#7 Dicas para gravar material para as suas redes sociais

Posted on Posted in Marketing Literário, Redes Sociais

No meu post anterior, falei sobre como usar o Stories para solidificar a sua marca. Stories e vídeo de forma geral são uma ferramenta poderosa na construção de marcas porque eles permitem que as pessoas te vejam como você é. Te conheçam. É mais pessoal do que o texto e isso agrega bastante valor.

Por isso, hoje vou compartilhar com vocês 7 dicas para gravar o seu material para as redes sociais. São dicas para quem está começando e ainda não tem uma estrutura profissional montada. Como tudo, vídeo tem a sua curva de aprendizagem, mas com essas dicas você já vai poder começar a produzir pequenos vídeos para as redes sociais.

# 1 Invista em tecnologia.

escritor publicado - invista em Tecnologia
FONTE: Unsplash

Duas coisas e fizeram uma diferença enorme para os vídeos da Escritor Publicado foram microfone de lapela e um tripé. Tripé estabiliza a gravação e o microfone faz toda a diferença para o audio. Foi um investimento pequeno que aumentou bastante a qualidade dos vídeos.

#2 Saiba que câmera utilizar

que câmera usar
FONTE: Unsplash

Se você for gravar pelo celular, não use a câmera frontal. A maioria dos celulares tem o mesmo defeito, uma câmera frontal de baixa qualidade. A câmera principal do seu celular provavelmente tem muito mais qualidade. Sempre que possível prefira usar ela. Se você for editar, isso não é um problema, basta cortar o início e fim do take tirando a parte em que vc se ajeita na câmera. Se você for fazer live, é mais conveniente ter alguém por perto para te ajudar.

#3 Use os filtros.

gravar - instagram
FONTE: Unsplash

No Instagram, principalmente, há vários filtros que podem ajudar a sua produção, não tenha medo, mas também não exagere, filtro multicolorido em cima de você se está falando sobre um assunto sério não é uma boa escolha, por exemplo. No entanto os filtros podem servir para corrigir cor, melhorar a luz da imagem e outros truques sem um grande trabalho de edição.

#4 Escolha bem o local

Escolha bem o lugar para gravar
FONTE: Divulgação/ Garden State

Escolha um local que passe confiança e contribua para a sua marca. Também vale a pena tirar uma foto de você no local antes ou fazer um pequeno vídeo para testar o cenário. Ver se não tem nada chamando atenção demais no fundo. São detalhes, mas que adicionam valor de produção. Como escritor, uma boa aposta é a sua mesa de trabalho ou local de leitura. Só cuidado para não desaparecer em um fundo cheio de referências.

#5 Evite as listras

gravar - listras
FONTE: Unsplash

Roupas listradas são um problema na câmera, elas dão ilusão de ótica e podem tornar seu vídeo nauseante. Evite a qualquer custo.

#6 Tenha um roteiro

inboundmktparaescritores

Por mais que o seu vídeo seja você falando, vale ter um roteirinho para lembrar quais pontos você deve abordar e quanto tempo pode falar de cada um. Ter um roteiro é importante para você conseguir se manter dentro do seu tempo e conseguir passar a sua mensagem com clareza.

#7 Seja confiante

gravar - dica 7 - seja confiante
FONTE: Unsplash

Vale treinar, improvisar, usar maquiagem, uma roupa que te deixa confortável. O importante é que você esteja confiante perante a câmera. Isso vai chamar atenção e te ajudar a cativar o teu público. Nós sabemos que no início não é fácil, mas você vai se acostumando. Aqui na Escritor Publicado foi assim, começamos com os Stories e agora jeans estamos indo para o Youtube.


E ai, gostou das dicas? Tem mais alguma que você pode compartilhar com a gente? Conta nos comentários.

E se você é de Porto Alegre e quer começar a produzir vídeo para as redes, pode nos chamar. Prestamos consultoria em inbound marketing e produzimos conteúdos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *