Por que adoro quando um youtuber lança livro?

Posted on Posted in Mercado Editorial

Começo já pedindo escritor, que você respire fundo antes de jogar um livro em mim. Por favor. Ou até mesmo antes de fechar essa aba. Nós sabemos muito bem que conseguir leitores não é uma tarefa fácil e eu, como você, realmente valorizo os que tenho. Então calma. Faz um café e se quiser já deixar um bom livro ao lado, tudo bem. Mas a verdade deve ser dita: é ótimo quando um youtuber lança livro.

A questão não é de hoje, sabemos bem, eu mesma fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre a influência dos youtubers no mercado editorial, se você quiser pode até dar uma lida aqui. Nos últimos anos eles passaram de apostas de editoras a consolidados players no meio. Passando, é claro, por polêmicos. E sabe? Aceite escritor, em todos os sentidos. Aceite que é assim, que eles vendem bem sim, e os aceite como parte do meio. Pois eles não são inimigos e sim aliados. Você tem que entender que um leitor que compra o livro de um youtuber é um consumidor e um possível leitor, alguém que investiu o próprio dinheiro naquele produto. E isso não é errado.

Ler o livro da Flávia Calina, Felipe Neto, Nah Cardoso, Dani Noce, Karol Pinheiro e cia não desqualifica o leitor. Longe disso por sinal.

Já pensou naquele leitor se encantou pela leitura justamente após ter “devorado” um livro de youtuber? Torceu o nariz? Agora imagina que semana que vem ele compra o seu livro e pensa: nossa que livro bom! Quer dizer que agora ele é um leitor qualificado? Bom, antes ele também era. Afinal, ele leu um livro. E em um país em que a média de livros lidos nos últimos 12 meses por vontade própria, de literatura* é 1,26 isso já é muito.

O que é necessário entender é que os youtubers têm público. E muito por sinal. Alcance, engajamento, tudo aquilo que falamos tanto já. Eles conseguem fazer pessoas saírem mais cedo da aula e do trabalho para ir na sessão de autógrafo. Faz quem normalmente não entra na livraria entrar em duas, três, quatro atrás de um exemplar.

Adoro, de verdade, e por sinal vou em lançamento quando curto o/a autor(a), quem nos segue no Instagram já viu. Pois é isso que eles são: autores também. Novos autores que trazem mais leitores, mais possibilidades de futuros leitores. E pensa comigo, não é isso que queremos? Não é disso que o mercado editorial precisa?

Além de que, constatando o óbvio: Eles movimentam o mercado editorial.

Faz livro ser impresso, ser publicado, e distribuído, ajuda a manter as editoras. Se tem youtuber lançando livro é porque tem público para consumir, para ler, para comprar. E se tem quem compre significa que, isso mesmo escritor, tem dinheiro entrando no mercado editorial. E para as editoras.

Não gire o olho escritor. Sabemos que dinheiro também é importante, inclusive na arte e na cultura. E que não tem nada errado nisso. Afinal, você também gosta quando compram os seus livros. Entrar dinheiro para as editoras significa que ela sofre menos na hora de fechar o caixa dela no fim do mês, que ela pode investir mais, pode arriscar, pode inclusive contratar e assinar outros autores.

Lembrou que um dia esse autor pode ser você?

Não desmerecendo ninguém, e muito menos as inúmeras trajetórias que levam um autor a ser publicado por uma editora,  mas oportunidade é oportunidade. Independente de qual for e de como ela surgir. Ou vai dizer que se uma editora que publicou algum youtuber bater na sua porta você vai dizer não? Pois isso não a desmerece. Assim como não desmerece o leitor ou o próprio autor, pois sim o youtuber quando lança livro se torna autor e também não desmerece o mercado editorial. Chama inclusive atenção para tal.  

E isso é ótimo, é excelente. O que o mercado precisa é de atenção, é de livro sendo vendido, é de dinheiro entrando, gerando emprego e de público. De pessoas que entre tantas formas e plataformas de entretenimento optem por ler, que queiram levar um livro para o feriadão, que façam fila para ter o autógrafo de um autor, o mercado se beneficia muito disso. E isso é completamente independente do livro que seja, do autor, do gênero literário, de tudo.

O que realmente importa é o hábito da leitura. É ele ser criado e cultivado. Por isso que eu adoro quando um youtuber lança livro, pois abre uma porta, um pouco maior, para novos leitores. E tais, são sempre bem vindos.


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited. 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *