Lancei meu livro e agora? 5 primeiras ações a serem feitas!

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Então você lançou o seu livro! Parabéns! Você passou pelo processo da escrita, revisou, diagramou ou pagou alguém para isso, publicou e fez o lançamento. Não importa se você é um autor independente ou que trabalha com uma editora (sonho de muitos). Essa vitória é sua! Você fez por merecer, tirou um projeto do papel e agora está a poucos passos de vender muito o seu livro.

Nas últimas duas semanas venho falando sobre a importância do lançamento. Como se deve ter organização e planejar bem ele. E como isso passa, também, por escolher uma boa data. Se você quiser ler sobre esses assuntos, é só ir nos posts “A importância de planejar bem o seu lançamento!” e “3 dicas para escolher a data do seu lançamento”. Hoje irei te dar algumas dicas para aquele momento pós lançamento.

Após lançar seu livro para o mundo, muitos escritores ficam perdidos em relação ao o que fazer. E é comum isso. Afinal, você passou por toda a euforia e adrenalina de publicar e lançar um livro. Alguns desses momentos são repletos de incertezas e até um pouco de ansiedade. Por isso separei 5 dicas de ações que você deve fazer logo após lançar o seu livro e até utilizar um pouco dessa comoção em torno da obra para gerar vendas.

Quais são as 5 primeiras ações a serem feitas!

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que a palavra de ordem é divulgação. Divulgar, divulgar, divulgar. Você escritor vai abraçar essa palavra, ela vai ser a sua melhor amiga, e juntos vocês dois irão conquistar o mundo. Pode parecer bobo, mas não é. Você vai ver, quem tem divulgação como principal aliado vai longe.

1. Agradecer ao seu público!

Não importa se o seu público arrasou ao aparecer no lançamento ou pouco se importou. Agradeça. Com certeza alguém comprou seu livro e por isso você deve sim agradecer ao seu público em um post nas redes sociais. Pode ser um stories, um post no Instagram, Facebook ou blog. O público merece algum agradecimento.

Além de ser educado, passa simpatia para aqueles que passaram a ter seguir após o lançamento. E isso é super importante pois também contribui para a sua marca de escritor. Solidifica ela. E ter uma marca de escritor consolidada é tudo que você quer.

2. Divulgar para os meios e para os parceiros. 

Lançou o seu livro e não mandou um email ou mensagem para aquele meio de divulgação legal das redes sociais? Corre e manda agora. As pessoas não tem como adivinhar que seu livro lançou. Mesmo que supostamente saibam que você lançou, se você fez uma boa divulgação, ninguém tem a obrigação de saber. Entende?

Nessas horas um bom networking pode te ajudar muito. Mande um email, conte que lançou e convide os meios a conhecerem o seu livro. Não é garantido que eles divulguem, “mas vai que” não é mesmo ? Outro ponto é mandar aquele email/mensagem para os parceiros avisando que o livro já está a venda. Isso serve não só para eles saberem como para divulgarem mais a sua nova obra.

3. Dê um “up” na sua divulgação!

Faça muitos posts para divulgar que seu livro lançou! Dê um “up” mesmo! Vale divulgar quotes, usar a sinopse, tudo. Você pode inclusive pedir para os parceiros ou leitores betas que já tiverem lido o seu livro que divulguem as suas devidas opiniões. Isso engaja muito o seu público leitor.

Uma ótima ideia para aumentar a divulgação do seu novo livro sem sacrificar ou saturar o resto da sua divulgacão é optar por fazer 3 posts na semana sobre o assunto e 4 posts sobre outros temas. Assim você divulga, sem se queimar e sem enjoar o seu público.

4. Faça anúncios nas redes sociais. 

Você já fez anúncios? Não? O lançamento do seu livro é um ótimo período para fazer. Crie um anúncio que englobe um público-alvo que tenha interesses relacionados ao seu livro mas que não seja somente o seu público-alvo de escritor. Entende?

Isso vai fazer com que mais pessoas conheçam o seu livro, aumentando o seu alcance e possibilidade de vendas. Você não precisa investir muito não, pode começar com o básico, colocando 3 reais por dia em um anúncio, por exemplo, e monitorando os resultados.

Crie um anúncio preciso, forte, que tenha um bom “call to action” e não se esqueça de disponibilizar um link para a compra do seu livro.

5. Use o buzz do lançamento a seu favor.

Pensa comigo,você fez um lançamento, teve a atenção do público. No dia seguinte você pode se aproveitar disso, desse buzz do lançamento. Ou se encostar em um canto e pensar “que legal lancei meu livro”  e depois de uns dias surtar.  E recomendaria o primeiro.

Se aproveitar do lançamento é a melhor opção, pois você pega um buzz que já existe e usa ele para vender livros! Você ganha, seu público ganha pois vai te ver presente, a editora (se você publicou por uma) ganha, todo mundo ganha. Usar esse buzz significa já ter publicações agendadas agradecendo (vide dica 1 acima), significa fazer live no Instagram ou no Facebook falando sobre o livro, usar a IGTV (teremos post sobre isso em breve), significa usar a movimentação a seu favor.

E isso é simples, basta se organizar para já no dia seguinte começar a aparecer mais, divulgar mais e com isso divulgar o seu livro.


O que vocês acharam dessas dicas? Me conte nos comentários!

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