As formas de aproveitar o período das férias para vender!

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Férias. Para alguns é aquele mês inteiro. Outros, são alguns dias “roubados” entre um feriado e outro, ou quem sabe uma esticada no final de semana. Seja através de desafios literários, pegando dicas e ideias com amigos, ou colocando a lista de livros em dia, muitos leitores aproveitam o comecinho do ano para dar o start nas leituras.

E com razão, afinal essa época é mais tranquila. A correria de Natal já passou, o carnaval já mostra as suas cores e parece que todo dia “surge” alguma liquidação nova nos nossos e-mails e redes sociais. Perfeito para ler certo? E para vender também.

Sim, se estão lendo é sinal de que também estão comprando. E porque não comprarem o seu livro?  

Por isso separei algumas dicas para você vender (muito) nesse período de férias.

#1 Descubra aonde está o seu público!

Escritor, aonde está o seu público? Tá na praia? Trabalhando? Na piscina? Descubra aonde a maioria dele está e faça com que o seu livro seja perfeito para a situação dele. Pode parecer difícil mas eu prometo que não é.

Como?” Procurando aquelas pessoas que mais te seguem. Basta ir no seu perfil do Instagram mesmo e olhar quem tem dado mais “likes”ou compartilhado. Faça uma média, identifique se a maioria tá postando foto de sombra e água fresca ou se estão mais seguindo no trabalho mesmo. Pode parecer estranho, mas não é. Dessa forma você consegue ter uma ideia do seu público. Claro, que você não deve excluir ninguém, mas faça publicações  que tenham mais a ver com que seu público está vivenciando.

Isso não quer dizer que você vai deixar de vender para x ou y, mas sim que você vai buscar atingir a grande parte público e logo vender mais.

#2 Interaja!

Já apareceu no seu stories hoje? E ontem? Tem que aparecer. Em época De promoções, eventos e novos lançamentos é essencial aparecer um pouco mais. Não precisa exagerar, mas é necessário sim aumentar a sua interação com o público.  Afinal,  vai ser ele o responsável por comprar o seu livro.

E logo ele precisa saber o que você está fazendo,o que você tem criado, qual livro está sendo vendido, qual a sinopse de tal, o que tem nesse livro e aonde ele pode encontrar tal. E para isso você precisa está ali, não precisa necessariamente mostrando seu rosto ou a sua imagem (sabemos que isso é um pouco difícil para para aqueles que são mais tímidos).  

Mas sim deve estar compartilhando as suas histórias, fazendo até alguns spoilers (algo que a gente vai vir no outro tópico) e também se mostrando presente através de “likes” no Instagram no Facebook, respondendo comentários chamando as pessoas para interagirem contigo. Nessas épocas de venda, em que tá todo mundo vendendo, todo mundo querendo realmente divulgar seus livros, trabalhos e novas histórias Muitas vezes quem”ganha” não é o melhor escritor ou quem investiu mais dinheiro. E sim quem é mais real. mais humano e quem se mostra mais presente.

#3 Mimos, muitos mimos.

Todo mundo adora coisa grátis. Pronto, eu escrevi. Não conheço uma pessoa que não ia gostar de ganhar algo sem custo algum. Afinal como não gostar?  Tu não gasta dinheiro e recebe algo na sua casa. Sabe? É impossível não gostar de ganhar coisa grátis. E os mimos isso.  Agora, eu não estou dizendo que você deve gastar você tem que gastar rios de dinheiro ou sem dívida longe disso O que eu tô dizendo é que você Pode buscar diferentes formas de agradar os seus leitores através de mim muitos podem inclusive ser digitais.

“Mas porque?”

Você deve estar se perguntando. “São leitores e não deveria ser necessário ficar comprando eles“. E  realmente escritor,  você nunca deve comprar leitores ou críticas. Na real, isso é bem errado. Mas o que é importante é fazer um mimo, um pequeno agrado para aqueles leitores que sempre compartilham as suas postagens,apoiam seus projetos, dão likes, indicam,  enfim que realmente se mostram presentes de forma constante na sua carreira. E isso pois  a pessoa fica com aquilo guardado sabe? Longe de ser uma  estratégia super hiper inovadora de vendas, acontece que fazer um mimo acaba por fidelizar o leitor.

“E como?” De formas muito simples. Uma dela são os sorteios. Você pode aproveitar aqueles pelo em algumas redes sociais. Uma que é ótima para isso é o Instagram, já que você criar uma imagem específica para isso e  pedir para as pessoas comentarem em tal. Na hora de fazer o sorteio é bom gravar e compartilhar no feed. Dessa forma você garante a integridade do processo e evita futuros trolls. O bacana disso é que você sorteie algum exemplar autografado de um livro seu. Ou até mesmo um conto exclusivo.

Outra forma bem bacana de “mimar” os seus leitores é através de newsletters especiais, como antecipando algum conteúdo ou até mesmo divulgando de forma exclusiva algum acontecimento ou plot do livro. O importante aqui é fazer com que aqueles que te leem sintam-se importantes, que fazem parte de algo maior e especial. Dessa forma não só eles ficam felizes, mas como acabam por indicar o teu blog/fanpage/perfil no Instagram para outros leitores.

#4 Liquidação.

Os e-mails não mentem: a temporada de liquidação está a mil. Além de roupas, sapatos e demais bens de consumo, muitas livrarias estão aproveitando o período de férias para fazer liquidações. Além da, lógica, limpa de estoque para os novos livros que vão chegar (alguns inclusive que inspiraram séries e filmes. Mas isso é assunto para outro post.) é uma forma de atrair gente para as lojas. Fazer com que o consumidor que ficou na cidade o que está visitando gaste o seu dinheiro lá. E é nessa hora que você também pode se aproveitar.

Sim, você pode e deve baixar os preços do seu livro. Mas baixe de verdade mesmo. Nada de baixar só cinquenta centavos, isso pega mal. Calcule um valor que fique bom no seu orçamento, ofereça brindes (dica #3) se você tiver mais de um livro faça com que cada livro esteja com desconto em uma determinada semana. Assim você fica com o buzz das redes sociais por mais tempo. Ou ainda, se tiver loja online própria, faça descontos cumulativos.

O interessante dos descontos é que eles chamam a atenção, facilitando a compra do seu livro.

#5 Spoilers

Um dos meus tópicos favoritos. Há quem odeie, ame e quem tolere. Sou da opinião de que em pequenas doses não faz mal. Pelo contrário, pode facilitar a venda. Isso pois gera empolgação em torno do livro. Mas é necessário ter cautela. Não faça spoilers de momentos cruciais, como a morte de um grande personagem ou do fim da narrativa. Faça de situações ou coisas que sejam boas, leves ou que gerem curiosidade. Pois afinal, esse é o sentimento que se quer passar.

Uma boa é fazer spoiler da capa, dependendo do período em que se lança o livro é legal fazer aquele “jogo”de contrastes e divulgar o livro em um fundo de lareira ou com tons frios (caso lance no inverno) ou até mesmo criar uma imagem com o livro na praia ou grama fresca (se o livro for lançado no verão ou outono). Isso acaba por prender os olhos dos leitores. Ou então produções mais simples, como por exemplo, tire uma foto da tela do computador com o arquivo do livro aberto (marcando, claro, algum momento que não é para ser lido) e compartilhe no stories dizendo que está trabalhando em um livro novo. Faça spoiler com as pesquisas que você está fazendo para a sua obra, compartilhando na sua fanpage.

Usar essa técnica é uma forma super legal de divulgar o seu futuro trabalho de forma mais prática, antecipando assim ela de forma leve e divertida.


Essas foram as dicas de como vender mais na época de férias. Se você curtiu compartilhe com os seus colegas escritores e deixe o seu comentário sobre o que achou!

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