Instagram: Como escolher o blogueiro ou influenciador digital ideal para sua marca

Posted on Posted in Instagram
 Neste sábado temos um guestpost especial para vocês falando sobre como escolher um influencer para a sua marca.

As redes sociais ganham milhares de adeptos todos os dias.  O avanço da tecnologia tem influenciado diretamente no crescimento das mídias digitais. As estratégias de marketing ganharam novos formatos e plataformas. O Instagram se tornou uma grande vitrine social de exposição de produtos. Marketing rápido e retorno quase que instantâneo, os anúncios realizados por influenciadores digitais e blogueiros se tornaram os preferidos de grandes marcas.

Dicas de moda, livros, jogos, gastronomia, truques de maquiagem, indicação de espetáculos e filmes, entre outras tantas. Com canais no YouTube, página no Instagram, Facebook, SnapChat, Twitter, Blogger, entre outras, os influenciadores digitais tem poder de alcançar milhões de pessoas em todo o mundo. Uma menção no Stories ou uma foto postada no Instagram, com apenas um click, esses blogueiros e influenciadores digitais tem o poder de engajar qualquer serviço ou produto.

Se você tem dúvidas de como escolher o ideal para representar a sua marca, então leia as dicas a seguir:

  1. Escolha de acordo com a segmentação

    Imagem de autoria de: http://bit.ly/2flSdLn

    O primeiro passo é analisar qual o nicho de mercado que o influenciador está inserido.  Além de como ele se comunica e qual tipo de público ele atrai. É difícil fazer uma parceria de negócio de moda com um blogueiro literário, ou então engajar uma rede de Fast Food com um influenciador fitness. Por isso é muito importante conhecer a celebridade com a qual irá trabalhar.

  2. Escolha de acordo com a credibilidade

    É importante pesquisar e conhecer o histórico do influenciador. Tome bastante cuidado com postagens antigas, pois diversos influenciadores sofreram com revelações polêmicas de textos, fotos e vídeos realizados no passado. Mesmo que a celebridade tenha evoluído com o tempo, é preciso ter cautela para que um erro antigo não venha a causar desconforto para o público de sua marca.

    Por isso, você precisa manter o maior alinhamento possível entre sua marca e os valores passados pelo influenciador, analisando a identificação e confiança que ele tem sobre seus seguidores.

  3.  Defina a mensagem que quer passar

    Definir a mensagem que o influenciador irá passar e quais os meios e recursos que serão utilizados é muito importante. Muitas empresas procuram enviar seus produtos, os chamados “recebidos”, para serem exibidos em vídeos ou através do Stories, sem custos publicitários. Essa é uma oportunidade de exposição de produto e marca, mas é importante selecionar bem o que irá enviar, para que a aposta dê certo, o influenciador goste do produto, e você seja recompensado com a publicação.

Um anúncio que deu certo!

Imagem de autoria de: http://bit.ly/2wsQHNh

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, a ex-BBB Adriana Sant’Anna se tornou uma grande influenciadora digital. Ela  partilha a sua vida não apenas através da rede social, mas também por um aplicativo que leva seu nome. O anúncio da segunda gravidez da celebridade foi feito através de uma postagem publicitária. O interessante é que essa influenciadora passa confiança dividindo suas realizações pessoais com o público. E é exatamente isso que as marcas precisam buscar: estar presente no momento certo da vida da celebridade para que uma maior quantidade de pessoas sejam alcançadas.


Daniel Vargas é empresário, blogueiro e jornalista. Ele escreve no ideias.me e no startupms.com.br/. Essa semana ele fez um guestpost sobre como escolher o influencer certo para a sua marca.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *