Publicando em diferentes plataformas

Posted on Posted in Mercado Editorial, Publicação Digital

Escrever, revisar e publicar. Esses passos muitas vezes formam uma rotina. Especialmente para os escritores independentes. Sabemos que é publicando que se consegue mais visualização, mais leitores e possíveis compradores. É através da publicação que se pode se tornar cada vez mais relevante.

Essa rotina se torna cada vez mais adaptável às diferentes plataformas. São passos que conseguem ser simples e complexos ao mesmo tempo. Enquanto por um lado basta adaptar para aonde se busca publicar conteúdo. Por outro é necessário estar atento a algumas especificações de cada plataforma ou rede. E claro, sempre cuidar com os processos da publicação independente. Mas a possibilidade de publicar, cada vez mais, em diferentes plataformas é quase sempre é muito proveitoso para os escritores.

Por isso separei algumas plataformas que possibilitam a auto publicação.

Wattpad

Muito já falamos do Wattpad aqui na Escritor Publicado. Tanto da importância dele para os escritores, passando até por goodcases de livros. Então uma coisa já é certa: ele é uma importante plataforma de publicação digital.

Nele você pode se conectar com diferentes leitores, e interagir com tais enquanto escreve e publica o seu livro. Essa forma de participação enquanto se desenvolve o projeto acaba por ser muito benéfica tanto para o desenvolvimento da história a ser contata quanto para o seu aprendizado enquanto escritor, sobre o próprio público-alvo. Além de que, ele está disponível tanto em site e aplicativo, facilitando a sua escrita e a abrangência do público, que acaba por poder optar por diferentes formas de leitura.

iBooks Store

Uma possibilidade que é relativamente pouco falada na rede é a iBooks Store da Apple. Mas possui uma boa abrangência. Nela os usuários, leitores, podem baixar e comprar o seu livro tanto em dispositivos da marca quanto no aplicativo que tem no PC. Além de estar presente em mais de 50 países, ou seja o seu conteúdo não necessariamente fica delimitado ao leitores que residem no Brasil.

Amazon

De longe a plataforma de auto publicação mais conhecidas pelos escritores, independentes ou não, a Amazon é uma forte plataforma no meio. Através do KDP (Kindle Direct Publishing), há uma facilidade no processo de publicação dos e-books. Isso, pois a ferramenta faz com que os passos e processos de publicar o livro sejam muito rápidos. Se você já tiver o livro diagramado, com um projeto gráfico montado, com uma capa e sinopse pronta você não demora mais de meia hora para publicar, com folga para um café até.

Além de facilitar a publicação, ele dá liberdade de você escolher o valor final, de disponibilizar no Kindle Unlimited ou não e optar em questões relacionadas aos royalties do seu livro. Isso facilita muito o processo de publicação, fazendo com que o escritor possa focar a sua energia no que mais importa: a escrita.


O que vocês acharam das plataformas de publicação? Qualquer dúvida ou feedback é só deixar nos comentários abaixo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *