O Wattpad e como ele é importante para os escritores.

Posted on Posted in Redes Sociais

Você escritor certamente já leu algumas vezes sobre o Wattpad. Só aqui no blog falamos dele 3 vezes (aquiaqui e aqui). Então sim, essa comunidade voltada para a publicação online é muito importante para todos os escritores. Independente da forma como eles sonham em ter os seus livros publicados.

Mas o que é o Wattpad mesmo?

A comunidade digital, totalmente gratuita, é uma plataforma. O seu formato e o fato de estar disponível em site e em aplicativo, incentiva a leitura e a publicação de contos, poemas, histórias e demais gêneros narrativos. Conta com diferentes tipos de leitores, escritores e ultimamente profissionais do mercado editorial.

Como ele funciona?

Para começar a publicar é necessário criar um login e senha no site. Depois é só atualizar o perfil e começar a buscar e publicar histórias. Por ser uma ferramenta que funciona tanto em site quanto aplicativo facilita  para quem trabalha muito durante o dia tem pouco tempo para atualizar, pois dessa forma basta ir escrevendo em um bloco de notas do celular e ir publicando no app.

Além disso, a plataforma é estruturada para que seja possível interagir com outros escritores e leitores. O que também é muito bom para um escritor, pois o feedback e contato com quem realmente leu e acompanha o trabalho realizado sempre contribui para o aprendizado e melhora da nossa escrita.

Interação+ Frequência

Por ser uma plataforma segura e amplamente conhecida é um dos principais lugares para se conseguir visibilidade e contato com outros escritores e leitores. Já inclusive indicamos aqui no blog como você pode ir publicando a sua obra. O combo interação e frequência são as chaves do sucesso no Wattpad.

Atrair um bom público leitor é justamente o resultado que se pode obter ao conhecer a ferramenta e utilizá-la a favor do seu tipo de escrita. Por isso a importância da plataforma, pois a interação entre quem lê e quem publica é maior. E nunca se sabe quem vai estar lendo não é?

Você pode e deve buscar ampliar um pouco mais as possibilidades da plataforma. Uma forma de fazer isso é conectar alguma rede social na página do autor ou nos textos para que o leitor saiba aonde encontrar mais informações ou mais histórias. Fácil não? Além disso também é mega importante aproveitar as partes de community que estão disponíveis na plataforma como premiações, concursos, clubes e desafios de escrita. São justamente esses meios que podem fazer você ser notado por editoras e empresas, como já foi o caso de alguns escritores.

Então, o que acharam? Quem ainda não tinha se rendido ao Wattpad e agora já está com o link separado aí? E quem já tem, qual último texto que você publicou? Compartilhe com a gente!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *