O que é o Skoob e como ele pode ser útil para os escritores.

Posted on Posted in Redes Sociais

Já mencionamos aqui a importância de se usar plataformas de rápida interação.E entre tantas oportunidades que o Wattpad, YouTube, grupos no Facebook e Instagram  promovem para os escritores, não podemos deixar de lado o Skoob. Sim, a rede social para leitores pode ser muito útil para os escritores.

Mas o que é o Skoob?

Rede social brasileira voltada para leitores, a plataforma serve como uma grande estante virtual. Ela possibilita diferentes tipos de interação. Desde colocar livros que você curte, quer quer ler, que já leu em uma estante à inclusive troca de livros. Tudo, com muita interação. A plataforma deixa todas as suas leituras organizadas, ou seja, facilita muito inclusive quem tem metas de leitura ou quem lê determinadas obras devido a pesquisa, como os escritores.

Como utilizar?

O Skoob é mega tranquilo de se usar. Por ser uma plataforma brasileira, o conteúdo já é no nosso idioma. O que, na minha opinião, já torna toda a experiência do usuário mais fácil. Para se cadastrar você tem que ir no site, encontrar o menu “Entrar” criar um cadastro simples por email ou Facebook.

Depois disso você vira um “skoober” e pode começar a adicionar livros na sua estante e convidar amigos, por exemplo. Para o primeiro basta ir no mecanismo de busca que você irá encontrar os mais diversos livros. O que é interessante na plataforma é que ao fazer a montagem da sua estante literária você pode não só colocar se leu ou se ainda quer ler os livros. Mas também selecionar os que deixou pela metade e a sua opinião sobre os livros, marcar quais são seus favoritos, fazer resenhas e anotações enquanto lê e avaliá-los também. Isso contribui para que outros leitores também conheçam mais sobre as obras. Ou até queiram fazer troca de livros com você.

A parte mas social, de interação, da plataforma se encontra em em dois pontos: A troca de livros e os grupos. Na primeira você pode escolher com quem trocar e por qual livro também. Já os grupos literários são ótimos para interagir com pessoas que compartilham o gosto pela leitura, o que sempre é legal. Você pode inclusive fazer amizades com pessoas que possuem a mesma afinidade literária. Há também a possibilidade de seguir os seus atores e editoras favoritos. E participar de sorteios. Sim, sorteios. O Skoob quase sempre tem algum sorteio acontecendo, para isso você só precisa estar cadastrado na plataforma, ir em “Participar dos Sorteios”e escolher do sorteio de qual livro você quer participar. Super tranquilo.

Outro ponto bem legal da plataforma é que há a aba de “Meta de Leitura”. E se você nos segue no Medium, já sabe que estou no desafio de 52 livros em 52 semanas. O que é difícil, mas realizável. Além da meta da própria plataforma que é bem ambiciosa (1.507.678 livros ou 528.417.838 páginas) você pode ir adicionando os livros da sua meta pessoal conforme for terminando de ler.  E usar os grupos e as trocas de livros para alcançar o seu objetivo.

Qual a importância para os escritores?

Para muitos escritores a principal importância do Skoob é: organizar as leituras e interagir. Certo? Certo. Especialmente se você não lançou ainda algum livro. Mas também há a possibilidade de você adicionar autores. Para fazer isso é preciso que tal possua o ISBN. Ou seja, se você já possui um, pode se cadastrar. Demora um pouco para que o autor apareça no sistema, mas já uma forma de ampliar o seu público e também fazer com que o leitor tenha mais confiança no que você produz.

Além de servir como um ótimo cartão de visitas para quem busca conhecer o seu trabalho como escritor, a plataforma também pode ser muito útil para realizar pesquisas para os seus livros. Desde relacionado ao desenvolvimento da própria história, passando por estilos de capa, títulos, sinopses, enfim. Tudo pode servir como pesquisa.


O que acharam do Skoob? Possui uma conta na rede social? Se sim, compartilha com a gente!

Comments

comments

2 thoughts on “O que é o Skoob e como ele pode ser útil para os escritores.

  1. Já estou no Skoob como leitora e como escritora. Mas ainda não encontrei grupos animados para participar. Também acho que é um lugar ótimo para se divulgar, pois quem está lá realmente gosta de ler. É só uma questão de conseguir filtrar seu público-alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *