Engajamento: O que é e como melhorar o seu!

Posted on Posted in Redes Sociais

Escritor você já deve ter ouvido falar de engajamento aqui no blog, mas já se perguntou o que era?


Mais do que ato de engajar, o engajamento nas redes sociais é uma ação de conexão entre o seu público e o que você publica. Entre seus leitores e a sua marca.

O engajamento mostra  a realidade do relacionamento entre você e seu público. Além das métricas, que são sim importantes, ele mostra a importância e relevância do conteúdo publicado para quem lhe acompanha.

Se trata da  influência, intimidade, a interação e o envolvimento do seu público. E isso não tem preço.

Como assim?

Simples. Através dos resultados e da interação como um todo, o engajamento te apresenta o quão o seu próprio público está presente, valorizando o conteúdo que é criado.

Através de mensuráveis de likes, compartilhamentos, comentários, visualização é possível perceber como o público reage com a sua marca. Com o seu trabalho. E isso é essencial para qualquer carreira de escritor. Por isso, hoje compartilho como você pode melhorar de forma orgânica o seu engajamento!

Dicas de como melhorar o seu engajamento!

Basicamente são 5 pilares: conteúdo inédito, conteúdo de qualidade, bom posicionamento, compreensão do cliente e presença!

Conteúdo inédito

Criar conteúdo inédito é essencial para se ter um bom engajamento. Não adianta ficar fugindo, copiando conteúdo do colega (o que pega super mal) ou só compartilhar conteúdo de terceiros. O conteúdo nas suas redes deve ser inédito para chamar mais atenção. Claro, compartilhar (com os devidos créditos) é super importante e ajuda muito na hora de ampliar e manter o engajamento. Mas o público está ali mesmo pois tem interesse na sua escrita, por isso, é super importante ter um conteúdo inédito.

Conteúdo de qualidade

Não adianta criar conteúdo, programar, deixar tudo organizado se o seu conteúdo não tem relevância ou não tem qualidade. Daí você acaba só por se complicar. Por isso, é bom sempre buscar ter uma curadoria do que você irá fazer e até mesmo um planejamento de como e quando as publicações vão ser feitas. Com isso você acaba por construir um bom branding para a sua marca de autor. E ainda aumenta o seu engajamento.

Bom posicionamento

Já tratamos antes de posicionamento no blog. Qual a imagem que você quer que a sua marca tenha? Pense nisso. A sua comunicação, as suas publicações, posts, textos, etc devem seguir uma mesma linha. Pois isso mostra o seu posicionamento. Ter tal bem estabelecido mostra que você sabe o que tá fazendo, passa confiança e aumenta o seu engajamento. Mágico não?

Compreensão do cliente 

O cliente deve ser ouvido. Ponto. No caso aqui é o leitor. Mas igual. Já mencionei previamente no blog e no e-book, mas não custa relembrar: “Por algum motivo, entre todas as opções de leitura, alguma pessoa escolheu ler o seu livro. Por isso, trate ela com respeito.” E, mais do que respeito, cuidado. Compreensão. Saiba interpretar o que o seu leitor quer, curte, não curte, o que faz ele ri e o que faz ele sair de uma publicação. Isso vale ouro quando se trata de comunicação e mais ainda quando falamos de engajamento. Pois é compreender o que vai fazer ele ficar na sua publicação, clicar no link, compartilhar a sua publicação. Por isso, tente sempre compreender o seu cliente, ele é de extrema importância.

Presença

Presença, presença, presença. Essencial na hora de manter o engajamento. Afinal, se você não mantém a sua presença ele despenca. Sim, mas não se desespere. Manter a sua presença é muito fácil, você pode usar diferentes ferramentas para gerenciar as redes sociais, como o Later. E mais do que manter a presença, através da constância nas redes sociais, é importante se manter presente como interlocutor. Estar presente para responder e curtir comentários. Saber responder a qualquer possível polêmica, agradecer quem elogia. Enfim, se manter estável e presente nas redes.  Pois mostra que você se importa, que você valoriza o leitor, quem lhe acompanha. Mais do que só manter o engajamento, é manter um bom relacionamento com o quem te segue. E isso é essencial.

Tudo pronto?

Agora você já sabe o que é engajamento e como melhorar o seu. Claro, você pode sempre criar novas formas de engajar mais o seu público, como por exemplo: fazendo sorteios, distribuindo códigos exclusivos para quem é mais ativo nas redes, etc. Mas o básico é isso. Me conte nos comentários o que você achou e se você já sabia como melhorar o seu engajamento

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *