3 Aprendizados da Publicação Digital

Posted on Posted in Publicação Digital

A publicação digital não é exatamente nova, mas faz pouco que vem se popularizado. Na Escritor Publicado mesmo, recentemente lançamos dois livros, “Planejando a sua carreira de Escritor” e “Facebook para Escritores“, além de estarmos sempre acompanhando o mercado editorial e digital.

Por isso hoje eu trago 3 aprendizados que tive na Publicação digital. Espero que você aproveite e se quiser, compartilhe com a gente o que você aprendeu na hora de publicar no meio digital.

  1.  Não só sobre o que você publica, é sobre como você (também) divulga.

    Com certeza a maioria dos escritores, senão todos, gostaria que a publicação (digital e física) fosse só sobre o que você escreve, sobre a história a ser contada ou aprendizado compartilhado. Mas infelizmente não é assim. Para o autor que opta por publicar livros físicos, chegar  em uma livraria é difícil. Agora imagina chamar a atenção em grandes plataformas (aonde publicar é fácil)? Pois é, nesse cenário o melhor é conhecer o seu público e saber como divulgar o seu livro.

    Claro, ter um bom livro, revisado, diagramado e com uma capa ajuda (e muito) mas o mais importante é saber divulgar ele para o público certo, aquele que tem chances  e vontade de comprar o seu livro. Sabe? Divulgar é algo essencial para a publicação digital.

  2. O processo da publicação digital em plataformas pode ser diferente do físico, mas requer a mesma quantidade de esforço.  

    Como falei no aprendizado 1 publicar em plataformas é algo relativamente fácil, mas nem por isso quer dizer que você vai fazer descaso com o processo e upar o arquivo finalfinalmesmo.doc com marcações em amarelo. Sério.

    A agilidade do processo, em menos de 24 horas você pode ter um livro publicado, deve servir até como uma oportunidade a mais de revisar e garantir que o arquivo está realmente pronto. Por isso, publicar um livro digital e um livro físico requerem a mesma quantidade de esforço.

  3. Escrever é um exercício contínuo, por isso a sua 2º e 3º edições vão ser sempre melhores que a 1º.

    Isso é algo bem lógico, certo? Afinal se escrever é um exercício a cada vez que se revisa o que já foi escrito se melhora. Eu poderia finalizar esse aprendizado aqui.  

    Mas a verdade é que isso só fez real sentido quando eu fui trabalhar com o digital mesmo. Aqui na Escritor Publicado toda semana tem texto novo, duas vezes por semana, desde o dia 12 de Setembro de 2016 e sabe quantos textos meus eu já revisei? Todos. Porque? Pois entendi algo básico, que é a necessidade de deixar o texto de lado, fazer outra coisa, e depois voltar. Revisar é essencial, mas ficar revisando depois de já se ter ficado mais de hora com os olhos e o cérebro grudados no texto pode prejudicar a qualidade da sua revisão (pelo menos no meu caso). Por isso, tanto aqui para o blog quanto para o e-book, eu tenho busco manter o hábito de “dar um tempo” para o texto e depois voltar a revisar novamente.

Esses foram os 3 principais aprendizados que tive com a Publicação Digital, quer saber mais? Aqui você encontra mais artigos sobre o tema aqui.


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited. 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *