Use grupos do facebook para divulgar seu livro

Posted on Posted in Branding, Facebook, Marketing Literário, Redes Sociais

Talvez você já faça parte de muitos deles, talvez até tenha postado milhões de links do seu livro e tenha visto pouco resultado. Se sim, é porque está usando da forma errada. Os grupos do Facebook são importantíssimos na divulgação da sua marca pessoal e sabendo usá-los ao seu favor você pode aumentar bastante o seu público leitor.

As redes sociais foram feitas para interagir e os grupos são o melhor lugar por isso, pois eles segmentam um público por interesse. Como já falamos aqui no blog da Escritor Publicado, conhecer seu nicho de público e saber pelo que ele se interessa é o primeiro passo. Eu inclusive já te aconselhei a buscar os grupos do facebook com interesses similares ao seu livro.

Um dos maiores erros dos escritores, no entanto, é buscar apenas por grupos de escritores ou leitores. Você precisa ir mais fundo que isso. Sim, eu acho grupos de leitores e escritores maravilhosos. Inclusive participo de vários deles, mas a verdade é que escritores de ficção não são o seu público de interesse. E leitores, esse termo genérico, que coloca no mesmo saco quem gosta de terror trash e de romance água com açúcar, dificilmente vão se interessar pelo seu add no grupo. Ele vai passar desapercebido em meio a vários tópicos abertos pelos quais as pessoas realmente se interessam.

Você precisa buscar grupos de interesse do seu público. Por exemplo, se você trabalha com temas femininos e feministas, busque grupos que troquem informações sobre esse assunto. Se os seus livros são de mistério, entre em grupos que tratem disso e interaja, converse, crie laços verdadeiros.

Leitores vão interessar pelos livros de um autor que eles conhecem, com quem eles conversam, que os ajudaram a resolver algum problema. É por isso que a sua estratégia deve incluir mais do que postar e correr. Você precisa dos grupos e precisa interagir de fato com quem faz parte deles. Considere isso networking, conhecer e tornar-se conhecido por pessoas que se interessam pelos assuntos sobre os quais você escreve. Isso é essencial. Mesmo que você não venda especificamente para eles, ou nestes grupos, eles podem ser um dos critérios de segmentação dos seus futuros posts pagos e se lembrarem de você, isso vai influir na decisão de compra, com certeza.

Quer saber mais sobre estratégias de Marketing no facebook ou Marca Pessoal? Assine a nossa newsletter e fique de olho no seu e-mail, pois teremos muito mais conteúdo e dicas sobre esses temas vindo por ai.

Comments

comments

2 thoughts on “Use grupos do facebook para divulgar seu livro

  1. Olá! Gostei muito da matéria. Eu escrevo sobre temas contemporâneos,adultos, realistas, relacionamentos, dramas com pitadas de bom-humor e ironia. Nos grupos do FB tenho visto garotada que escreve fantasia, terror etc. Respeito, mas não é a minha praia. O que vcs me sugerem. Algum grupo conhecido, dentro da minha temática? Obrigado.
    Rogério Carvalho

    1. Oi, Rogério. Então me parece que você caiu no erro de entrar em muitos grupos de escritores. Eles são válidos também, claro, mas é interessante estar entre os leitores e pessoas que se interessam pelos seus temas também.
      É difícil te indicar algum grupo sem conhecer bem o seu texto, mas busque grupos que falem dos assuntos que você fala na sua obra, entre e participe de grupos de autores/livros similares aos seus também, é uma boa forma de começar a entender o público.

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *