5 maneiras de utilizar o Link da Bio do Instagram

Posted on Posted in Instagram, Redes Sociais

Eu sou uma grande entusiasta do Instagram. É uma ótima plataforma para divulgar o seu trabalho e tem diversas formas diferentes de utilizar ele. Você pode mostrar usar para divulgação, para construir a sua marca, ou até para compartilhar seus textos mesmo.

Para 2018, uma das tendências apontadas pelos especialistas é que o ser perfil do Instagram se torne ainda mais importante, sendo o ponto central da sua marca. Ou como eles colocam:

Seu perfil do Insta é a nova homepage.

>>Para saber mais sobre como utilizar melhor o seu instagram em 2018, clique aqui!

Seja como você utilizar o seu Instagram, não esqueça que ele deve ser uma parte da sua estratégia digital, que, muito provavelmente, envolve outras plataformas. E se você tem outras plataformas, para dirigir seu público do Instagram para elas, você precisa saber utilizar bem os links.

Se você é uma dessas pessoas populares na plataforma que tem mais de 10k de seguidores: Parabéns! Você pode utilizar os links do stories, que são ótimos e rápidos para conseguir levar as pessoas para os seus conteúdos. Agora, se você como a maioria de nós, não chegou neste patamar ainda, você vai precisar aprender a utilizar melhor o Link da Bio!

Não vale deixar ele lá parado apontando sempre para a homepage do seu site, nem para o facebook. E se você é desses que nem utiliza o Link da Bio! Amigo escritor, vá lá mudar isso agora mesmo. De nada adianta ser popular no Instagram se ele não estiver fazendo parte da sua estratégia digital e dirigindo o seu público para outras das suas redes sociais ou conteúdos. Por isso hoje eu listei 5 maneira de você utilizar o nosso amado Link da bio!

Tenha em mente, no entanto, que não adianta apenas mudar o link sem informar os seus seguidores disso. Nós geralmente trocamos o link cada vez que fazemos um novo post no feed, ou quando compartilhamos alguns dos melhores trechos dos artigos aqui do blog no Stories da Escritor Publicado. E pode notar que nossos posts sempre vem acompanhados de um “Link na Bio” na nossa caption, é assim que os seguidores ficam sabendo que tem mais conteúdo de Marketing Digital esperando por eles aqui no Blog da EP.

Aliás, já nos segue no Instagram? Se ainda não, aproveita esse link: @EscritorPublicado

5 maneiras de utilizar o link da bio

#1 Dirija as pessoas para o seu site/blog

Se você é escritor, muito provavelmente tem um site, ou um blog onde compartilha novos textos, certo? Aproveite para direcionar o seu público do insta para seus novos textos. Vale deixar a página de blog, ou trocar o link sempre que houver texto novo.

#2 Chame as pessoas para curtirem a sua fanpage do facebook

Facebook é mais dinâmico em termos de conteúdo. Dá para postar textos maiores, criar eventos, etc. Grandes chances de que a sua fanpage esteja no centro da sua estratégia digital, então tente transformar os seguidores do insta em seguidores do facebook também.

#3 Direcione para a sua página de autor ou ebook na Amazon

Se você tem ebooks publicados na Amazon, precisa levar os seus leitores até lá, não é mesmo? Pois bem, então aproveite-se do link da bio sempre que fizer uma nova divulgação dos seus livros. Aproveite também para testar os diferentes links. É bem provável que a página de autor converta menos do que um link direto do seu livro na Amazon.

#4 Direcione para uma resenha do seu livro

Tem resenhas do seu livro na internet? Que legal! Ajude o blogueiro, youtube ou canal que fez a resenha, divulgando a resenha. Isso aumenta a visibilidade do canal e consequentemente, a sua. Não esqueça de marcar o IG do blogueiro ou youtuber, isso ajuda a aumentar o alcance das suas postagens.

5 maneiras de utilizar o link da Bio do Instagram

#5 Todos os anteriores

Se você buscava uma resposta “certa”. É essa! Você pode trocar o link da bio! Eu costumo trocar a cada dois dias, das contas que mantenho. A questão é o que o link da bio tem que estar alinhado com o que está sendo divulgado no seu feed. Fez um post sobre um novo livro na amazon? Termine a caption com “Link na Bio!” e troque o link. Também é legal usar parte da sua descrição para deixar claro qual o link está embaixo.

Vale lembrar que não adianta trocar o link da bio se ninguém souber que você fez isso. Sim, o link deve estar alinhado com os posts do seu feed. Fale sobre o seu link nas captions, faça posts de divulgação. Uma boa dica é usar um emoji para achar atenção na caption para o fato de que há um link novo na biografia. E não esqueça de utilizar um encurtador de links, que te ajuda a mensurar e deixa o link mais bonito na página também.

>Quer saber qual encurtador de Links que a gente costuma usar? Clique aqui!

 

DICA BÔNUS!

Como a maioria de nós mortais só tem esse Link da Bio para se divulgar, surgiram algumas ferramentas diferentes para você conseguir aproveitar mais o Link, agregando vários na mesma página.

Claro, você pode fazer isso gerando uma página no seu site ou blog e atualizando com os conteúdos mais relevantes, mas os agregadores, como o Linktr.ee são mais fáceis de manter atualizados. Se você quiser saber mais, veja esse post onde falamos especificamente sobre os agregadores de Links e como tirar o melhor proveito deles.

 


Em resumo:

O Instagram é uma plataforma cada vez mais importante na sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, o seu Link da Bio!, que é o único link para a maioria dos usuários, deve ser bem utilizado para converter seguidores em leitores.

Tenha em mente que você não precisa ter um link estático. Pode trocar ele a cada 2 ou 3 dias para dirigir seus seguidores para diferentes conteúdos. O importante é que:

  • O Link esteja alinhado com o seu post ou Story mais recente;
  • Você deixe claro na Bio qual o link que o seguidor vai encontrar abaixo;
  • Promova o seu Link da Bio nas captions da imagem do seu feed;
  • Utilize emojis para chamar atenção para o fato de que há um link na Bio!;
  • Utilize encurtador de links para conseguir mensurar quais links performam melhor.

 


Então, escritor? Pronto para utilizar o Link da Bio para converter seguidores em leitores? Já tem um plano de como vai utilizar essa ferramenta para divulgar os seus livros? Conta para mim nos comentários.

E se quiser outras dicas de Instagram, aqui estão outros posts preferidos sobre o Instagram.

O que postar no seu Instragram?

Como escolher o Influenciador Digital ideal para a sua marca?

Usando o Stories para solidificar a sua marca.

101 maneiras de divulgar o seu livro

Agregadores de Link para o Instagram e como tirar proveito deles.

 

Comments

comments

4 thoughts on “5 maneiras de utilizar o Link da Bio do Instagram

    1. Oi, Jean. O único link clicável é o da sua Bio no Instagram. Então coloque lá e na caption do seu post indique : Link na Bio! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *