Usando Stories do Instagram

Posted on Posted in Instagram, Redes Sociais

Eu adoro o Instagram, adoro mesmo! Me divirto com ele e vejo muitas vantagens em trabalhar no Insta: as interações são mais orgânicas, é mais fácil conseguir seguidores e impactar pessoas. Por outro lado o conteúdo para o feed do instagram é um dos mais trabalhosos. Claro, já temos a nossa rotina instalada aqui, mas ele requer um cuidado estético maior e um bom planejamento.

Nem sempre conseguimos nos antecipar aos assuntos como o Insta requer para manter o feed bonito. Ai é que está a beleza do Stories, conseguir aproveitar essa audiência grande do Instagram para criar conversa e interagir de forma mais solta, em tempo real e sem tanta preocupação estética.

Sabe aquela foto que você tira, mas não tá muito dentro da sua branding? Posta no Stories! Não precisa ser tão cuidadoso com ele porque os conteúdos morrem em 24 horas. É um canal de interação rápida, que pode ser usado em conjunto com o conteúdo mais estruturado do seu feed. Os vídeos são curtinhos, tem até 15 segundos cada, mas você pode fazer vários deles sobre um mesmo tópico. Se o assunto for muito longo, existe o igtv.

Saiba mais sobre o IGTV

Conteúdo para os Stories

O conteúdo que mais se destaca é, sem dúvidas em vídeo, então vale a pena apostar. Principalmente se você estiver disposto a perder a vergonha e interagir com a câmera. Pessoas gostam de pessoas não tem jeito. O que gera mais engajamento é ver alguém ali falando com você, como se fosse seu amigo dentro da sua casa.

Caso você ainda não esteja tão familiarizado com a câmera, ou precise lançar conteúdos de outros tipos, também tem muitas formas legais de criar conteúdos com imagem e texto para os seus stories. Eu recomendo que você tenha alguns fundos prontos, ou uma estética definida para esse tipo de conteúdo. Um teste que funcionou melhor que o esperado para nós, foi crônicas e textos não muito longos em stories, como se fossem slides. Teve uma interação bem legal e alcançou públicos que talvez não fossem até os site ler o completo se não tivessem aquele aperitivo.

Ferramentas de Interação do Stories

São muitas as ferramentas feitas para engajamento no stories. Enquetes são maravilhosas e podem te ajudar a tomar decisões sobre o que postar, ver os assuntos nos quais o seu público tem mais interesse. Além da enquete as caixas de perguntas são minhas queridinhas. Elas permitem uma interação orgânica muito legal com o seu público.

Seguido perguntamos o que vocês estão lendo e quais as dúvidas tem sobre marketing nos stories lá do instagram da EP. Elas nos ajudam a interagir mais diretamente com vocês e a ter ideias de conteúdos que podemos abordar nas redes, no site e nos nossos produtos. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Criando conteúdo para o Stories

Bem, cada um tem suas preferências na hora de criar conteúdos. O importante a ter em mente é que se a criação de conteúdo for um fardo, você vai produzir menos e ter menos interação. Lembre-se que o stories vai ser apagado em 24h (a menos que você deixe em destaque) e pegue leva com as cobranças. A ideia é mesmo ser mais orgânico. Dá para fazer um conteúdo legal usando as ferramentas nativas do instagram.

Dito isso, se você está planejando uma série de stories para apresentar seu novo livro, ou se apresentar para os leitores, por exemplo, existem várias ferramentas que podem te ajudar.

A mais conhecida e que nós indicamos seguido por aqui é o Canva. Nosso queridinho tem vários temas prontos para você usar e abusar. Para criar histórias com imagem e texto no seu story eu recomendo também o unfold, que tem um design bem simples que vai deixar suas palavras e fotografias se destacarem. Para fazer vídeos em que o destaque seja o texto, existem duas ferramentas gratuitas muito boas, o hype type e o type art. Nelas você pode combinar vídeos e imagens com animações pré-prontas em texto.

Por último, o app que eu mais utilizo é o InShot. Um app bem versátil, fácil de usar para fazer montagens simples quando a gente está com pressa, mas quer compartilhar algumas coisa. Ele tem os tamanhos para story, permite fazer colagens, colocar fundos e usar texto. Bem funcional. Também permite editar vídeos e colocar textos. Tem funcionalidades no plano gratuito que muitos apps só liberam pagando.

Inshot para iOS       Inshot para Android

Além desses existem muitos apps para criar vídeos para os stories, a maioria você consegue testar por 3 dias sem pagar, mas os valores dos programas são bem altos. Eu prefiro fazer coisas mais complexas usando editor de vídeos mesmo, basta colocar a proporção 9:16 e deixar a criatividade rolar.

Hashtags e Localização

Uma boa forma de você ter o seu conteúdo descoberto é usar e abusar das hashtags e da localização dos seus stories. Foi viajar, ou está falando sobre algum lugar específico? Marca que muitas vezes as pessoas assistem stories dos lugares. A mesma coisa vale para #, pois muita gente segue hashtags específicas. Essa é uma forma de você chegar até pessoas que ainda não te conhecem.

Mensuração

Se você acompanha nosso blog, sabe que mensuração é papo sério aqui. Caso você ainda não tenha uma conta de marca no insta, corre agora para fazer isso. Não adianta a gente planejar conteúdo sem saber se ele está ajudando a cumprir nossos objetivos.

Mais sobre Instagram aqui!

Se você já tem uma conta de marca, os stories vão aparecer, mesmo depois das 24h na sua aba de conteúdo para que você possa ver as estatísticas, embora a lista de quem visualizou desapareça. As respostas a enquetes e perguntas ficam disponíveis também.

Isso é bem importante especialmente para enquetes. Você pode por exemplo, perguntar quem quer receber um desconto para o seu livro e enviar para todo mundo que votar “SIM”. É uma forma de segmentar quem leu e se interessou pelo assunto.

Destaques do Stories

Bom, já faz uns anos que eu digo que o Instagram é sua nova homepage e, por isso mesmo, os destaques dos stories são tão importantes. Eles permitem o usuário que está chegando agora no seu perfil saber do que se trata, ter uma noção dos conteúdos que você costuma postar e ver o que você lançou ou escreveu de mais recente mesmo que você não tenha novos stories naquele dia. Pense estratégicamente sobre o espaço dos stories e, sim, faça capinhas para os destaques.


E você, Escritor, como usa os Stories? Tem alguma dúvida? Usa algum app que a gente não comentou e quer recomendar? Conta para a gente!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *