Normalmente, a crise chega para quase todos. Uma hora ou outra. As vendas caem, a renda diminui e bate aquele medo básico não é mesmo? Nessas horas é importantíssimo se manter calmo. Respirar fundo e pensar em como você pode mudar essa situação.Sei que muitas vezes não depende só de você. Afinal, crises acontecem e nem sempre são do dia pra noite. Elas são influenciadas por inúmeros fatores que acabam por fazer com que o mercado entre em crise.
Mas calma, pois crises não são sinônimos de poucas vendas. Pelo contrário, as crises podem sim te ajudar a crescer como autor. Podem inclusive, te fazer vender mais. E para isso é preciso ter calma. O primeiro passo é rever o seu público-alvo, como ele anda, se está curtindo as suas publicações; depois você precisa pensar no seu número de vendas. E a quantidade de livros que você precisa vender para esse público para sair da crise.
Munido desses dados você vai focar na divulgação, que precisa ser feita de qualquer forma. E como ela vai ser realizada. Pensando nisso, eu separei 3 dicas para você fazer essa divulgação e vender na crise.
Ative seus parceiros
Os parceiros, ai como eles são essenciais. Eu já mencionei aqui, no 5 Motivos pelos quais você precisa de parceiros, o quanto eles podem ser úteis para você. E em momentos de crise mais ainda. Acione todos os seus parceiros, se for necessário tenha eles em um grupo único do WhatsApp, e mande ver nessa divulgação.
Vale de tudo, fazer concurso, maratona literária, dar brinde para o parceiros que tiver o público mais engajado em x dias. Tudo mesmo escritor! Os livros são seus, vá lá e batalhe pela divulgação deles.
Deve o seu livro gratuito na Amazon
Eu confesso que a pouco tempo só que sou adepta e a favor de deixar livros de grátis na Amazon. Explico: eu não entendia o quanto isso ia ser benéfico para o escritor. E é, quanto? Muito. Ter o seu livro disponível de forma gratuita na Amazon acaba por dar destaque pra ele e “puxar” os seus outros livros. Fazendo com que os demais também vendam.
Claro que essa dica funciona para quem e-book, mas se você tem livro físico vale a pena fazer promoções. Pois daí chama atenção do público
E isso funciona também se o seu livro está no Kindle Unlimited, pois faz com que a pessoa que encontre o seu livro por ele estar gratis e tenha o unlimited acabe por adquirir ele no unlimited. Fazendo com que você ganhe a longo prazo.
Na hora de deixar o seu livro de graça não se esqueça de avisar para todos os parceiros e divulgar muito nas suas redes sociais. Muito mesmo!
Faça mais posts nas redes sociais
E falando nas redes! Uma dica que você tem que seguir é a de aumentar a quantidade de postagens. Não precisa duplicar, não mesmo. Mas é importante em momentos de crise você se motivar e fazer mais posts. Não deixe essa sensação de crise, de perca de vendas chegar no seu público.
É interessante você estar no seu Instagram plenx, divulgando livros, compartilhando resenhas, liberando posts com quotes, etc. Sem tristeza, correndo atrás do prejuízo e divulgando muito.