7 Dicas para a Publicação Digital

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A não ser que você venha vivendo em baixo de uma pedra, deve ter percebido que a publicação digital tem se tornado cada vez mais relevante nos últimos anos. E se nos lê com frequência, vai perceber que dediquei grande parte dos últimos meses escrevendo justamente sobre tal. O resultado, você pode encontrar aqui.

Diante de tantas plataformas e ferramentas compreendemos que o processo de publicação digital pode parecer como um universo novo a ser desbravado. Afinal, só entre AmazoniBooks e Wattpad temos plataformas bem diferentes. E nunca se sabe a) o que vão criar de novo e b) qual atualização irá ser feita nas plataformas que já conhecemos.

Pensando nisso, separei 7 dicas para te auxiliar na publicação digital. Todas, voltadas para a tal como um todo.

#1 Revise, revise, revise!

A primeira dica é uma das mais essenciais. E vale inclusive para todos os escritores. Revisar é uma parte importante, se não a mais, de todo processo de publicação. Afinal, terminar o manuscrito não significa que o livro está 100% pronto. Revisar, significa fazer com que o seu texto seja o melhor possível. E que você passe a mensagem da melhor forma possível.

Alguns realizam esse processo sozinhos, ou buscam a ajuda de conhecidos. Há também a possibilidade de se contratar profissionais para a tarefas. O importante, é que você revise muito o seu texto para que ele conte a história que você planejou. Claro, cada escritor possui um processo diferente, mas se você quiser saber um pouco sobre a experiência da nossa colunista Luísa Aranha, clique aqui.

#2 Tenha uma boa capa

Sabe aquela história, de que não se deve julgar um livro pela capa? Pois então, podemos concordar que: a maioria das pessoas julga. Afinal, junto do título é um dos primeiros elementos do seu livro que as pessoas visualizam. E nas plataformas digitais, ela é justamente a vitrine do seu livro nas plataformas, sendo importante inclusive cuidar do formato delas.

Por isso, é seu trabalho como escritor pesquisar, buscar referências e buscar a melhor capa possível. Se você não possui habilidades de design, não se desanime, busque ajuda ou até mesmo serviços ou freelancers. Afinal, mais do que uma forma de divulgação do livro, a capa é também um importante elemento da sua marca de autor.

#3 Diagramação é importante, especialmente na publicação digital

Uma das grandes diferenças entre a publicação digital e física é a que a diagramação muda. O que significa que você não poderá utilizar um tipo para ambos. Mas não se desespere, isso quer dizer que você também tem mais opções do que pensava. Já que poderá planejar e organizar cada livro de forma diferente.

Ao fazer uma boa diagramação, você vai estar agregando detalhes e facilitando também a leitura, deixando-a mais prazeirosa. Isso acaba por contribuir com a leitura de quem comprou, fazendo com que ele fique mais tempo “preso” no seu livro. O que, se você disponibilizou no Kindle Unlimited, faz com que haja um ganho financeiro maior.

#4 Saiba em qual plataforma publicar

E como ela funciona também. Já falamos sobre as plataformas, agora você escritor deve escolher uma. Essa decisão só você pode tomar, mas envolve pensar no seu público, no seu mercado, em tudo. E na verdade, ela é bem orgânica. Faça uma lista, pense o que cada uma tem a oferecer e decida. Após optar, busque aprender como ela funciona.

Você pode publicar no Wattpad um livro, na Amazon outro e na iBooks um terceiro. Mas isso não é uma boa estratégia. Escolher o Wattpad e um dos outros gigantes do meio pode ser. Mas depende do seu público, do seu livro e claro, da sua marca de escritor. Alguns escritores conseguem ter um posicionamento que os permitem fazer tal, outros não.

#5 Aceite que o Marketing é importante. Ponto final.

Eu poderia deixar essa dica sem texto complementar, afinal você está no blog da Escritor Publicado e por já deve estar cansado de ler sobre isso. Esse é um fato real e que não vai mudar tão cedo. Seu livro pode ser incrível, com a melhor capa e diagramação e ainda publicado na plataforma que mais se adapta ao seu público. Mas sem o marketing, desculpa, pouquíssimas pessoas vão comprar ele.

Desde marketing pessoal, passando por inbound marketing, pelo influenciador digital, planejar e executar uma boa estratégia de marketing contribui muito para a divulgação e sucesso do seu livro.

#6 Conte que você já escreveu um livro.

Falando de divulgação, deixa eu lhe perguntar: Você já contou para quem você conhece que escreveu um livro? 

Se a resposta for não, pare por alguns minutos e vá compartilhar essa notícia. Eu sei que talvez não seja algo necessariamente fácil e depende muito das pessoas que o cerca. Mas compartilhar é algo necessário até para o seu marketing e marca de autor. Afinal, nunca se sabe quem pode vir a gostar do seu livro. Pode ser um parente que viu e achou um ótimo presente, pode ser aquele colega de trabalho com o qual você quase nunca fala ou até o seu vizinho.

Vale tudo, desde contar pessoalmente ou compartilhar em redes sociais. Só tenha cuidado e não seja o chato que vive bombardeando e falando só do seu livro,  saiba alternar os assuntos.

#7 Conheça seu público

Algo também muito trabalhado aqui na Escritor Publicado, é o público. Ele varia muito de escritor para escritor e muitas vezes até de livro para livro. Por isso, é mega importante sempre estar atento a quem ele é.

Em alguns casos, um escritor consegue atender a 2 ou 3 públicos diferentes. Em outros, ele possui um específico e segue. Mais do que poder aquisitivo e sucesso do livro, um público é ter apoio. É ter quem indica os seus livros, quem contribua com ideias com dicas, quem espere ansiosamente pela sua obra.


Gostaram das 7 dicas? Quais você adicionaria? Conte para a gente!

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