Escritor, o sonho é seu. O que você vai fazer ?

Posted on Posted in Mercado Editorial

Escritor, permita-se um diálogo 100% honesto ok? Nem que seja só pelos próximos minutos.  Certo? Certo. Vamos lá.

Antes que você feche a aba do navegador deixa eu te perguntar: Qual seu grande sonho como escritor? 

Talvez você queira publicar o seu livro de forma 100% independente, ou  em listas de best sellers, ou conseguir o suficiente para conseguir viver deles e largar o seu emprego. Pode ser que seu grande sonho seja que um dos seus escritores favoritos peça um autógrafo seu, ou comprar uma casa com o dinheiro da venda dos livros ou viajar ao redor do mundo, ou até mesmo ter tanto dinheiro que você possa ter diamantes ou carros caríssimos. Você que sabe. O sonho é seu.

Pensou, ótimo. Agora coloque esse sonho em um papel. Escreva-o com todas as vogais e consoantes. Esse sonho parece real? É realizável? Sim ou não.

Caso a resposta seja positiva o que você está fazendo para realizá-lo? Tem como acelerar esse processo? Se sim como? E se não, por que? Tente chegar ao ponto final da questão.

Agora se lá em cima você marcou que ele não era realizável, calma. Busque o motivo. O que você pode fazer para que ele seja aconteça? O que você precisa? Escreva tudo.

Independente da resposta você tem que ter certo uma coisa: O seu sonho tem que ser equivalente aos esforços necessários.

Por exemplo, suponha que o seu sonho seja chegar ao topo da lista de livros mais vendidos. Ótimo, sonho incrível, só deixa eu fazer algumas perguntas: você escreve um pouco sempre que é possível? Tem um blog ou site para divulgar o seu trabalho? E redes sociais? Já buscou feedback de outras pessoas em relação a alguma coisa que você escreveu? E por fim, você esta disposto a fazer no mínimo tudo isso que eu citei?

Caso a sua resposta seja um belo e sonoro “não” ou um simples e duvidoso “talvez” é sinal de que você tem um problema em mãos. Talvez esse não seja o sonho ideal para você. E tudo bem. Sério. Sonhos vão, vem e se modificam. Provavelmente você tem um outro sonho escondido ali no seu inconsciente.

Agora se você esta disposto a fazer tudo que for possível e muito mais, faça. Se movimente, sabemos que nenhum livro se escreve sozinho e que público-alvo não cai do céu. A realização do seu sonho pode depender sim de certa sorte e privilégio. Mas também depende muito da sua força em agir. De identificar qual sonho vale a pena e tomar providências.

Estar em movimento envolve planejar, traçar objetivos a curto, médio e longo prazo e agir. Seja escrevendo um pouco por dia, fazendo posts de Facebook e Instagram, lendo muito sobre algum ponto que você precisa melhorar e até pedir ajuda. Saber aonde se quer chegar e se tal sonho é realístico é ótimo, mas planejar e executar ele é sempre melhor. Vai por mim, afinal também estou em movimento aqui na Escritor Publicado.

Agora, deixa eu te fazer uma última pergunta: Escritor, o sonho é seu. O que você vai fazer ?

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *