Canva – Como autores podem usar essa ferramenta

Posted on Posted in Redes Sociais

Você, escritor, com certeza já viu inúmeras imagens bonitas no Instagram, talvez até em grupos no Facebook que pareciam “ter algo a mais”. Sabe de quais estou falando? Aquelas que ficam na tua mente, talvez até salvas em uma pasta como inspiração. Tente lembrar. Campos floridos com chamadas para alguma publicação, ou até mesmo fundos opacos com letras bem desenhadas que servem como capas de e-books e projetos. Sabe o que grande parte dessas imagens têm em comum? Provavelmente foram feitas no Canva. E por isso vou mostrar para você como esse ferramenta pode ser útil para autores.

Mas o que é Canva?

Canva_Logo

Bom, é uma ferramenta online voltada para o design. Possui versão gratuita e pode ser utilizada em desktops e também através do aplicativo para Ipad. Nele você, escritor que agora já sabe que deve sempre utilizar bancos de imagens pode criar diferentes materiais para auxiliar na divulgação do seu projeto sem precisar entender de photoshop ou outros programas. Atualmente a plataforma tem dois planos, o gratuito em que ela lhe da opção de pagar por alguns itens e a premium, com um valor mensal.

Como um escritor pode usar?

O bom do Canva é que ele é muito didático e organizado. Possui diferentes seções, mas as principais para quem escreve são: Bloggin & eBooks e Social Media Posts.

Nelas você encontra templates e diferentes layouts editáveis como formatos já definidos, como de posts de Instagram, de Facebook, Pinterest e também de Wattpad, Capa de e-book e de Kindle. Alguns são gratuitos, outros pagos.

O mesmo acontece com imagens e ícones, você pode fazer o upload do material do seu computador ou usar as do site através do mecanismo de busca do site. Há também a ferramenta de texto que permite você escolher diferentes modelos, formatos e fontes para os seus designs. Você pode editar tudo, desde cor, adicionar filtros, deixar fontes em itálico ou negrito. Enfim, o que for necessário.

Você pode aproveitar e fazer designs para as suas publicações no Facebook, posts no Instagram, infográficos para o seu blog. Tudo para divulgar o seu trabalho na redes. Afinal, se você escreve, deve sempre buscar um público e atraí-lo para o seu produto.  Claro que ele não substitui o trabalho de um design profissional, mas para quem está interessado em tirar as suas ideias da gaveta ele ajuda muito.

E aí? Já tinham utilizado o Canva antes? Conta pra gente nos comentários abaixo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *