A Importância do Influenciador Digital para o seu Livro

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Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Cada vez mais, para muitos, a primeira ação do dia é acessar as redes sociais. Entre uma e outra foto dos seus amigos, você irá se deparar com alguma de um influenciador digital. Você sabe quem. E independente do seu estilo de vida ou gosto, vai ter um para qual você faz parte do público-alvo.

O que eles fazem?

Os influenciadores digitais são profissionais. Pessoas cujo emprego envolve engajar o público em torno de algo, como um serviço ou produto. Sabe aquela história de decidir a compra através de indicação? Pois então, é com eles mesmos.

Várias pesquisas indicam que as pessoas compram sim, mais produtos, influenciadas por indicações. Ou seja, esses profissionais são cada vez mais essenciais para o marketing, especialmente se tratando de marketing digital. Eles podem utilizar diferentes meios, ou plataformas. Seja através de blog, canal no YouTube, Instagram, etc, provavelmente você já foi influenciado por algum deles. Direta ou Indiretamente. E não tem nada errado nisso.

Como?

Essas pessoas conquistam grandes públicos através de conteúdo de qualidade, sabe aquele texto bem escrito? Uma foto bem pensada? Pois então. Eles sabem pra quem escrevem e como alcançar o público. E o melhor? Conseguem fazer isso em diversas plataformas. Então sim, o influenciador digital pode ser um ótimo blogueiro e youtuber, qualquer pessoa que interaja ativamente com o público.

Cada vez mais estamos confiando neles quando o assunto é consumir. Desde estilos e pacotes de viajem à peças de roupas. Passando, é claro, pelos consumo cultural. E o que o seu livro é mesmo?*

Ele vai vender pra mim?

Não, longe disso na verdade. O que ele (ou ela) vai fazer é justamente criar interesse pelo seu livro. Mas também não faz milagre. Não pense em sequer tentar contratar ou sugerir uma parceria para um influenciador digital se vocês têm público-alvos diferentes. Capaz de o profissional nem sequer aceitar, ou então você investir em algo cujo retorno não vai valer a pena.

É preciso se estar muito ciente de quem é seu público, quem eles “assistem” nas redes, qual formato de conteúdo é mais apreciado. Enfim, do que funciona para que a divulgação do seu livro possa ser eficiente. Pode ser que vocês (você +seu público) tenham influenciadores digitais em comum, ou não. Mas calma, para acertar basta pesquisar sobre os seus possíveis leitores. Depois, entre em contato com quem fizer sentido e negocie. Não precisa ser só profissionais com mega públicos, você pode (e deve!) começar de forma mais local por se dizer. Manda o seu livro pra aquele blogueiro parceiro de share de conteúdo que tem público em comum, negocie com quem tá crescendo junto com você. Dessa forma se pode ter mais alcance e mais vendas.

Quem sabe você também um dia vira um influenciador digital?

* Se você nos acompanha a algum tempo (#megaobrigada) deve ter respondido com “um produto”.

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