12 passos para criar a sua Fanpage no Facebook

Posted on Posted in Facebook, Marketing Literário, Redes Sociais

Aqui na Escritor Publicado sempre frisamos a importância do Marketing Digital para divulgar trabalhos e perfis profissionais. Uma das grandes dúvidas que percebemos entre os escritores, sejam eles profissionais ou iniciantes, é sobre como montar uma Página no Facebook.

Por isso criei um passo a passo explicando: como criar a sua Fanpage, convidar os amigos para curtirem, criar imagens com o tamanho correto, fazer a primeira publicação e programar a data e horário para as publicações futuras.

É só seguir os passos a seguir que em menos de 15 minutos, você vai ter a sua página no Facebook.

  1. Vá em facebook.com/pages/create. É nessa página que você irá começar a criar a sua página;

  2. Clique e escolha uma das 6 categorias que mais se adeque ao conteúdo que você vai divulgar na sua página. Se a sua página é exclusiva para divulgar os seus textos você deve optar por “Artist, Band or Public Figure”;

  3. Selecione a sub categoria mais adequada, que no caso de um escritor seria  “Autor”  e já coloque o nome da sua página;

  4. Preencha a seção “About”/ “Sobre”. Essa é a hora de escrever sobre o que é a página e, se já tem um website ou blog, colocar onde as pessoas podem encontrar os seus textos e mais infos;

  5. Selecione uma foto de perfil para a página;

  6. Adicione aos favoritos, para você ter acesso mais rápido a página;

  7. Selecione a audiência que você deseja que veja as suas publicações. Isso inclui localização, idade, gênero, interesses e idioma. Não é necessário preencher todos. Mas para escritores é proveitoso preencher as seções interesses, idade e idioma. Uma vez que são fatores que ajudam a especificar o público leitor;

  8. Aperte “Salvar” e pronto você vai ter uma página;

  9. Adicione a imagem de capa e, se não fez no passo 5 a de perfil da página. Elas tem um tamanho específico (em pixels). A imagem de capa (cover) tem 828×315 e a foto de perfil tem 180×180, mas pode fazer maior para garantir a qualidade, contanto que seja quadrada.

  10. Para fazer a sua primeira publicação basta ir na caixa de texto (marcada em verde). Daí você pode escrever um post que seja interessante para o público (pode adicionar uma imagem ou link que direcione para o site). Clique em “publicar” (marcado em roxo) que ele vai aparecer automaticamente na página.

  11. Para planejar um post, ao invés de clicar em “publicar” você clica na seta que aparece ao lado e seleciona “schedule”/ planejar. Isso vai abrir uma janela em que você pode selecionar o dia e horário da publicação. Essa ferramenta é muito útil para quem tem pouco tempo. Ou para quem gosta de se organizar, pois é possível programar todas as publicações em um só dia.

  12. Convidar os amigos. Agora que você já tem uma página com capa, foto de perfil, título e conteúdo. Logo, essa é uma ótima oportunidade para convidar os amigos para curtirem a página e assim já começar a divulgação.

Fácil, não? Em menos de 15 minutos, tempo suficiente para o café ficar pronto, você pode ter a sua página montada. Ficou alguma dúvida? Conta para gente nos comentários que a gente responde.


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *