Mantendo a sua presença Facebook

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Na semana passada te expliquei como é importante pensar no seu leitor na hora de planejar a sua publicação no Facebook. Hoje irei seguir essa linha de pensamento:  planejar pensando em quem vai consumir o seu conteúdo. Por isso irei trabalhar a importância de manter a presença na plataforma.

Sim, presença

Não adianta escolher o tipo de conteúdo que você irá divulgar, publicar uma ou duas vezes, ficar quinze dias ou mais sem entrar na fanpage e querer ter sucesso. Isso não vai acontecer. As pessoas precisam saber que você vai estar ali, presente. Precisam ter dias, ou ao menos noções de tais, em que sabem que irá ter um conteúdo novo seu para elas lerem. Isso mostra constância, mostra que você respeita o seu leitor e mostra profissionalismo.

E você escritor, é um profissional. Mesmo que escrever possa não ser o seu emprego principal,  é necessário tratar a escrita como tal em alguns aspectos. E esse é um destes. Afinal, o alcance da sua publicação e futuro sucesso dependem disso – de manter constante a sua  presença no Facebook.

Porque?

Pois os leitores são pessoas. E como tais, criam hábitos. E você quer que ler o seu conteúdo/blog/livro seja um deles. Ou pelo menos se não sabe que quer, fique sabendo. Para isso você precisa estar em constante contato com o público-leitor. Mais do que saber o que ele gosta/não gosta é estar presente. De preferência com um conteúdo original na frente dele, com uma boa imagem quase dizendo “me leia!”.

Para isso você precisa ser constante. Crie uma rotina para a sua fanpage, algo que agrade o seu público. Por sinal, é uma boa dica se você tiver um público bem engajado: perguntar quando as pessoas preferem ler o seu conteúdo. Assim, elas podem dizer quais dias são melhores para elas. Com essa informação você consegue compreender melhor o seu público e acaba por gerar mais engajamento ainda.

Mas como?

Se planejando! Sim, agora que você sabe para se ter bons resultados no Facebook é essencial conhecer o seu público e se manter presente, a única forma prática de se fazer isso é justamente a mais lógica: Através do planejamento.

Por isso, pegue um calendário e marque os dias da semana que você irá fazer uma publicação no próximo mês. Organize o que você irá fazer em cada dia, quais conteúdos, quais imagens, etc. Separe tudo isso em um lugar que você tenha fácil acesso, pode ser na agenda, no bloco de notas do celular, aonde for mais fácil de você se organizar e planejar.

Após separar tudo, comece a montar o seu conteúdo. Escreva textos, chamadas, separe hashtags, recorte imagens e suba esse conteúdo no Facebook. Isso claro, se você tiver uma  fanpage e possa deixar já planejado. Se você não tiver e depender do seu perfil pessoal para realizar essa divulgação pode deixar as imagens salvas na nuvem ou no aplicativo de imagens do seu celular e o texto em um bloco de notas, ficando por sua conta lembrar e publicar.

O tempo que você irá gastar planejando de uma vez todas as publicações de um mês, ou de até mesmo quinze dias, é substancialmente menor do que o tempo que se gastaria tendo que pensar todo dia ao menos uma vez sobre o conteúdo a ser publicado. E você ainda acaba por garantir que naqueles dias corridos, você não tenha uma coisa a mais para se estressar.


Fazendo isso você garante que os dias pré-delimitados sejam regra e não exceção. Criando uma rotina com o seu público. Garantindo que ele saiba quando vai conteúdo novo a ser divulgado e se mantendo presente no Facebook. 


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited. 

 

 

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