O que é a iBooks Store?

Posted on Posted in Mercado Editorial, Publicação Digital

Na outra semana apresentei algumas plataformas que permitem a publicação de ebooks. Nele, falamos  brevemente sobre a iBooks Store. Por isso, hoje irei apresentar a plataforma da Apple.

 ibooks

A iBooks Store é o que muitos chamariam de concorrente da Amazon, e de um ponto de vista mercadológico ela realmente é. Porém, ainda, não são muitos os escritores independentes que se aventuram nela. Pelo menos nem tanto quanto na Amazon Br. Algo totalmente compreensível, especialmente quando se analisa o situação atual do mercado editorial.

As principais diferenças entre elas dela é que para publicar você deve publicar somente em nos formatos iBooks Author ou Epub e que o valor do livro aparece em dólar. O primeiro fator pode até ser um empecilho para a criação do seu ebook, porém atualmente é possível fazer download de arquivos do Google doc em Epub. Não sendo obrigatório investir em aplicativos ou aparelhos para criar um ebook e comercializá-lo na plataforma da Apple. Enquanto que o segundo pode servir de incentivo, dependendo do seu mercado e público-alvo.

Prós e Contras

O que torna a plataforma tão interessante é a possibilidade de se criar livros Multi- Touch através do aplicativo deles, algo que pode ser muito útil para escritores que gostam de fazer o uso dessa tecnologia, como autores de livros didáticos ou de fantasia. Na iBooks, tudo que se vê em relação ao marketing da marca parece multiplicado, o que pode até servir como uma aula de branding para muitos autores, valendo ao menos uma visita.

Os principais contras são divididos em dois. O primeiro é a necessidade do leitor ter que possuir uma conta na Apple Store e um dispositivo que seja compatível com tal para efetuar a leitura. O que sim, pode vir a ser um empecilho na hora de aumentar a sua divulgação e número de leitores.  O segundo é o contrato de exclusividade que se tem com a plataforma, o que faz com que uma vez publicado um livro nela, ele não pode ser comercializado em outra. Muito menos na Amazon ou em seu site. O que diminui o alcance da sua obra.

No fim

A iBooks Store é uma loja e plataforma de publicação da Apple. Logo, como muitos produtos da marca, tem algumas particularidades em relação ao seu uso, algo super comum até. Como todas as plataformas, a iBooks tem prós e contras. Vale a visita? Vale. Mas também é necessário uma longa pensada antes de começar a publicar através dela. Analisando assim o que é relevante para você como autor.


O que acharam da iBooks Store? Lembre, qualquer dúvida é só comentar abaixo que respondemos. Até semana que vem!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *