Publicação Digital – O que, como e porquê.

Posted on Posted in Mercado Editorial

Aqui na Escritor Publicado, já vimos três formas que você pode publicar um livro, incluindo as dificuldades e pontos que devem ser considerados. Esta semana, explico com mais detalhes o que é a publicação digital, as formas de se publicar e porque vale a pena investir no digital.

O que é a publicação digital?

Como diz o título, é publicar online, como ebook ou em plataformas digitais próprias para isso.

Há diferentes meios e plataformas para lançar o seu livro digital. E o processo é muito mais rápido e econômico do que o tradicional, uma vez que não se tem o investimento com o livro físico, nem o tempo de impressão do mesmo. 

Por outro lado, a divulgação do livro deve ser muito bem planejada e executada. Uma vez que não se pode contar que o leitor simplesmente encontre o seu livro, em meio há tanta informação na internet,  é necessário ter um público-alvo e ações bem definidas para tornar seu livro um sucesso.

Por quê?

A publicação digital é uma boa forma de dar os primeiros passos na sua carreira como escritor. Encontrar seus primeiros leitores e ter o feedback deles pode servir até como motivação para escrever e publicar cada vez mais e com mais qualidade também. 

Essa conexão com o público é muito importante para a sua carreira, e para conseguir mais leitores em publicações futuras. Muitos escritores também mantém blogs e/ou contas em redes sociais e utilizam essas plataformas para interagir com outros autores e leitores, o que facilita muito a divulgação depois.

Outro ponto, claro é o valor. A produção de um e-book para venda na Amazon, por exemplo, é muito mais acessível ao autor independente do que o livro físico, mesmo contratando bons profissionais ou uma editora digital para fazê-lo.

Como se publica?

Editoras digitais

São ótimas para quem almeja publicar um e-book, mas não possui tempo ou conhecimento para ser responsável por todo o processo editorial. Neste caso, cabe a editora fazer a correção, editoração e capa do seu livro para a publicação digital.

Buscar uma editora digital é adequado para quem quer publicar seu livro sem grandes surpresas e esta disposto a pagar para que isso aconteça. O investimento é bem menor do que o de um livro físico, pois não tem o custo de impressão, distribuição, etc.

Kindle Direct Publishing

Ferramenta de auto-publicação da Amazon, o Kindle Direct Publishing (KDP) facilita a publicação de autores independentes. E o melhor? Em um dos maiores e-commerces do mundo.

O processo é muito rápido. Você prepara o seu ebook com a ferramenta e ele fica disponível para compra na Amazon em até 48 horas. Além disso, dá para disponibilizar as obras em diferentes idiomas e estar presente no Kindle app e Kindle Unlimited.

Na Amazon o autor fica com 70% do valor do e-book.

Wattpad

Queridinho de muitos, é uma comunidade de publicação online. Frequentada por muitos leitores, escritores e, inclusive, editoras, é um ótimo lugar para divulgar parte ou até toda uma obra.

Muitos escritores independentes lançam trechos dos seus livros como uma espécie de chamariz para a obra completa. No entanto, há vários casos de autores cujo trabalho foi “descoberto” por editoras e lançado como livro físico por causa do Wattpad.

É a  forma mais fácil de se publicar online, pois basta um nome e um email de contato para divulgar o seu trabalho. Simples assim, mas vale lembrar que é bom proteger a sua obra antes de postar em plataformas abertas.


Curtiram? Já publicam usando alguma dessas ferramentas? Ou usam outra plataforma? Contem pra gente nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *