A publicação de um livro é um sonho que muitos escritores almejam. Seja ele físico ou digital, ter um livro com capa, contra capa e seu nome impresso é um passo importante na carreira de um escritor. Com as plataformas digitais, o processo tem se tornado cada vez mais acessível. Um exemplo de plataforma é a Amazon KDP. Nela o autor consegue publicar o seu trabalho e ter o suporte na distribuição do livro. Sem falar, é claro, sobre a possibilidade enorme de alcance da empresa.
Hoje, irei explicar brevemente o que é e como funciona a Amazon KDP (Kindle Direct Publishing). Dessa forma, você escritor acaba por ter mais informação na hora de decidir aonde publicar o seu e-book.
O que é
A gigante do mercado, literário e de comércio como um todo, é conhecida no exterior por vender praticamente tudo. Quer dizer, tudo e mais livros. Com origem na venda de livros, a empresa vem se consolidando no Brasil como uma referência. Tanto de vendas de livros, quanto de publicação digital.
KDP, o que?
No ramo dos e-books, a empresa possui o Kindle Direct Publishing, o KDP. É uma ferramenta de auto-publicação. Através dela, é possível lançar de forma independente o seu livro na plataforma Kindle.
Isso é muito bom para os escritores independentes, uma vez que torna o processo mais simples, acessível e direto. Já que uma vez sem editores, sem diagramação, arte e divulgação os escritores conseguem diminuir os seus custos. Nela você pode decidir quanto o seu livro vai custar, a porcentagem de direitos autorais, quais lojas da Amazon ele vai estar disponível, a sinopse e tudo mais que envolve a publicação de um livro.
Como?
São poucos passos. E inclusive há vídeos em inglês na plataforma. Mas de forma genérica, você pega o arquivo do seu livro e da sua capa e faz o upload. Disponibiliza a sinopse do livro, preenche os dados legais (como nome completo, conta bancária, CPF e RG) e seleciona as opções de loja, royalties e valores. Esse processo é muito rápido, especialmente quando já se tem tudo organizado. Só que claro, o material deve estar em algum formato aceito pela plataforma.
Tudo, de graça?
Não, mas não se assuste. A Amazon cobra uma porcentagem da venda de cada exemplar, nada muito exagerado. Especialmente quando se percebe que é uma ótima troca, visto que ela lhe dá um espaço na própria vitrine por se dizer. Além disso, há a possibilidade de disponibilizar no Kindle Unlimited, uma grande biblioteca paga da Amazon. Por sinal, o livro da Escritor Publicado se encontra lá.
No fim, funciona?
Como todas as plataformas, há seus prós e contras. Mas na verdade o que torna ela tão útil para o escritor é justamente o alcance e o que ela oferece em troca. Ter um livro disponível na Amazon pode significar uma possibilidade maior de acessos, de futuros leitores e vendas. E claro, há o fato de não ser obrigatório um alto investimento para começar a publicar. Sabemos que aqui na Escritor Publicado falamos muito da importância de um bom marketing, de uma boa capa e estratégia. Pois acreditamos que eles impactam no resultado da venda. A Amazon KDP é ótima para todo tipo de escritor. E especialmente se você é um escritor iniciante, querendo descobrir o seu mercado, é uma ótima forma de se publicar sem muitos investimentos e sem riscos. O que é sempre ótimo.
5 thoughts on “Amazon KDP, o que é e como funciona”
obrigado pela dica. Preciso configurar na amazon
Olá! Cordiais Saudações!
Dei uma passada na Amazon para ver quanto eu ganharia se publicasse um livro físico, o que eles chamam de CAPA COMUM, e achei que ganharia, tudo descontado, zero reais e zero centavos. Será mesmo? Se entendi direito, e espero que não, eu só poderia operar com o preço sugerido por eles, entre um mínimo de R$5,99 e R$24,99. E como a taxa de royalty do livro físico é, conforme a equação, 0,60 (ou 60%) X o VALOR QUE VOCÊ VAI COBRAR (pus o valor máximo permitido, 24,99) – (menos) o custo de impressão (para mim deu 14,24) = ROYALTY. Desculpe, não foi zero, mas eu ficaria com 0,75 CENTAVOS. Onde foi que eu errei? Agradeço pela luz!
Quero publicar um livro com vcs e dificil
Sou uma pessoa com grande imaginaçao e quero aproveitar este do para escrever e publicar ai c vcs
Ja comeceu quatro estorias so falta acabar e publicar uma vez que estou desenpregado
Caso tudo d certo conprarei um conputadoe e uma maquina de escrever
E essa minha iniciativa pode ate sair outra istoria
Oi, Carlos. Sim publicar é um trabalho que demanda bastante, mas escrever é o primeiro passo, neh?! Boa sorte. 🙂