O que são booktubers e porque você precisa saber disso.

Posted on Posted in Booktubers

Se você está aqui, parado nesse texto é porque a) Sabe o que são os booktubers e quer saber mais, b) Não sabe exatamente o que são mas acha que já ouviu falar ou c) Não sabe mas já que esse é um blog sobre marketing digital decidiu que era melhor saber o que são.

Independente de qual opção melhor lhe representa, preciso apontar um ponto em comum: Os booktubers são importantes para o mercado editorial. Por isso, você escritor precisa conhecer no mínimo um pouco sobre eles. Afinal, todo escritor também é um leitor, certo? Já até “falamos” no texto da outra semana, sobre livros de marketing, e todo leitor muitas vezes precisa que alguém lhe indique (mais) livros para ler.

Mas o que é um booktuber?

Um booktuber é uma pessoa cujo canal do YouTube é voltado para os livros. Bem simples, não? Cada canal/booktuber tem uma abordagem diferente. Mas em sua maioria eles criam vídeos a partir da leitura de um determinado livro. Depois desenvolvem um roteiro e listam pontos que vão ser discutidos no vídeo, gravam e publicam em seus canais. O público, conhecido como inscritos, pode interagir de diferentes formas com o vídeo, através de comentários ou vídeos-respostas.  E isso esta muito relacionado ao conteúdo e livro foco de cada publicação. Sendo responsabilidade do booktuber então sondar o que faz mais sucesso com a sua audiência e a partir disso gerar mais engajamento com o público.

O que torna o trabalho deles tão interessante é que o público, e suas preferências, pode variar muito. Então os booktubers acabaram por, em sua maioria, serem canais cujos conteúdos são bem ecléticos. Ou seja, em que há a liberdade para fazerem diferentes formatos de vídeos. Fazendo que haja uma variação entre os  gêneros literários e obras indicadas.

Qual a importância deles?

Acima de tudo o trabalho de quem cria um canal desse tipo é o de ser um agente de conteúdo. Uma vez que muitas vezes eles são responsáveis pelo ponto de contato inicial entre o livro e o público-alvo. Isso acontece devido ao grande número de visualização dos vídeos, que são capazes de ultrapassar inclusive o de muitos programa de tv. A interação com o público também os torna relevantes, pois muitos são capazes de criar um elo com os espectadores, o que faz com estes tenham muitos booktubers como forte referência no meio literário e de entretenimento.

Uma grande parcela dos agentes fazem a indicação de várias obras de forma orgânica, totalmente gratuita. Porém, atualmente muitos são contatados por algumas editoras para recomendar livros para a sua audiência, e ganham pelo conteúdo produzido. Isso se deve ao fato de que a exposição do livro em um vídeo no YouTube e em outras redes sociais (Instagram, Facebook, Snapchat) contribui muito com as vendas. A exposição das obras de tal modo é capaz  até de fazer com que livros entrem em listas de mais vendidos. E qual editora ou autor que não quer ver seu livro sendo vendido e lido?

Gostaram do post? Na outra semana vamos abordar 7 booktubers brasileiros que todo escritor precisa conhecer.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *