Criando Conteúdo a partir dos seus livros

Posted on Posted in Redes Sociais

Escritor, você sabe qual é a maior dificuldade do marketing digital para as empresas hoje em dia? É a criação de conteúdo. Conteúdo exige tempo, exige cabeça, criatividade. Conteúdo exige bastante dos profissionais.

Por isso que, neste sentido, você tem uma baita de uma vantagem competitiva. Afinal de contas, o conteúdo é a sua matéria-prima e o seu produto final. Muitos de vocês devem estar pensando que o seu conteúdo é o seu livro. E não dá para simplesmente fazer marketing colocando espalhando o meu livro por ai.

Não dá mesmo? Tem certeza?

Ok, livro é um bloco grande de conteúdo, por assim dizer, e ele é o que você quer que as pessoas comprem, na maior parte dos casos, então distribuir ele gratuitamente talvez não seja a melhor estratégia para você, mas ele pode se transformar em vários pequenos, micro conteúdos que podem ser consumidos através das redes sociais captando para você novos leitores e públicos.

Você só tem que pensar nele de forma diferente. Afinal, o livro é composto de várias pequenas partes que podem ser reconfiguradas para gerarem outros conteúdos diversos.Seu livro é cheio de frases, palavras importantes, sensações, todas elas podem ser repaginadas para as redes sociais.

>> Como criar uma Estratégia de Conteúdo

Se você quer divulgar o seu livro, mas não sabe por onde começar, hoje eu compilei algumas idéias para você começar a gerar conteúdos para as redes sociais a partir do seu livro.

Abuse do Conteúdo no Instagram

Instagram é a minha rede favorita para divulgar – e também para gastar um pouco de tempo ocioso. O insta tem bastante envolvimento, as maravilhosas das hashtags e ainda permite um conteúdo mais espontâneo com o uso do stories.

  • Frases de livros são muito bem vindas no insta, especialmente aquelas que tem um tom mais inspiracional. Busque os seus melhores quotes e monte imagens de qualidade com eles.
  • Pegue fotos de bancos de dados que tenham a ver com o seu livro e fale um pouco sobre o livro, ou use um quote na caption do insta.
  • Pegue trechos de resenhas dos seus livros e monte imagens para divulga-los. Pode ser com a capa do livro, pode ser o quote em um modelo bonitinho.
  • Faça perfis dos personagens, com imagens de bancos, ou ilustrações, contando um pouco sobre quem é aquele personagem dentro da sua história.
  • Poste fotos de lugares marcantes por onde os seus personagens passam no livro.
  • Reposte fotos dos seus leitores com o seu livro. Pode ser só a capa. Só não esqueça de pedir autorização, especialmente se for utilizar fotos que tenha rosto.

Para saber tudo sobre divulgação no Instagram, clique aqui!

Crie conteúdo de diferentes formatos para o Facebook

Facebook é a maior rede social no momento. Seus públicos certamente estão por lá. Embora seja um pouco mais difícil gerar engajamento, com essas dicas de conteúdo, você vai conseguir aumentar os seus resultados.

  • Vídeos performar muito bem no Facebook. Faça vídeos falando do seu livro ou grave depoimentos de leitores.
  • Poste trechos do seu livro. Passagens que sejam interessantes, ou que tenham a ver com acontecimentos atuais. Use imagens para chamar mais atenção para os seus posts.
  • Poste links de resenhas do seu livro em outros blogs ou blogs, eles funcionam como prova social de que seu livro merece ser lido.
  • Lives são ótimas e trazem um alcance orgânico muito bom. Considere fazer lives com os seus leitores para falar sobre seus livros.

Para saber tudo sobre divulgação no Facebook, clique aqui!

Faça mais conteúdo em vídeo

Vídeos são o que gera mais envolvimento atualmente. É o formato preferido de muita gente. A gente sabe que manter um canal do youtube não é fácil, mas hoje dá para fazer upload em todas as plataformas. Então, aproveite e crie muitos vídeos com o seu material para postar em diferentes canais.

  • Booktrailers são bem populares, mas busque utilizar apenas imagens e músicas para os quais você tenha os direitos autorais.
  • Grave depoimentos ou resenhas dos seus leitores.
  • Anuncie promoções através de vídeos em diferentes plataformas.
  • Combine fotos e música para fazer vídeos sobre seus lançamentos, eventos, etc.
  • Combine ilustrações, texto e música para fazer pequenos vídeos apresentando personagens ou contando a história do seu livro.

De graça também está valendo

Ok, o livro é o seu produto final, mas dar uma amostra dele a novos possíveis leitores também pode te ajudar a conquistá-los. Pense nessas duas estratégias para divulgar o seu livro:

  • Poste o primeiro capítulo do seu livro no wattpad para alcançar novos leitores.
  • Ofereça o primeiro capítulo do seu livro como recompensa para quem assinar a sua newsletter e faça uma série de e-mails para esses contatos.

Aprenda criar uma estratégia de Leads para a divulgação do seu livro.


Em resumo: dá para criar muito conteúdo diferenciado a partir do seu livro, basta ir além das palavras e pensar um pouquinho fora da caixa. Combinando, fotos, vídeos, texto com os recursos já disponíveis na internet você certamente vai conseguir aumentar o engajamento e captar mais leitores e vendas a partir das suas mídias sociais.

Costuma fazer algo que eu não citei aqui? Conta nos comentários! Leu todo o texto, mas ainda está perdido e não sabe por onde começar? Entra em um dos nossos grupos de mentoria online. Para registrar seu interesse, basta preencher este formulário.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *