Crowdfunding & Livros: porque apostar nessa dupla

Posted on Posted in Mercado Editorial

Você sabe o que é crowdfunding? Sabia que ele pode ajudar (e muito) a publicar um livro de forma independente? Não? Bom, respira fundo, pega um café e lê esse post agora. Sério, pause por 2 minutinhos para pegar um café e volte aqui.

Primeiro, o que é Crowdfunding?

É financiamento coletivo. Através dele várias pessoas podem apoiar financeiramente projetos em troca de recompensas. É uma forma mais humana de viabilizar a arrecadação de dinheiro para tirar projetos da gaveta.

Bacana, não?

Quem lança um crowdfunding, faz pois tem uma ideia (quase sempre 100% finalizada) que busca tirar do papel. A partir disso, se faz  um planejamento de quanto vai custar, do tempo que vai levar e recompensas para quem for investir no seu projeto. Por exemplo, digamos que você quer publicar um livro, você vai ter:

  • Manuscrito do livro ou pelo menos quase todo ele completo;
  • Valor total de quanto vai ser investido para que o livro seja finalizado, impresso e registrado;
  • Tempo que você vai levar para finalizar e mandar para uma gráfica e imprimir;
  • Diferentes recompensas conforme o valor contribuído (pode ser um livro físico, pode ser a versão digital, etc.);

A partir dessas variáveis o projeto pode ser bem sucedido, ou não. Tudo depende da história e a divulgação serem atrativas para o público-alvo. Se sim, você vai ter um livro publicado de forma independente e o melhor: Com a venda já garantida.

Fácil, assim?

Sim, felizmente no Brasil temos algumas opções, dentre elas: Catarse, Bookstart, Benfeitoria, etc. Cada uma com um formato de campanha, mas com o mesmo propósito do crowdfunding. Isso significa que é questão de procurar a plataforma que mais se encaixa com você. E claro, colocar o projeto no ar.

Depois de ter tudo organizado, é só partir para a divulgação. Divulgar para todo mundo, mas principalmente para o seu público-alvo. Para aqueles que te lêem no Wattpad, que seguem no Instagram e na página do Facebook, em grupos de escritores e aonde mais você normalmente divulga o seu trabalho. Afinal, quanto maior for o público que souber da campanha, maiores são as chances de ela dar certo.

O que acharam do crowdfunding? Alguém já lançou um projeto através dele? Conta para a gente nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *