a ideia de reunir Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças em um livro, mas eu agradeço. Um ano, 4 estações. Até lembra uma certa série cujo revival tinha um nome similar, mas que foi lançada um ano depois. A verdade é que “Um Ano Inesquecível”  traz quatro autoras incríveis, cada uma com uma forma de escrita diferente. E que por isso, encantam de formas diferentes.

Um livro, leve, perfeito para aqueles dias longos na praia, na piscina, no parque e até (porque não) na frente do ar condicionado. Foi uma leitura muito sem culpa, tranquila, em que cada autora teve a sua vez de apresentar a sua história, a sua estação. Perfeito para quem curte romances.

16. Quem curte de um drama: Extraordinário

Confesso que li esse livro por puro impulso de ver ele na minha casa. Não era algo que eu planejava ler. E me surpreendi. Muito. Ele é pesado, não sei se vou ter coragem para assistir ao filme, mas é lindo. Emociona e quando você mais quer que acabe ele continua. Assim como o personagem principal.

Se você tem alguma pessoa na sua vida que curte um drama, mas com uma pegada de inspirador. Lindo e difícil de ler ao mesmo tempo.

17. Aquele primo millenial que ama youtubersA Vida sem Filtros

Sabe aquele adolescente que ama youtubers, que vive com o celular ligado na plataforma. Que segue todos no Instagram, Snapchat e tal? Esse livro é para ele. Último lançamento de uma youtuber brasileira, a Nah Cardoso, o livro ” A Vida sem filtros” se trata de uma conexão entre a autora e o público. Como o título fala, de levar uma vida sem filtros.

Bem na vibe de livros mais leves, tranquilos, ótimo para as férias.

18. Para aquele amigo zen mega querido: Propósito. A Coragem de Ser Quem Somos

Sabe aquele amigo zen, calmo, querido, que talvez até faça yoga? Esse livro é para ele. Não é preciso tanto para saber que Sri Prem Baba tem sido sucesso nos últimos meses, são tantos livros que até fica difícil saber quais são direito. Mas “Propósito” se trata de algo muito voltado para a jornada interior, mais profundo.

Ótimo para aqueles que buscam um pouco mais de calma, respirar fundo ou até mesmo conhecer o trabalho do autor.

19. Para o amigo que ama o seu pet: Quatro Vidas de Um Cachorro

Sei que esse livro pode fazer chorar. Mas acredite: seu amigo que curte pets vai amar. Um livro super bem vendido, que teve um filme que gerou polêmica e tudo mais. Narrado pelo próprio animal, essa história irá encantar quem já tem o coração mais amolecido por cãezinhos.

Vale muito a indicação da leitura para os pais de pet do seu ciclo de amigos.

20. Para quem já está com saudades do inverno: Box As Crônicas de Gelo e Fogo – 5 Volumes

E órfão da série. Sim, o box de as crônicas de gelo e fogo. Enquanto George R. R. Martin não termina o livro que falta e enquanto a série não volta. São 5 volumes, perfeito para até 2019. E o melhor, traduzido com publicação pela LeYa.

Um presente de destaque, garantido que você vai se tornar a pessoa favorita de quem receber o box.

21. Os pequenos arteiros: O Livro das Mágicas do Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho já passou por algumas gerações, até programa de televisão já virou. Esse livro e personagem segue como sendo um clássico para as crianças. Uma forma de entretenimento que não requer cabos, fios, redes. E que estimula o leitor a criar, pensar, se aventurar e gastar energias.

Diversão garantida para os arteiros de qualquer família, cujos pais vão agradecer pela merecido descanso enquanto os pequenos praticam suas mágicas.

22.Quem ama um ganhador do Nobel: O Gigante Enterrado

Achou que íamos deixar o ganhador do Nobel de literatura de lado? Não. Kazuo Ishiguro até possui um repertório diverso na literatura. Mas é o “O Gigante Enterrado” quem tem brilhado nas listas.  Um romance digno de ser lido e relido. Com precisão, fantasia e uma criatividade que chama a atenção, o autor acaba por sensibilizar o leitor a cada página.

Chega até a parecer feio, mas sabe aquelas pessoas você não sabe o que dar de presente? Dê esse livro. Ele meio que é a prova de erros, sabe? Afinal, é um ganhador do Nobel, é bem escrito, o escritor está sendo mega divulgado país e mundo a fora.

23. Para aqueles que amam crônicas: Uma estranha na cidade

Crônicas, são crônicas. Por mais que alguns desmereçam eu realmente acredito que elas tenham o seu devido valor. E o livro da Carol Bensimon é um ótimo exemplo disso. Bem na medida entre leve e pensativo, ela trata de uma geração, de angústias, tecnologia, as pautas são muitas e diversas.

E a autora consegue amarrar todas elas em um livro só. Perfeito para uma leitura descansada mas que faz a gente pensar, sonhar e vibrar.

24.Para dar para aquele amigo secreto: meuamigosecreto. Feminismo Além das Redes

Admita: Tudo mundo tem um amigo secreto que mereçe esse livro. Vai por mim. Pode ser que nem sempre seja tão perceptível, mas existe, basta olhar para o lado com cuidado. O livro das autoras do coletivo Não Me Kahlo trouxeram para o offline um continuidade do que tem sido debatido online.

Um muita qualidade, precisão e inclusão que tem como objetivo a desconstrução do machismo. Ótimo para dar de presente para aqueles amigos secretos, mas que garanto que a sua amiga feminista também irá amar. Um dois em um na lista, mas recomendadíssimo para aquela pessoa que deixa muitos desconfortáveis.

25.Para as pequenas que ainda vão dominar o mundo: Coisa de Menina

Não deixe o título te enganar, esse livro passa longe de esteriótipos. A própria sinopse já dita o tom: “Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete.”.

Um livro lindo, com ilustrações mega bem trabalhadas, que fala o que muitas já vem dizendo: coisa  das meninas é o que elas bem quiserem, idem ao lugar delas. Perfeito como presente para as pequenas da família, afinal nunca é tarde para já incentivar elas a sonhar e lutar por tudo que desejam.


E aí, o que acharam das dicas de presente? Curtiram? Quais você recomendaria? Deixe a sua sugestão nos comentários!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *