Como usar cada Rede Social

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O mundo digital oferece uma gama de opções para você promover seu trabalho. São tantos canais que muitos autores ficam confusos sem saber que canais utilizar ou pior, tentam usar de tudo e percebem que de muito trabalho e pouco resultado.

Quem trabalha com comunicação sabe que é importante fazer um planejamento e investir mais naquelas que tem um maior potencial de retorno para o seu público-alvo. Se estamos falando em autopromoção também é importante ter em mente quais conteúdos você está disposto e tem o conhecimento para desenvolver. Foi pensando nisso que montamos esse guia sobre as redes com algumas dicas sobre quais os melhores conteúdos, a freqüência d postagem e como usar cada uma.

No post de hoje falamos de quatro das principais redes sociais do momento: Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.

Facebook

O facebook é eclético em termos de públicos. Hoje sua mãe, seu pai e até sua avó tem perfil lá. Isso é uma vantagens pois todos os escritores podem encontrar seus públicos no facebook, por outro lado fica difícil dizer com mais precisão o que você deve postar, vai depender bastante do seu público. Uma coisa é certa, posts com imagens seja foto ou vídeo. Importante usar as hashtags apropriadas para conseguir mais visualizações e seguidores.

O face é um bom canal para divulgar seus trabalhos em outras redes, como: links para posts de blog ou medium; anunciar que postou um capítulo no Wattpad e ajudar a divulgar um vídeo do Youtube. Se você tem citações interessantes, quotes também são interessantes. Se inspire em trabalhos como: WordPorn e Imagens Good Vibe com Frases Polêmicas.

Freqüência: o ideal é entre 2 e 3 vezes por semana, para que seu público continue sabendo que você existe, mas não se canse dos seus conteúdos. Tenha em mente tb que o conteúdo atinge cerca de 5% das pessoas que curtiram a fanpage.

Instagram

No Insta, o conteúdo principal é a fotografia, então capriche nas imagens. O Insta já vem com uma série de recursos de edição para dar aquele retoque nas suas imagens, a nossa dica é tentar manter uma coerência. Se for usar filtros por exemplo, selecione uns 3 ou 4 e tente usar sempre os mesmos. Assim seu feed tem um padrão. No Instagram você pode misturar seu dia-a-dia, sua vida de escritor, quotes e outras fotos mais relacionadas às suas obras.

O instagram é um bom canal para: divulgar eventos dos quais você participa, como feiras de livros, noites de autógrafos, palestras; fazer promoções e desafios para seus leitores. Citações suas ou que te inspirem também podem funcionar, é o que fazemos no Insta do Escritor Publicado. Se ainda não conhece, nos segue lá: @escritorpoublicado

Freqüência: pode postar uma ou mais vezes por dia. Só não poste muitas fotos uma atrás da outra.

Twitter

Twiter tem seu papel na cultura popular, mas não é fácil traçar uma estratégia para ele, uma vez que a suas características centrais são os 140 caracteres e o imediatismo. Twitter é sobre agora, já. Você pode compartilhar fotos e vídeos de outras redes e aqui as Hashtags também são essenciais para que seus tweets sejam vistos. Apenas um cuidado: o twitter é uma rede onde se fala de tudo, inclusive futebol, política, religião e outros assuntos bem polêmicos. Para quem quer ser uma figura pública,  como um autor conhecido não cabe entrar em todos os assuntos. Tenha uma linha editorial clara na sua cabeça, saiba os assuntos que deve evitar e nunca poste ou responda uma crítica no calor do momento.

Freqüência: se você já é ativo no twitter e costuma fazer muitas postagens, continue assim, levando em consideração os conselhos que demos acima. Agora caso você não seja ativo, tente compartilhar conteúdos de outras redes para manter o perfil ativo, comece a cuidar os Trend Topics e participe das conversas às quais você tem algo a acrescentar. Foque no twitter (e no Insta) quando estiver participando de eventos interessantes e use as # específicas dos eventos para alcançar mais pessoas interessadas.

Snapchat

O Snapchat é uma plataforma de compartilhamento de fotos e pequenos vídeos, o grande diferencial do Snapchat é o fato de o conteúdo ser apagado depois de um tempo. Ele é muito popular entre jovens, então se você escreve Young Adult, deve considerar essa rede. Tenha em mente, no entanto, que o Snap não é o lugar de se levar tão a sério, é uma rede bem despojada onde postar uma foto sua com filtros de animais, ou tentar trocar de rosto com alguém é normal. Se você vai usar o Snap, tem que estar disposto a entrar na brincadeira.

Comece seu sana depois que já tiver um certo público e utilize como canal de interação mesmo. Faça perguntas, converse, fale do próximo capítulo do seu livro a ser lançado no Watpad (se for o caso), use conteúdos exclusivos para conseguir mais seguidores, faça desafios aos seus leitores. Enfim, interaja.

Freqüência: aqui é mais importante ser espontâneo do que ser frequente. O snap não guarda histórico das suas postagens então ninguém vai ficar sabendo quando foi a última vez que você postou. Use quando for relevante usar, mas tenha em mente que para seus seguidores lembrarem que você está lá você precisa postar.

Como falamos lá no início antes de começar a postar em todas essas redes e nas tantas outras que existem, é importante você ter a noção de quais canais o seu público se encontra, quais conteúdos você pode produzir, quanto tempo isso vai tomar da sua rotina. Se você não tem fôlego para todas essas redes comece pelo básico, o Facebook nosso de cada dia e vá crescendo a sua audiência a partir daí.

E ai, autores, estão craques nestas redes agora? Ficou alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários. Semana que vem voltamos com este assunto para falar sobre Youtube, LinkedIn, Wattpad e Pinterest.

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