Por que você não tem novos leitores? E como resolver isso!

Posted on Posted in Marketing Literário, Redes Sociais

Você procura conhecer os seus públicos, se planeja, cria conteúdo original, descobre o melhor horário para publicar nas redes e mesmo assim não consegue ter novos leitores? Calma aí escritor. Pare e reflita um pouco sobre a situação. Faça uma lista de o que você está fazendo e também como está executando essas tarefas. Separe tudo de forma micro, anotando cada detalhe, cada data e, claro, cada resultado. Garantiu que o básico não está faltando. Então segura aí o papel e a caneta e não desiste do marketing digital para escritores por favor.

Algumas vezes é questão de tempo, outras de ter oportunidades, ou até mesmo de de saber como aproveitar tais quando elas estão apresentadas na sua frente. São inúmera situações, cada com seu respectivos pesos e fatores decisivos. Mas de qualquer forma, o importante é se manter presente, ativo, sempre buscando novas soluções.  E nesse texto eu vou lhe explicar justamente como você pode se valer de diferentes técnicas e ferramentas para encontrar o seu público, ter novos leitores e com isso aumentar o alcance dos seus textos, publicações e (claro!) livros.

Se você está fazendo tudo certo a questão não é mais o que falta fazer e sim o que você pode fazer a mais.

Se você já faz o básico, ótimo. Agora é questão de fazer mais. Nessas horas é muito importante lembrar dos seus objetivos e das suas metas. Saber aonde você quer ir e como chegar lá é o básico na sua jornada de escritorAinda mais em um mercado tão competitivo como o literário. Por isso relembrar qual caminho você está trilhando é essencial.

Caso seja necessário, anote em um canto do papel o que está sendo feito e em outra ponta as metas e objetivos. A partir disso comece a separar o que você pode fazer a mais. Sabe? O que você pode fazer hoje que você já não faz? Aquilo que pode começar a ser feito hoje e que vai te dar destaque? Pode ser algo simples, como começar a usar novos filtros no Instagram ou responder mais rápido as suas mensagens inbox da fanpage. Você decide. A importância é fazer mais e se manter constante, não adianta fazer uma coisa nova em um dia se no dia seguinte você não vai conseguir manter.

 

Faça melhor

Uma vez ouvi uma profissional que eu admiro muito falar: “Faça sempre o melhor, mesmo que a sua tarefa seja pequena e aparentemente simples. Se for para checar planilha, que seja para que todas as suas planilhas estejam certas.”  E isso me marcou muito. Não só pelo preciosismo, que muitas vezes gosto de empregar, mas porque se você já faz mais, faz sentido o próximo passo ser fazer melhor. Com mais qualidade. Muitas vezes, é necessário empregar só mais vontade.

Para isso você deve analisar o que você está fazendo e como pode melhorar. Tudo é um processo, elementos que juntos podem contribuir para que você tenha uma carreira de sucesso. Você está começando a fazer algo novo e isso requer tempo. Tanto para solidificar o processo quanto para conseguir mantê-lo como parte da sua rotina diária.

E é muito importante fazer isso sempre, com cuidado, claro, para não cair no excesso, como forma até de se auto nivelar. Saber como está sendo feito e como melhorar, como ter mais qualidade e observar a resposta dos seus leitores. Isso chama a atenção de todos. Fazendo com que  quem lhe acompanha pelas redes ou nos seus livros se sinta de certa forma valorizado e e faz com que outros possíveis leitores passem a te seguir. Pois você acaba por entregar mais qualidade pelo mesmo “valor”. E faz com que você se destaque.

Foco

Algo que se aprende com o tempo é que ter foco é o mínimo para se ter qualquer tipo ou forma de sucesso. Pessoal, profissional, físico, etc. E com a escrita e com o marketing digital  não é diferente. Mais do que fazer mais e melhor é preciso saber focar no que você está fazendo. Agindo com propósito, determinação. Além de, claro, te poupar tempo é uma ótima ferramenta para conciliar a vida de escritor com a sua outra profissão ou mesmo com outros afazeres.

E como entra a parte de ter mais leitores? Simples. Através do foco você vai conseguir se dedicar mais ao que realmente é importante. Conseguindo assim traçar metas mais claras e realísticas com o que você consegue entregar, podendo assim se dedicar a escrita, inclusive melhorando-a.  E com isso, vai conseguir chamar mais atenção de leitores, pois vai estar entregando conteúdo de forma mais eficiente e até com mais qualidade.

Constância, sempre.

Não adianta fazer mais, melhor, com foco se você vai aparecer na timeline do seu público uma vez por semana. Desculpa, mas isso não dá certo. Pelo contrário, só passa que você não é profissional. O contrário do seu objetivo, não é mesmo?

Ser constante é mais do que estar “ali”, online. É fazer publicações, responder comentários, tirar dúvidas por inbox ou responder direct no Instagram. E claro, cuidar do seu e-mail. Estar constante é tudo em tempos de hiperconectividade. Pois mostra que mais do que só vender ou divulgar você se importa, você fez a escolha de estar presente. Que não é uma marca passiva, controlada por robôs. E sim por uma pessoa. Transparecendo assim o lado humano da marca. E isso faz com que os leitores se identifiquem com você, te indiquem para os amigos, curtam, compartilham. Podendo muitas vezes te ajudar a furar a bolha, algo que vamos ver a seguir.

 

Fure a bolha

Em épocas de mudanças de algoritmos, de redes sociais que permitem adicionar quem você conhece em outras plataformas, furar a bolha é básico. Muitas vezes é a única forma como você vai conseguir tem um alcance e engajamento significativo, um público que lhe entenda. E que participe de verdade, interagindo, comprando livros, compartilhando postagens. E sabe como você faz isso? Criando campanhas, com anúncios direcionados para o público que você definiu e que lhe traz retorno.

Furar a bolha não é difícil, muito menos caro. Você pode fazer com um investimento de três reais por dia nas redes sociais, por exemplo. E claro que planejando de forma eficiente você consegue criar uma campanha que abranja um bom público, talvez até maior que você imaginou. Que ultrapasse aquelas pessoas que você conhece ou ouviu falar, aumentando o alcance das suas redes.

Dessa forma você acaba por atingir mais pessoas, leitores. Que podem acabar por se engajar e seguirem assíduos acompanhando o seu trabalho, as suas publicações e inclusive eventualmente comprarem o seu livro. E é isso que você quer, não é mesmo? Leitores, muitos.


Fazer melhor, mais, com foco, constância e furando a bolha. Não é uma fórmula mágica, mas contribui muito para se ter mais leitores. Depois de começar, é só continuar. Tem alguma dica que faltou no post? Se sim, deixa para a gente nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *