Gerenciamento de redes sociais: 3 regras de ouro

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Sabemos que muitos são os escritores que planejam e publicam os seus próprios posts nas redes sociais, por isso hoje vamos compartilhar com você as nossas 3 regras de ouro para criar conteúdo para as redes sociais. Seja fanpage do facebook, conta do instagram ou twitter, essas regras se aplicam ao conteúdo como um todo. Está preparado, escritor?

Krissia Cruz

Regra de Ouro #1 Seja relevante

Sim, sabemos que você precisa vender livros e conseguir mais leitores, mas as redes são locais de priorizar o relacionamento. Saiba os assuntos que interessam ao seu público e publique conteúdos que agreguem valor. Posts sobre o mundo literário ou que envolvam o gênero da sua escrita como um todo são uma boa forma de diversificar os conteúdos. Não tenha medo de postar links para material que não é seu, se eles forem relevantes para os seus leitores. Em outras palavras, compartilhe aquilo que você gostaria de ver na sua timeline.

Fica a Dica:

Menos foto de livro, mais conteúdo relevante.

Regra de Ouro #2 Saiba o quanto postar

Consistência é tudo. Faça um planejamento de quantas vezes por semana pretende postar. Siga esse plano sempre lembrando da primeira regra – seja relevante. Costuma-se achar que o problema é postar pouco, mas postar demais também pode ser prejudicial se você acaba publicando coisas que não interessam aos públicos. Por isso, faça o seu planejamento levando em conta os diferentes tipos de conteúdo que vai postar nas redes. Em geral, recomendamos postar cerca de 3 vezes por semana no facebook e no mínimo uma por dia no instagram. Não são métricas fáceis de atingir quando a gente leva em consideração a primeira regra, mas conhecendo bem os seus públicos você consegue criar conteúdo que engaje. Aproveite também as ferramentas de agendamento para facilitar o seu dia a dia, postando automaticamente no facebook e deixando as fotos e caprinos prontas para postar nos horários de maior engajamento no Instagram.

>>Saiba mais sobre Planejamento para Redes Sociais

Fica a Dica:

Tenha um calendário de postagens.

Regra de Ouro #3: Internet não é lugar de discutir com leitor

Sabemos que as críticas podem ser difíceis de ler. Sabemos também que tem muita gente mal intencionada por ai, que não quer deixar comentários construtivos, só que atacar mesmo. De qualquer forma, internet não é lugar de discutir com essas pessoas, que vamos chamar carinhosamente de trolls.

Se você receber uma crítica honesta, construtiva, saiba ler, assimilar o que ela tem de útil e agradecer ao leitor pelo tempo gasto, tanto lendo o seu livro, quanto deixando o comentário.

Se receber uma crítica “do mal”, dos nossos queridos trolls, ignore. Respire fundo. Ligue para a mãe, para o melhor amigo, reclame muito para essas pessoas, mas não digite nada disso. Por favor. E no calor do momento, comuma resposta inadequada, o que era uma mera critica vira crise. Uma briga na internet vai ficar tão, senão mais, feia para você do que para o troll. Porque os trolls se escondem e você, caro escritor, tem uma marca a preservar.

Seja educado sempre. Aceite as crítica e veja como elas podem ajudar você escrever melhor, pensar melhor sobre o seu trabalho e esqueça todo o resto.

>> Se liga nesses outros erros que muitos escritores cometem nas redes sociais

Fica a Dica:

Não faça online o que não faria offline.

Em resumo:

Seja sempre relevante para os seus públicos, procure saber pelo que eles se interessam para criar conteúdos que de fato agreguem valor a sua marca enquanto escritor. Ninguém quer ver a capa do seu livro o tempo inteiro.

Ter um calendário de postagens é essencial se você quiser manter a qualidade e a relevância dos seus posts. Utilize as ferramentas de agendamento para conseguir manter-se no calendário sem ter que estar nas redes sociais todo o tempo.

Muita gente vai querer dar opinião sobre o seu trabalho. Não entre em brigas com aqueles que não gostarem dele. muitas vezes essas pessoas estão mal intencionadas mesmo. São os chamados trolls. Não alimente os trolls.


A gente sabe que o gerenciamento de redes não é fácil como parece. Exige bastante conhecimento do seu público e planejamento para manter-se consistente à marca relevante, mas seguindo essas 3 regras de ouro as redes podem ajudar, e muito, a alavancar a sua carreira de escritor.

E você, tem mais alguma regra de ouro que segue no dia-a-dia do gerenciamento dos seus canais? Conta nos comentários.

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