Wattpad – Conheça a plataforma

Posted on Posted in Publicação Digital

Você já deve ter lido sobre o Wattpad aqui na Escritor Publicado. Há um tempo já mencionamos a plataforma. Em alguns textos até exploramos mais, enquanto em outros só citamos. Por isso esse texto, bem simples, só para concluirmos o tópico (por enquanto).

Já que são muitos os escritores brasileiros, especialmente os independentes, que publicam seus textos na plataforma, nada mais justo do fazer um geral sobre tal.

Então sim, precisamos falar sobre o Wattpad.

O começo

A comunidade de publicação online surgiu em 2006 no Canadá. Já se consolidando no mercado do empreendedorismo como uma plataforma acessível. Os criadores planejaram ela focada para o mobile, ou seja, um aplicativo em que as pessoas pudessem compartilhar o que escrevem e ler também.

A sua acessibilidade tanto de estar disponível em outros idiomas sem ser o inglês, quanto por ter um site e possuir aplicativos em Android e iOS  fez com que fosse bem aceita por diferentes leitores e públicos, como no Brasil.

Publique quando e onde der

Como surgiu de um aplicativo, a ideia é que você publique aonde e quando quiser. Não precisa estar logado no computador, pode ser no celular enquanto se espera em uma fila por exemplo. Você também não fica preso na quantidade de conteúdo que pode/deve publicar de uma vez. Pode ser um capítulo em um dia, uma página em outro, assim vai.

Essa mobilidade é muito interessante, uma vez que você pode ir construindo o seu público e o seu trabalho ao mesmo tempo.

Popularidade por gosto do leitor

Um ponto de destaque na plataforma é que nela quem determina a popularidade do que é publicado é o leitor. Sim. É o leitor que ao compartilhar, gostar, ler e comentar, contribui com o sucesso do trabalho. Ou seja, há um bom espaço para quem gosta de criar, de escrever e interagir.

Se você é um escritor independente, o Wattpad pode servir como porta de entrada para uma carreira. Em que você pode encontrar seu público, conhecê-lo e cultivá-lo. E vice-versa. Seu público pode tomar conhecimento do seu trabalho, opinar compartilhar. Tudo isso, de forma muito orgânica.

Interação

Interagir, com outros escritores e até com leitores é algo que diferencia a comunidade. Afinal, aonde mais você pode mandar uma mensagem para alguém que escreveu um livro que você curtiu muito e ser respondido razoavelmente rápido? Pois é.

Na plataforma você pode tanto interagir quanto opinar, em alguns casos, no texto publicado. Isso é muito interessante até para conhecer o que o seu público curte ou valoriza em um texto.

Reconhecimento…

A plataforma possui os Wattys, um prêmio da plataforma, que contribui para que cada vez mais escritores sejam notados. Inclusive por editoras. O que é interessante é que possui uma categoria que é escolhida pelo público.

Fora o Wattys, ter uma história na comunidade ajuda muito na divulgação do seu trabalho para o mercado editorial e para o público. Muitos escritores inclusive são contratados após fazerem sucesso no Wattpad. O que significa que sim, há a possibilidade de reconhecimento a longo prazo.

Para finalizar

O Wattpad pode ser muito útil para o escritor, seja ele independente ou não. A plataforma é super acessível e permite inúmeras possibilidades. Porém vai do escritor, claro, ver se é o que ele/ela almeja no seu trajeto literário.

Se você quiser saber mais basta buscar no nosso blog, aqui, sobre a plataforma.

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *