Criando conteúdo para as Redes Sociais

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Eu sei que produção de conteúdo gera muitas dúvidas para vocês, mas na verdade é mais fácil do que você imagina. Afinal de contas seu principal conteúdo são os seus livros e os seus textos. Vamos falar um pouco sobre como se planejar para produzir conteúdo sem que isso se torne um fardo?

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Gerenciar seu próprio perfil de escritor pensando em si mesmo como uma marca pode ser confuso para quem está acostumado a usar as redes sociais apenas para interagir com os amigos, mas você pode sim fazer as duas coisas.

A primeira coisa que você precisa é se planejar!

Você precisa saber os tipos de conteúdos que você vai postar e os assuntos que você vai abordar no seu perfil para que produzir o conteúdo não seja difícil. Dá para agendar uma semana de posts em apenas uma hora se você já sabe o que precisa fazer e vai "coletando" ou criando conteúdos ao longo da semana.

Faça um plano de conteúdo para você saber: quantas vezes na semana você vai postar, quais assuntos e que formatos de conteúdo você vai postar.

Sobre os assuntos que você vai postar no seu perfil:

Você pode sim incluir coisas da sua vida no planejamento. Por exemplo, tem bichos ou muitas plantas? Esse é um tipo de foto que fica legal no feed as vezes. Nem tudo precisa ser livros e escrita, afinal, as pessoas estão seguindo o seu perfil e não o perfil de um livro específico. Você também pode incluir posts sobre hobies e coisas que te interessam e remetem aos assuntos dos seus livros.

Como se trata de um perfil de escritor, é sempre interessante mostrar o que você está lendo, principalmente outros livros de autores contemporâneos é muito legal e acaba te ajudando a criar uma rede de escritores.

Sobre a frequência:

É melhor postar 3x por semana do que tentar postar todos os dias, se desmotivar e deixar as suas redes esquecidas. Portanto, tenha em mente o quanto você consegue produzir de conteúdo. Você pode começar com um plano mais modesto, 2x por semana ou 3 e conforme estiver adaptado, aumentar. Assim você não queima na largada e consegue se manter no seu plano.

Sobre a postagem e agendamento:

Tendo o conteúdo em mente, você consegue tirar uma hora da sua semana para agendar as imagens e os textos e deixar suas redes sempre alimentadas. Assim o trabalho não fica tão pesado. E você pode agendar os posts para aqueles horários em que eles seram mais vistos. Isso também ajuda a manter a motivação. Eu sempre falo de dois serviços bem legais que você pode usar o later.com e o mlabs. O primeiro tem um plano gratuito, com limite bem razoável de posts por mês e o segundo tem um plano que custa R$5,90 mensais (o valor de um ebook) e muitas funcionalidades.

E ai, está pronto para fazer o seu plano de conteúdo?

Quer ajuda para fazer um plano de conteúdo do seu jeito, que considere as particularidades da sua marca pessoal? Montei um modelo de plano que você pode usar como guia. No final ainda listei alguns aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

 

 

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