Os 5 erros de divulgação que estão impedindo o seu livro de vender – e como evitá-los.

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Nós sabemos, não é fácil divulgar o seu livro online, especialmente se é você, escritor, quem faz tudo. Muito escritores tentam, mas não conseguem fazer os seus livros da Amazon decolar.

Hoje vamos falar dos principais erros cometidos pelo autores na divulgação dos livros, que os impedem de vender mais, e como evitá-los, claro.

Erro #1 : Postar e Fugir

 

saibagerenciarsuasredes

Todo mundo já entrou naquela fanpage cheia de links da Amazon e sem nenhuma interação, ou pior, com várias perguntas não respondidas.

Essa é a pior coisa.

Não adianta ter redes sociais se você acha que apenas postar, sem interagir com seus públicos é o suficiente.

As redes servem para criar relacionamentos. Portanto, não pense na divulgação apenas quando já tiver um livro pronto. Tente criar relacionamentos duradouros, antes mesmo de ter terminado do escrever.

Como Evitar?

Tenha um plano que inclua não apenas as postagens na sua fanpage e perfil pessoal, mas a interação. Responda, pergunte, participe de grupos de leitura, compartilhe conteúdos dos quais você gosta, pelos quais os seus públicos podem se interessar também.

Erro #2: Não ter um plano

Planejamento de Comunicação para Escritores

Você termina de escrever o seu texto. Encontra beta-reader, leva para revisão, diagrama, posta na Amazon e só depois começa a fazer a divulgação do seu livro.

Qual o erro ai?

Você não tem um plano, vai sair postando como se não houvesse amanhã nas redes sociais, vai ter um material inconsistente, não vai ter o resultado que espera, pois não traçou objetivos alcançáveis.

E tudo isso gera uma baita frustração.

Uma semana, ou um mês depois, se você for dos fortes, vai ter desistido de escrever para sempre, porque o mercado brasileiro não funciona e ninguém lê.
Desculpa, mas o erro foi seu!

Como evitar?

O ideal é incluir planejamento de comunicação como um dos passos para o lançamento do seu livro. Traçar metas, condizentes com a realidade das suas redes e do público que você já tem.

Dessa forma, você vai saber exatamente quais metas precisa atingir e quando, bem como vai ter mais motivação para continuar o trabalho de divulgação.

Erro #3 : Divulgar só para outros Escritores

divulgar para outros escritores

Participo de vários grupos de Escritores. Tanto por causa da Escritor Publicado, como por gostar mesmo de escrever e trocar idéias com outros escritores.

E vejo muita propaganda nestes grupos. Alguns inclusive viraram terra de ninguém e só tem post de divulgação.

O que acontece? Ninguém mais presta atenção a esses grupos, os participantes não aguentam mais o tanto de propaganda e a troca entre autores não existe.

Os melhores grupos de escritores dos quais eu participo quase não permitem propaganda. E por que eu ainda participo deles? Para construir relacionamentos, conhecer novos escritores, até para pegar algumas dicas de leituras aqui e ali, mas não para fazer spam nos tópicos.

Como evitar?

Busque grupos de leitores além de grupos de autores e interaja, de verdade, sem spam, sem postar loucamente seu link. Converse com as pessoas, troque informações, aproveite tópicos ou conversas específicas para colocar propaganda, se essas oportunidades aparecerem.

Erro #4: Ser inconsistente

5 erros - ser inconsistente

 

Talvez seja o erro mais comum dos Escritores que fazem a sua própria divulgação. São inconsistentes, tanto na freqüência de suas postagens, quanto na sua identidade de marca.

Você é uma marca!

A gente vive batendo nesta tecla por aqui, porque é verdade. E enquanto marca, espera-se que você siga um certo padrão, tenha uma identidade de marca e se mantenha coerente a ela.

Isso é reforçado com o seu posicionamento e com identidade visual. É importante ser visualmente consistente também, para não acabar com um feed sem harmônia e começar e fazer os seus públicos lembrarem de você pelos aspectos não verbais.

Consistência é a base do sucesso. Se você começa com todo o gás, mas desiste lá no meio do caminho, você não se dá a chance de ter sucesso.

Como evitar?

Ter um plano que contemple a frequência das postagens a algumas guidelines sobre identidade de marca para serem seguidas.

Por exemplo, escolha uma paleta de cores que te agrade e que tenha a ver com o seu trabalho de escritor e se atenha a ela o máximo possível. O mesmo vale para fontes.

Sobre a frequência, tenha em mente que, na maioria das redes sociais você pode agendar os posts para uma determinada data. E para aquelas que não pode (estou olhando para você, Instagram), dá para usar aplicativos específicos.

Erro #5: Não prezar pela qualidade

Outro erro bem comum de quem sai fazendo sem planejamento é achar que qualquer divulgação é melhor do que nenhuma e acaba não prestando atenção na qualidade do que produz.

Agora, pensa comigo, você vê um add de um livro, mas ele tem erro de ortografia, por menor que seja, você vai ler?

Eu passo reto.

Pior ainda quando as imagens são de má qualidade, porque esses são apenas ignorados.

Como evitar?

Se você vai planejar a sua divulgação, nada mais justo do que colocar revisão e busca de boas imagens no seu plano. Isso vai fazer toda a diferença no desempenho das suas peças.

Sempre encorajamos também a buscar imagens de bancos de imagens gratuitos, que possam ser utilizadas para divulgação. Aqui temos uma lista de bancos para você encontrar as melhores imagens.

Também existem editores de imagens bem legais online que podem te ajudar a conseguir os melhores resultados.


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