3 dicas para escolher a data do seu lançamento

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Escritor começamos a falar por aqui de lançamento, por sinal se tiver alguma dúvida deixe nos comentários ou nos envie por direct no Facebook ou no Instagram, está na hora de você decidir uma data. Sim, uma data. Afinal, você escreveu, revisou, escolheu a capa, começou a fazer a divulgação nas suas redes sociais, se cercou de parceiros e agora está na hora de lançar o seu livro.

Sim, basicamente que nem um foguete. Você vai escolher uma data, se organizar para ela. Afinal, sabemos o quão é importante planejar o seu lançamento. E pensando nisso eu separei 3 dicas para na hora de você marcar (e divulgar!) o seu lançamento.

Ah, vale tanto para caso ele de e-book quanto um lançamento de livro físico.

#Dica 1 – Não lance em feriados

Muitas pessoas não vão se importar. Ponto. Se for o lançamento de um livro físico há uma grande possibilidade de as pessoas não comparecerem e você ficar com vários exemplares empacados e no prejuízo. Você pode até argumentar “ah quem realmente for comprar se organiza”, e está certo, quem realmente quiser comprar vai se organizar. Mas nem todos querem/podem/conseguem se organizar.

E você não pode depender desses que vão se organizar. E alguns realmente não percebem que é feriado, confirmam e depois acabam por não poder comparecer. Chato? Óbvio. Mas pessoas são pessoas e elas às vezes cometem erros, se complicam, marcam datas erradas nos calendários. Acontece.

Na dúvida, não marque os seus lançamentos em feriados. Tanto físico quanto digital. Marque na semana seguinte, valorize o seu trabalho e garanta um público maior.

#Dica 2 – Escolha dias “neutros” para o seu lançamento

Ou seja: não lance em feriados religiosos ou em momentos de crise extrema ou até mesmo em dia de eleição. Isso pois sim esses eventos podem ofuscar o seu lançamento. Mas mais do que isso, normalmente nessas datas as pessoas não estão tão atentas ao consumo e sim para o que está acontecendo no país (caso de crise extrema e eleição) ou estejam viajando ou participando de algum evento religioso (feriados religiosos).

Também não recomendo lançar durante eventos esportivos que comovam o país, vide a copa. Pelo menos não no dia em que há a participação do Brasil. Há quem não se importe com esses eventos? Há. Mas muita gente literalmente “para” na hora desses eventos. E por isso acabam por não prestar atenção à lançamentos.

Ou seja, o país está desabando? Um golpe está acontecendo? Seleção brasileira está jogando? Não lance o seu livro. Faça uns dias depois, se organize. Claro que  não temos como prever os acontecimentos políticos do país, portanto se chegar o dia do seu lançamento e algo grave estiver acontecendo, mantenha a calma e encare como um desafio.

#Dica 3 – Certifique-se das datas de lançamento dos seus principais concorrentes

Não faça a loucura de lançar no mesmo dia do seu principal concorrente. Que fique claro que eu te avisei. Não faça isso. Pois não só você vai ter mais trabalho para ter atenção do público, afinal ele também vai estar fazendo divulgação, quanto pode parecer uma atitude de extrema rivalidade, ainda mais se são concorrentes do mesmo nível.

E essa imagem é passada mesmo quando a data não tenha sido intencional, fica feio para quem optou por divulgar por último a data do lançamento. Caso a escolha da data tenha ocorrido ao acaso, tente mudar se não tiver feito ainda a divulgação. Caso não tenha como, tudo bem. Se ficar estranho, converse com o colega escritor e siga a diante.

Se você sem querer optar por lançar no mesmo dia que um grande escritor do seu nicho, esteja ciente de que você receberá menos atenção do público. Se possível mude, se não tiver como, aceite e tente fazer uma pré-venda bem trabalhada. Com muita divulgação, livros autografados, tudo que tiver direito. Que ao menos você acaba por poder contornar a falta de público no dia.


Essas foram as minhas dicas. O que você quer saber mais? Conte para a gente nos comentários!

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