Como usar cada Rede Social – Parte 2

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Como vimos no post anterior, Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat são algumas das redes nas quais você pode divulgar seus trabalhos. Hoje vim falar para vocês de Youtube, LinkedIn,  Wattpad e Pinterest. Como falado no texto anterior, a idéia é dar uma visão geral sobre as redes para ajudar você, escritor, a decidir quais aquelas em que seu trabalho vai obter um retorno melhor levando em conta seu conhecimento, seu tipo de conteúdo e seus públicos.

Cuidar de canais de mídia não é trabalho fácil. Produzir conteúdo de qualidade, que gere engajamento com consistência demanda tempo, conhecimento e planejamento. Por isso, conheça melhor as redes para saber em quais vale a pena investir.

Como usar o Youtube?

Dizem que Youtube é o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o próprio Google. No Brasil ele é, atualmente, o segundo site mais acessado. Assim como o facebook tem um público muito eclético e é possível achar aulas de física a vídeos de gatinhos.

Se você tem um pouco de conhecimento técnico para filmar e editar vídeos, assunto e um pouco de desenvoltura frente às câmeras, abrir you canal do youtube é uma ótima forma de divulgação. Se você tem assunto, que interessa seu público, vale a pena investir em aprender a fazer vídeos, pois é uma ótima plataforma para criar comunidade e se aproximar dos seus leitores. Tanto é que muitos youtubers estão lançando livros atualmente.

A forma de divulgação pode variar dependendo se você já tem leitores/seguidores em outras redes. Fale sobre coisas que interessam seus possíveis leitores e, quando já tiver um número interessante de inscritos mo canal fale mais dos seus textos, faça book trailers, conte algo sobre o livro antes do lançamento. Se você nano tem nenhum conhecimento técnico para abrir seu próprio canal, mas tem amigos com canais interessantes, proponha um vídeo em conjunto, e deixe todos os seus contatos para quem gostar do que você falou encontrar seu trabalho em outros canais.

Freqüência: Recomendamos no mínimo uma vez por semana, se você for abrir seu próprio canal.

Como usar o Linkedin?

Linkedin é um perfil mais profissional , se aplica mais a escritores de não-ficção. Para estes pode ser uma boa idéia usar o pulse, ferramenta de publicação do LinkedIn, para compartilhar conhecimentos da sua área.  É importante também entrar em grupos da sua área e ser ativo na rede.

Um perfil atualizado no LinkedIn é essencial para quem o tem como fonte de possíveis negócios e quer ser visto como especialista na sua área, falando nisso, não escreva “especialista em…” no seu título profissional, deixe o seu perfil e os seus conteúdos mostrem sua especialidade.

Freqüência: vai depender da profundidade dos textos que você aborda, mas fazer um bom texto por semana é uma boa medida. E sim, você deve divulgar seu texto no facebook e outras redes também.

Como usar o Wattpad?

Wattpad é uma rede de compartilhamento de histórias de ficção. Excelente para autores de Young Adult (literatura voltada para o público jovem). Se você escreve para este público recomendamos – mesmo – que considere postar seus textos por lá. É uma plataforma que além de promover seus textos e trazer os seus primeiros leitores vai te incentivar a escrever mais e melhor.

Mesmo que você já tenha um livro inteiro pronto, vá postando aos poucos, isso é bem importante para conseguir mais visibilidade uma vez que likes e comentários contam bastante aqui. Interaja com outros autores, aproveite a plataforma para descobrir outras pessoas que escrevem como você, troque idéia, deixe comentários e aprenda a ouvir as críticas construtivas.

Freqüência: o ideal é ir postando capítulos, ou partes dos capítulos, uma ou duas vezes por semana, depende do quanto você já tem escrito e de quão rápido consegue escrever. Importante aqui é se planejar e seguir um calendário editorial para que seus leitores saibam quando vão ter capítulos novos para ler. Claro, no início, até construir uma audiência, pode postar menos.

Como usar o Pinterest?

Bem, o Pinterest é um grande painel de desejos. Serve para guardar aquelas receitas que você acha maravilhosas, aquelas dicas de arrumação infalíveis, todos aqueles faça você mesmo que você provavelmente nunca vai fazer. Muitos dos links pinados não chegam a ser vistos por quem os guardou, isso é algo a ter em mente antes de investir nesta rede.

Dito isso, o Pinterest tem sim seu mercado. A rede é muito visual então invista em imagens bonitas e infográficos, se seu conteúdo for não ficção. Alguns assuntos parecem mais populares no Pinterest: marketing, design, negócios, maternidade, saúde física e mental, culinária, organização, moda. Se você trabalha em algum desses nichos, vale a pena fazer alguns infográficos e ver se esta rede funciona para você. Se o seu livro, de ficção, trata de algum desses assuntos também você pode pensar em usar essa rede aliada a outras estratégias. Citações e todo tipo de conteúdo inspiracional também funcionam bem nesta no Pinterest.

Freqüência: de novo, aqui o mais importante é ter bom conteúdo que de adapte a rede. Imagens boas e títulos chamativos são essenciais, mas tenha em mente que a categorização também é importante. Poste nos seus próprios boards e contribua para boards coletivos. Aqui vale postar o mesmo conteúdo mais de uma vez, em lugares diferentes, contanto que o conteúdo faça sentido dentro do board/ categoria que se encontra.


Então escritores, preparados para arrasar na divulgação das mídias sociais? Ficou alguma dúvida? Tem alguma outra rede que você usa ou sobre a qual gostaria de saber mais? Conta para gente nos comentários.

 

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