5 Dicas para interagir com o seu público no Facebook

Posted on Posted in Facebook, Uncategorized

Aqui na Escritor Publicado sabemos a importância que tem a interação do escritor com o seu público. Seja no Facebook, no Instagram, ou até mesmo respondendo a emails, se mostrar solícito e presente é muito importante para quem trabalha com o público.

Mas como estar presente? Como vou saber é muito ou pouco?

Há uma linha tênue e ela é determinada pelo seu público e claro, pela sua vontade. Você precisa estabelecer um meio termo mas ao mesmo tempo ainda responder o seu público. Interagir não é “algo novo” que os escritores devem fazer. Mas, nos últimos anos tem tomados novas proporções. Ainda mais com as redes sociais.

Pensando nisso eu separei 5 dicas para você interagir com o seu público no Facebook

  1. Não mendigue likes, compartilhamentos ou afins;

    Seu público está ali pois quer. Não fique pedindo todos os dias que as pessoas curtam, compartilhem e comentem na suas publicações. Isso passa desespero, parecendo que ninguém lê o que você publica e desvaloriza quem faz isso de forma espontânea. Afinal, parece que o comentário de tal não é “o suficiente”.

  2. Use call to actions!

    Uma coisa é pedir em excesso a atenção das pessoas, outra é ignorar que você tem leitores que podem comentar. Indague os seus leitores, peça a opinião deles em publicações, use os “call to actions“, busque iniciar uma conversa com eles.

  3. Se a pessoa pergunta ou comenta você deve responder;

    Já falamos dessa regra de ouro aqui. Mas não custa lembrar que você deve sempre sempre responder as pessoas que cometam. Mesmo que seja uma crítica, que por sinal devem ser bem vindas, ou até algo sem sentido. Não responder, especialmente aos comentários negativos passa uma certa imaturidade, de quem não lida com críticas. Por isso responda e seja sempre cordial. Isso faz com que encontre a sua fanpage tenha uma boa impressão sua.

  4. Esteja atento às mensagens inbox;

    Isso vale para todos os tipos de inbox. É chato a pessoa te procurar e você ignorar. Muitas vezes são elogios ou até mesmo dúvidas ou críticas construtivas que a pessoa tem a dizer e que muitas vezes ela não quer se ou te expor. No caso das inbox do Facebook é preciso ter um cuidado um pouco maior até, visto há um aviso de média de tempo que demora de retorno em tal.

  5.  Retribua a interação!

    Respondeu os comentários, não ignorou as inbox, usou call to action e não mendigou likes? Ótimo! Agora retribua a interação do seu público. Pode ser desde fazer sorteios ou escolher “leitores da semana” – aqueles que mais interagiram e agradecer na fanpage, enfim qualquer coisa contanto que você retribua a interação. Além de claro ser uma forma de mostrar que as pessoas curtem o seu trabalho,  é uma oportunidade de mostrar para que lhe segue que você os valoriza. Isso faz com que você acabe por aos poucos fidelizando a sua audiência.


Curtiram as dicas? Tem alguma para compartilhar com a gente?


Ei escritor, escrevi um livro sobre o Facebook! Isso mesmo! Além de um livro sobre planejamento de carreira, o “Planejando a Sua Carreira de Escritor“, tem agora oFacebook para Escritores“. Quer saber mais? Você pode comprar ele aqui ou alugar no Kindle Unlimited. 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *