Conectando o Facebook com outras plataformas

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Ter uma boa presença no Facebook é essencial para qualquer escritor. E mais do que estar presente em uma plataforma, é essencial conectar todas elas. 

Pode parecer exagero, mas não é.

Escolha de uma a três plataformas que você considera essencial estar presente. Digamos que você tenha optado por  Facebook + Site + Instagram. Estar presente nas três requer bastante esforço. Afinal, criar conteúdo original em três meios distintos mas com a mesma imagem é algo que requer tempo e cabeça. Mas conectar plataformas, cujo conteúdo já foi publicado, é bem mais prático.

Isso não significa que você vai deixar de publicar conteúdo original. Longe disso.

Só que você pode conectar para que as plataformas se “conversem”. Façam sentido, tendo coesão. Para isso, você vai criar mais conteúdo. Só que adaptado para cada uma das devidas plataformas.

É importante ressaltar que você não vai multiplicar o uso do conteúdo, repetindo tal. Mas sim criar conteúdo novo com base em um outro conteúdo original. Por isso, é ótimo que seja você quem esteja criando o conteúdo como um todo e não terceiros.

Mas como?

Criando de acordo com cada plataforma. Por exemplo, digamos que você tem um vídeo de um parceiro para divulgar. Não vai pegar o link do YouTube e simplesmente colocar no Instagram, na fanpage do Facebook e no blog. (Ou pelo menos não vai mais).

O que você deve fazer é criar uma postagem para cada plataforma, de acordo com o seu público, divulgando o conteúdo de acordo com a estrutura funcional de tal. Por exemplo: No Instagram você irá colocar um link na bio e um still como foto; no Facebook pode compartilhar o link direto e fazer uma chamada; no blog escrever um artigo breve sobre o vídeo do parceiro.

Entende?

E não é só de compartilhar conteúdo que falo quando digo que é importante conectar as diferentes plataformas. É mais: Conectar o Facebook com outras plataformas é fazer com que quem entra na fanpage saiba da existência das demais e que haja conexão em termos de editorial.

Para fazer isso, é importante ter organização na hora de planejar as suas publicações. Não é só postar “a esmo”. E sim planejar o que vai ser e quando. Um exemplo bem claro são as redes aqui da Escritor Publicado, em que planejamos as publicações do blog (1º plataforma) e do Instagram (2º plataforma) de acordo para que elas se complementem. E não façam com que o público opte por uma ou outra. Dessa forma fazemos com que quem lê o blog e quem visita o Instagram tenham acesso a um conteúdo original, mas com a mesma orientação editorial.

No fim…

As suas plataformas devem se complementar, não serem cópias umas das outras ou competirem entre si. Mas sim serem um coletivo que juntas passam a sua imagem de escritor. Pois dessa forma você acaba por ter um alcance maior nas suas redes. Fazendo com que mais pessoas possam ser atingidas.


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