5 Dicas para fazer uma Live no Facebook e no Instagram

Posted on Posted in Facebook, Instagram, Redes Sociais

Você já conhece o que é Live, ou transmissão ao vivo, mas fica apreensivo na hora de fazer?

Pois então não se preocupe. Mesmo, fazer uma Live pode ser mais fácil do que parece. Basta ter alguns cuidados. Basta seguir as seguintes dicas:

Lembrando que aqui, trato Live como sendo tanto do Facebook quanto a do Instagram. Uma vez que elas são “plataformas irmãs”.

 

  1. Faça em um lugar com bom Wi Fi

    Qualidade é tudo na hora de se fazer uma Live. Por isso faça em um lugar com uma boa internet, sem muita interferência. Pois quanto mais fraca a rede, pior fica a imagem, prejudicando a qualidade, podendo inclusive travar a transmissão.

    Por isso é sempre bom garantir que a sua internet esteja “em um bom dia” quando for realizar a sua Live.

  2. Procure uma boa luz

    O mesmo que a 1º dica, qualidade é tudo. Por isso procure um local com uma boa luz. Ela vai interferir na imagem da transmissão. Não precisa ser nada sofisticado, pode ser a boa e gratuita luz natural. Sente perto ou se possível de frente de uma janela ou se não tiver mesmo como, pegue um abajur e coloque próximo.

    O importante é que o seu público consiga lhe visualizar com o máximo de qualidade possível, algo que não acontece quando se fica em ambientes escuros ou com luz amarelada.

  3. Escolha um bom lugar e pense no enquadramento

    Pense no todo. Opte por um bom local, de preferência que não tenha muitas interferências de externos e claro que sigam as dicas 1 e 2. Por se tratar de uma transmissão ao vivo, aonde qualquer coisa que acontecer vai ser compartilhado ao vivo com quem está assistindo, é essencial ter um cuidado a mais na hora de escolher o lugar.

    Ambientes como salas barulhentas ao até no pátio (já vi acontecer) não são ideais justamente devido a quantidade de imprevistos que podem ocorrer e pela qualidade da transmissão, como por exemplo o seu público não conseguir lhe entender pois tem alguém falando alto demais perto de ti.

    Outro ponto é você cuidar o enquadramento, verificando tudo que aparece no seu quadro na hora de fazer a Live. Isso afeta não só como o público vai lhe ver mas também ajuda você a ter um maior controle da sua imagem e do que vai ser compartilhado.

  4. Pense no horário que seja melhor para o seu público

    Luz boa, local bom, Wi Fi idem e qual horário você vai fazer? Ora, o que for melhor para o seu público. De nada adianta fazer Live se você não tem o seu público online, disponível, para lhe assistir. Por isso pense nos horários que o seu público mais se engaja, dá like e compartilha o seu conteúdo na hora de definir a melhor hora.

    Outro ponto interessante é combinar com o seu público quando você vai fazer a Live com o seu público, uns dois ou três dias de antecedência já está bom, a questão é eles saberem que vai ter e quando. Se possível, faça uma publicação avisando.  

  5. Tenha um motivo para fazer LiveO última e uma das principais dicas. Tenha um motivo para fazer a sua Live. Sério. Não faça por fazer, sem motivo ou porque é algo novo. Faça pois você tem um motivo, um novo projeto um lançamento, um evento legal como a sua presença em uma feira ou até mesmo alguma mudança que você ache interessante a opinião dos seus leitores. Você pode inclusive, tornar a Live um conteúdo da sua rede ao fazer-lá uma vez ao mês por exemplo.Fazer sem motivo faz com que o seu público não valorize o tempo que você está disponibilizando e investindo ali. E se não tem valorização, chances de o seu engajamento seja baixo vide que as pessoas acham que a transmissão não é importante. Por isso valorize a ferramenta e use com bom senso.

 

Essas foram as minhas 5 dicas para quem quer fazer Live no Facebook. Tem alguma que você ache importante? Se sim, compartilhe nos comentários.

 


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited. 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *