Dicas para usar o Google Trends e aumentar a venda dos seus livros!

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Na outra semana apresentei como você pode usar as tendências na divulgação dos seus livros, nele citei o Google Trends. E hoje vim apresentar algumas dicas para usar-lo.

Mas por que?

Pois sabemos que o mercado editorial nem sempre é estável, e se tratando de publicação independente além de ter um bom texto, presença, mentalidade empreendedora e conhecimento de marketing é necessário conhecer o mercado, pois ele vai impactar as suas escolhas. As financeiras, de marketing, de público, uma grande parcelas das escolhas que você toma são impactadas pelas tendências que se refletem no mercado.

Na verdade, elas afetam todo mundo.

Como por exemplo, o valor dos e-books no mercado nacional, a antecipação de promoções ou até mesmo a frequência delas.  Lembrando sempre que  as tendências não devem ditar como você escreve, tornando-0 focado somente em vendas de livros e no que os leitores querem. E sim como uma bússola para aonde o mercado vai. Por isso,  seguem as infos e dicas de como usar o Google Trends.

#O que é

Jogo rápido: ele é uma ferramenta do Google que apresenta o que é mais procurado no últimos tempos e a popularidade dos temas.

#Como ele funciona

Quando você entra no Google Trends vai encontrar em um primeiro momento uma barra de busca em que você pode especificar o assunto a ser explorado. Abaixo, há uma lista de matérias que estão em alta no dia, podendo filtrar nas seguintes categorias: ciência/tecnologia, entretenimento, esportes, negócios, notícias principais e saúde. Você também filtrar o país. Quando você clica em uma das matérias você tem acesso a gráficos de “Interesse ao longo do tempo”, “interesse por sub-região”, “principais consultas” e “tópicos relacionados”.

No Menu do Google Trends você encontra os seguintes itens:

Cada item, tem sua particularidade. Mas todos contribuem muito para a sua pesquisa. Mas o principal é o explorar. Nele você vai poder comparar realmente os termos de pesquisa que é a nossa próxima dica.

Mas antes…

Só uma info geral sobre o Google Trends: ele mede popularidade. E a plataforma ranqueia de um nível de 0 à 100. E isso permite que haja uma disposição mais homogênea dos números apresentados, especialmente quando se filtra por geo-localização.

#Comparando Termos de Pesquisa.

Já pensou em como um termo que você utiliza pode influenciar o resultado das suas vendas? Pois é, para isso serve a comparação de termos de pesquisa. A plataforma permite que você compare até 5 palavras chaves em uma mesma janela, no Explorar. E a partir dessa informação filtrar o país, o período, categorias e aonde você quer que o haja essa pesquisa (web, imagem, notícia, google shopping e YouTube).

Por exemplo, coloquei respectivamente na minha busca os termos: livros mais vendidos, livros de sucesso, best sellers livros e livros campões de venda.

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E esses foram os gráficos que apareceram.

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Dessa forma é possível comparar os termos de pesquisa qual é o que o brasileiro está pesquisando. E com isso você pode desde alterar a sua divulgação e sinopse por exemplo.

#Identificar tendências regionais

Na mesma busca, vemos que temos os interesse por região. Nela você pode verificar qual palavra chave se destaca em qual região. Isso é ótimo se você planeja fazer alguma segmentação de mercado ou de anúncio.

No caso da nossa busca do post temos a expressão “livros mais vendidos” tem interesse de pesquisa número 100 no Brasil, o mais alto possível.

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#Consulta Relacionada

Aparece na imagem aí em cima, normalmente os tópicos mostrar termos em comum, que podem lhe ajudar na hora de realizar trocas sobre o termo utilizado. Ou até mesmo fazer o funil do terma abordado. No nosso caso, há o aumento repentino do termo “livros mais vendidos 2017”.

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#O que fazer com toda essa info

Como todo dado que se obtém, você vai analisar e ver o que pode servir para lhe ajudar. Pode ser desde o planejamento das palavras chaves que podem mudar de acordo com os resultado de ranking no Google Trends à mudança de título do livro. O último, é algo bastante comum, ainda mais quando muitos leitores buscam primeiro na plataforma e em sites de compras tópicos relacionados.

Você pode ainda pegar esses dados, e os da própria ferramenta como um todo e usar na hora de criar os seus anúncios, publicações e até campanhas.


Curtiram essas dicas de como usar o Google Trends para alavancar a venda dos seus livros? Tem alguma outra dica?

 

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