Criando ou adaptando uma identidade visual para a sua fanpage

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Na semana passada expliquei a importância de criar uma identidade visual para as suas redes. Para saber mais clique aqui. Agora irei ser mais específica, e explicar como você pode criar a identidade visual para a sua fanpage.

Para começar, o óbvio: Tenha uma fanpage.

E se você não sabe como, tem um post com 12 passos para lhe ajudar a  fazer isso. Agora, se você já tem uma identidade visual é questão de adaptar para a fanpage. Caso contrário, você vai ter que criar uma para a fanpage e adaptar para as outras plataformas.

Independentemente, lembre de uma das regras de ouro na hora de pensar e aplicar a identidade visual: Ter coesão.

Adaptando uma identidade visual já existente

A questão é que a sua fanpage tem que pertencer no escopo geral do aspecto visual da sua marca. Não ser mais nem menos, mas sim igual no sentido de chamar atenção e qualidade. O mesmo com os aspectos de design. Lembre-se que a questão é fazer com que o público consiga identificar as publicações como sendo de sua autoria. E não atrelá-las a terceiros, muito menos ao concorrente. O último inclusive, um ponto muito importante na criação da sua identidade visual.

Por isso não invente cores, fontes ou filtros novos. Não é a hora de deixar a sua criatividade tomar o controle, a não ser que você se disponha a refazer toda a identidade visual das outras plataformas. Essa é a hora de seguir com o que já foi decidido.

Adaptando nas publicações e na parte visual

A parte visual de uma fanpage é um dos grandes destaques na hora da identidade. Afinal, ela deve ter as dimensões adaptadas, passar a mesma mensagem que as outras redes utilizadas e se diferenciar das outras fanpages. Ufa! Parece difícil mas não é.

O melhor para fazer tal tarefa sem muito stress é justamente optar por selecionar  elementos que podem estar em comum com as demais plataformas. Pode ser, por exemplo: o uso do bloco de cor, a mesma tipografia, o logo no mesmo lugar,… A lista é longa. Mas a ideia é que ao passar pela fanpage ela conecte com as suas demais redes. E sem esquecer, claro, de sempre compartilhar aonde mais o leitor pode lehe encontrar (como o perfil do Instagram, o seu blog, Wattpad,…).

Para adaptar as publicações é necessário pensar no que você publica: São imagens? São links? No caso do segundo você deve manter a mesma linguagem que utiliza nas outras plataformas.
Já no primeiro você pode optar pela principal família tipográfica da sua marca e utilizar para fazer as imagens. O mesmo com o fundo, por exemplo, que  pode ser tanto um bloco da sua cor principal ou ainda uma imagem de banco de imagem adaptada no tamanho pedido pela plataforma.

Criando a parte visual da identidade da sua fanpage.

Se você decidiu que vai criar uma identidade visual “do zero” ou refazer a sua antiga bom, tem muito mais espaço para criar e inovar. A questão aqui é curta mas nem por isso mais simples: Como você quer que as pessoas percebam a sua marca de escritor?

Pense bem sobre isso. Depois, é direto para o Photoshop, Canva e afins. Pense em famílias tipográficas que você acredita que passem essa mensagem (veja se são legíveis), escolha uma paleta de cores, um estilo que condiga com a sua imagem e comece a criar. Pense de verdade sobre como você vê a sua carreira de escritor e se a imagem que você está criando pode lhe ajudar a chegar lá. Caso não se sinta satisfeito, refaça até ficar como você quer.

Depois de decidido a sua identidade visual, comece a aplicar seguindo as diretrizes de tamanho da fanpage e das demais plataformas.


O que você achou? Quem já criou uma identidade visual para a sua fanpage?


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