Todas as ferramentas que você precisa para fazer o seu instagram bombar!

Posted on Posted in Instagram, Marketing Literário, Redes Sociais

Eu venho falando bastante de instagram aqui no blog da Escritor Publicado, por dois motivos: o primeiro é que é uma rede que eu realmente gosto de trabalhar, o segundo é que aponta-se o Instagram como a rede que mais vai crescer esse ano, sendo inclusive chamada de sua nova homepage, como você pode ver neste texto aqui.

Para muitos escritores, no entanto essa ainda é uma rede difícil de gerenciar. Instagram requer tempo, imagens de qualidade e um conteúdo realmente atraente. Além disso, é necessário muita interação para conseguir ganhar seus novos seguidores e leitores.

>> O Instagram é a nova Homepage

Pensando nisso, hoje eu separei para vocês algumas das ferramentas que nós utilizamos para criar conteúdo e gerenciar as nossas contas de instagram. Sim, no plural, pois além das contas pessoais e as da EP, nos fazemos esse serviço para alguns clientes. Por isso mesmo que eu garanto que essas ferramentas ajudam – e muito.

Ferramentas para Criação de Conteúdo para o Instagram

Criar conteúdo para o Instagram é uma tarefa que requer bastante dos autores, especialmente aqueles não tem uma familiaridade com editores de imagem. A boa notícia é que existem vários aplicativos gratuitos que você pode utilizar para criar imagens de qualidade, que sejam atraentes para os seus seguidores.

Canva

Essa é uma ferramenta que já recomendamos diversas vezes. Tem vários modelos, não apenas para o Instagram, mas para todas as suas mídias sociais. É online, tem plano gratuito e te ajuda na criação de conteúdo tanto te entregando modelos quase prontos para postar quanto permitindo muita customização.

Para quem não sabe mexer com editores de imagem, como photoshop, é uma mão na roda. A ferramenta é fácil, intuitiva e gratuita.

Canva: https://www.canva.com/pt_br/

Pablo

Costumamos brincar que o Pablo foi o nosso primeiro estagiário aqui na Escritor Publicado. É uma ferramenta bem simples, até um pouco limitada, mas que te ajuda quando você precisa fazer aqueles posts rapidamente. Tem alguns filtros pre programados, você pode mudar as fontes (vem com algumas opções de fontes mais comuns) e já dá para compartilhar direto através do Buffer (vamos falar dele mais adiante). A maior sacado do Pablo é que ele busca para você imagens de alta qualidade em bancos gratuitos. Ou seja, ele simplifica o trabalho de busca de imagens. Para isso você tem que fazer as buscas em inglês, mas nada que o Google Translator não faça por você.

Pablo: https://pablo.buffer.com

Grids

Sabe aqueles posts de mais de uma foto, que lado a lado gera uma só, pois então eles são os posts em grid. Para você não enlouquecer tentando montar no seu editor de imagens, recomendamos o Grid. Um aplicativo fácil que te ajuda a criar e postar os seus grids no instagram. Claro, no gratuito, você vai usar o logo.

Grids na Apple Store

Não disponível para Android. Aqui tem uma lista de apps similares. Tem alguma para nos recomendar, deixa um comentário.

Ferramentas para criação de conteúdo on the go

ColorStory

O insta é cheio de filtros para as suas fotografias, mas as vezes a gente precisa de algo mais. Para isso serve o ColorStory, que tem várias opções de filtros para você dar aquele up nas suas fotos. Além disso, ele te permite um tratamento de imagens mais mão na massa, criando as suas próprias referências de cor, saturação, vinhetas e tudo o que você precisa para criar a sua estética no instagram. Uma dica: salve as suas preferências para utilizar em todas as fotos.

ColorStory na Google Play

ColorStory na Apple Store

Phoster

Sabe quando você quer colocar uma frase por cima da imagem, mas não tem tempo de pegar o computador? Pois então, o aplicativo Phoster salva a vida nessas horas. Tem várias opções pré-prontas e permite bastante customização. Excelente para compartilhar uma frase do seu livro no instagram.

Phoster na Apple Store

Não disponível na Google Play. Tem alguma sugestão de app para Android? Conta para a gente nos comentários!

Legend

Legenda é uma boa pedida para quem quer fazer vídeos simples, com base em texto, para o seu instagram. Ele tem algumas animações prontas, opções de fonte e você pode upar a sua própria imagem. Fácil de usar e você pode ter um vídeo para o seu insta em questão de minutos.

Legend na Google Play

Legend na Apple Store

Gerenciadores de Conta para o Instagram

Bem, como você sabe, é necessário manter a freqüência de postagens nas suas redes sociais, se você quiser manter a sua audiência. Para isso, faz-se necessário se planejar com certa antecedência. A maior vantagem de ter conteúdo pronto é que você pode agendar e não precisa estar disponível na hora para pensar no texto e na foto e tudo mais. Concentrando os seus esforços, fica mais fácil manter uma conta com conteúdo legal.

Para isso, existem os gerenciadores. E, o melhor? O Instagram está mudando a sua política e muitos deles já podem postar diretamente. Nada de receber aquele aviso mais.

Dois gerenciadores que utilizamos e recomendamos são:

Later

O Later é bem focado no instagram mesmo. Inclusive ele tem ferramentas para previsualização de posts e gerenciamento de hashtags que facilitam muito a manutenção do seu feed. Afinal, queremos um feed bonito, não é, escritores?

O Later tem um plano gratuito que te permite agendar 30 postagens/mês. Para além disso, ele é pago. Mesmo neste plano, você já consegue garantir aquela postagem diária que tanto recomendamos.

Later: https://app.later.com

Buffer

O buffer serve para agenciar várias redes sociais. Facilita muito a vida se você tem contas em várias delas. Te permite inclusive agendar o mesmo post para mais de uma, mudando os textos e tudo mais.

A desvantagem é que tem que investir nessa ferramenta para ela de fato te ajudar. Os planos começam em 8 dólares mensais e atendem as principais demandas dos escritores nas redes sociais. Vale a pena se você já tem uma audiência e estes investindo em fazê-las crescer.

Buffer: https://buffer.com

Para gerenciar os seguidores do Instagram

O que acontece no instagram é que a melhor forma de conseguir novos seguidores quando você está começando é seguindo mais pessoas. Só que o instagram tem um limite de contas que cada perfil pode seguir. Ou seja não dá para sair seguindo os outros como doido. Nem pega bem!

Para manter a sua conta em crescimento é necessário então um aplicativo que te ajude a gerenciar esses seguidores, ou seja, ver quem está te seguindo de volta, quem mais interage com você e principalmente ver aqueles que você segue, mas nunca te seguiram de volta. Para isso temos os aplicativos abaixo.

Followers

Ai, Followers, meu novo amor! A interface é bem simples, ele tem até uma carinha de anos 90, mas entrega tudo o que você precisa para gerenciar os seus seguidores. No plano gratuito, ele mostra quem começou a te seguir, quem deixou de te seguir, quem não te segue de volta e quem te segue, mas você não segue de volta (aquelas pessoas que são só amor!). Recentemente eles tiraram a opção de seguir/deixar de seguir direto pelo aplicativo – exceto para os planos pagos. Ainda dá para ter uma noção da sua audiência e saber quem você deve deixar de seguir.

Os planos começam em R$6,50 e desbloqueiam outras ferramentas dentro do aplicativo.

Followers na Apple Store

Followers na Google Play Store

 

Reports+

Essa é uma ferramenta bem completa, que estamos avaliando aqui. Ele mostra também quem seguiu, deixou de seguir, quem não te segue de volta e quem te segue, mas você não segue de volta. A diferença é que ele te deixa deixar de seguir mesmo no plano gratuito. No entanto, o que as pessoas mais gostam nesse aplicativo é a ferramenta que mostra os novos espectadores de perfil. Ou seja, aquele povo que vai lá no seu perfil dar aquela visualizada básica. Você vai se surpreender com q quem aparece por lá (ou não, né?!).

Reports + na App Store

Reports + na Google Play Store

O Link da Bio!

Linktree

Se você acompanha o blog da Escritor Publicado, sabe que o Link da Bio é precioso na sua divulgação pelo Instagram. Só que ter um link de cada vez complica, não é mesmo? Bem, para isso temos o Linktr.ee. Ele é gratuito, fácil de usar e com um tema amigável para mobile. Ou seja, virou nosso favorito por aqui.

>> Para saber mais sobre como utilizar o Link da Bio, clique aqui!

Basta entrar no link abaixo, fazer o seu cadastro e colocar todos os seus links. Depois cole o link que o aplicativo gera para você no seu link da bio e voilá, você pode direcionar os seus seguidores para vários links.

https://linktr.ee/


Então, escritor, pronto para bombar seu Instagram esse ano utilizando essas ferramentas? Nos conta qual a sua preferida nos comentários!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *